Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

18
581
Fachada da Escola Preparatória de Cadetes do exército, em Campinas

A visita à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) foi um passeio bastante curioso que decidimos fazer em Campinas, afinal, o que teria para se conhecer em uma academia que é responsável pela formação de oficiais do Exército? Pois é, descobrimos que muita coisa!

A ideia surgiu quando montava um roteiro para curtir a cidade no final de semana e descobri que era uma das atrações locais que poderia ser visitada. Ao ver as fotos, logo de cara me encantei com a linda e imponente construção, ornamentada por jardins bem cuidados.

A post shared by Familia Viagem (@familiaviagem) on

Escola Preparatória de Cadetes do Exército

E de fato o prédio principal da Escola Preparatória de Cadetes do Exército por si só já vale a visita. Em estilo colonial espanhol, trata-se de uma imponente e deslumbrante edificação, com grande valor histórico, tanto que foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas.

Situada na área da centenária Fazenda Chapadão, a academia foi projetada para ser o novo endereço da unidade da escola que funcionava na capital. A construção começou em 1944, mas a transferência só ocorreu em 1959.

O tom rosa das paredes foi escolhido em uma referência às antigas moradias dessa região onde a escola foi construída, que eram casas revestidas por uma massa obtida da mistura de cal, pó de ostras queimadas, óleo de baleia, sangue de boi e terra, processo que dá origem a uma pintura com essa coloração.

Fachada da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas
Fachada da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

No prédio chama a atenção a Torre Duque de Caxias, erguida em homenagem ao patrono do Exército Brasileiro e como um símbolo para inspirar a juventude militar em formação.

O tour é gratuito, dispensa agendamento e pode ser feito todos os dias das 9h às 17h30 (inclusive finais de semana).

Conhecendo a EsPCEx

Fomos em um sábado e chegamos relativamente cedo, acho que um pouco antes das 11 horas. Na frente havia muitas vagas para estacionar. Fomos até a guarita que há na entrada e informamos a intenção de visitar as instalações. Pediram nossos documentos e nos deixaram entrar, indicando um local um pouco mais adiante para encontrar um cadete que seria nosso guia. Simples assim.

Entrada da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas
Chegando na EsPCEx
Entrada da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas
Entrada da Escola

O jovem cadete foi muito solícito em esclarecer nossas dúvidas e nos levou em vários ambientes, passando pelos longos corredores que dão acesso aos alojamentos, salas de aula e laboratórios. Nessa caminhada ele foi nos apresentando os símbolos da escola, os uniformes, o hino e o código de honra e também nos contou um pouco de como é a rotina de estudos e treinamentos durante o ano. Passamos ainda pelo pátio onde ficam as placas representativas de todas a turmas que já se formaram lá.

Fachada da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas
Pátio na EsPCEx

>> clique em qualquer imagem para ver em tamanho maior <<

Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

Azar e sorte

Um dos destaques entre os ambientes é o salão nobre, que infelizmente não foi possível conhecer, pois estava acontecendo uma solenidade no momento. É lá que fica o famoso lustre que foi transferido do Teatro Municipal Carlos Gomes, que foi demolido na década de 60.

Se por um lado esse evento foi um “azar”, por outro tivemos a “sorte” de conhecer o simpático coronel Luiz Pavan Cappellano, que cruzou o nosso caminho. Ele é o chefe da sessão de patrimônio histórico e ao nos ver fazendo o tour se ofereceu para nos mostrar o museu da entidade. Sim, aí fica uma dica: há este espaço de preservação da história da escola, mas que só pode ser visitado em algumas datas específicas e sob agendamento. Vale a pena se informar, afinal o acervo é bem legal.

Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas
Coronel Luiz Pavan Cappellano, chefe da sessão de patrimônio histórico da Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas Museu da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas

Mais informações

Não há restrição de idade, aliás o tratamento que dispensaram à Mariana foi muito afetuoso!

Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas
Pode levar criança? Claro que pode!

Sobre vestimentas, vale o bom senso, né? Nada de chinelos e roupas muito decotadas. Para os homens é bom evitar bermudas ou regatas.

Uma curiosidade: A Escola de Cadetes do Exército é considerada uma das 7 Maravilhas de Campinas. As outras seis são: Estação Cultura, Catedral Metropolitana, Parque Portugal (Taquaral), prédio do Jockey Clube, Mercado Municipal e Torre do Castelo. Essa seleção foi feita por meio de um concurso promovido pelo jornal Correio Popular em 2007. Quer saber mais? Recomendo ler o post sobre as 7 maravilhas de Campinas no blog Tá Indo pra Onde?.

Site oficial: Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Telefones: (19) 3744-2042 ou 3744-2014

Horários: O tour pode ser feito todos os dias das 9h às 17h30 (inclusive finais de semana) e não precisa agendar. Gratuito.

Endereço: Av. Papa Pio XII, 350

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Curtiu essa dica? Então dê um Pin!

Sabia que dá pra visitar gratuitamente as instalações da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas? Confira todas as informações no nosso post.

Onde ficar em Campinas

Se quer indicação de hotéis na região pra aproveitar o final de semana, dê uma olhadinha no review que fizemos do Ramada Hotel Aeroporto Viracopos:

>> Nossa estadia no Ramada Hotel Aeroporto Viracopos, em Campinas

Para encontrar os melhores preços nos hotéis da região, use o nosso parceiro:



Booking.com

Este post contém links para afiliados e/ou parceiros comerciais. Caso você adquira algo dos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e de estar adquirindo um serviço ou produto de qualidade e de quebra, ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉

18 Comentários

    • Pois foi a beleza do prédio que me levou a fazer o passeio Fernanda. Lindo demais… E a surpresa foi descobrir um passeio tão interessante. E achei muito legal seu post. Só visitei alguns dos lugares que cita lá, preciso voltar para conhecer os outros…

  1. Olha só que coisa… nunca que eu ia pensar em visitar uma escola preparatória do exército… Mas a arquitetura colonial e as curiosidades fazem a visita valer a pena, né? Campinas tem muito a oferecer, preciso explorar mais…

    • Pois é Gabi, nem eu pensava em visitar um lugar destes… Fui pelas fotos que vi, mais pela arquitetura. Mas achei muito legal conhecer a rotina deles e a parte histórica. Um passeio cultural também! E foram tão simpáticos…

    • Um prédio lindo e um lugar tão agradável Diego… E a visita guiada é bem interessante, muita informação histórica e curiosidades do treinamento deles. Adoramos o passeio!

  2. Que passeio diferente! Eu desconhecia esta escola – ainda mais como uma atração turística! hehe
    Bacana, obrigada por compartilhar 🙂
    PS: que aflição desta tinta à base de ostras queimadas, óleo de baleia e sangue de boi! 😛

    • Pois é Laura… Às vezes os melhores passeios são em lugares inusitados! E a origem da tinta pode ser estranha, mas o resultado é lindo!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!