Conheça São Paulo pedalando – Roteiro Centro Novo

Passeio de bicicleta gratuito pelos principais pontos turísticos do Centro Novo da cidade

60
3558
Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo

Para quem ainda não viu nossa série sobre o tema, o Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito em São Paulo. Monitorado e com o auxílio de um aparelho de áudio para a apresentação de informações e curiosidades sobre os pontos turísticos visitados. Não precisa ter bicicleta e nem acessórios. A organização fornece todo o equipamento necessário e ainda tem a opção de bicicleta especial pra quem vai com criança. Perfeito, né?

Nós já fizemos o “test drive” de 6 roteiros de bike pela cidade e compartilhamos as nossas experiências anteriores aqui no blog:

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

Passeio de bicicleta em Sampa

O chamado Centro Novo na verdade é bem antigo. Corresponde ao trecho central da cidade que vai do Vale do Anhangabaú até a região do Parque da Luz, mas que ficou conhecido desta forma por ser uma extensão do chamado Centro Velho, a clássica região que compreende o Pateo do Collegio, a Praça da Sé, o Viaduto do Chá, o Mosteiro de São Bento e o Largo São Francisco.

Bóra pedalar? Escolhemos o primeiro horário, às 9h da manhã. O ponto de encontro foi no Largo do Paissandu, em frente ao prédio da Trackers (Rua Dom José de Barros, 337, esquina com a Av. São João). Um dia lindo e ensolarado!

Turma reunida, partimos para a primeira parada, na Praça das Artes, um complexo cultural que promove eventos como apresentações musicais e de dança, exposições e peças teatrais, entre outros.

>> Leia: Conheça o complexo cultural Praça das Artes

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

Ali pertinho, nosso segundo atrativo: o Theatro Municipal, um dos mais belos e importantes da cidade, uma verdadeira joia arquitetônica e histórica de São Paulo. Inaugurado em 1911, a luxuosa construção é uma das obras de Ramos de Azevedo e foi inspirada na Ópera de Paris.

>> Falamos sobre ele em: O majestoso Theatro Municipal de São Paulo

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

Mais umas pedaladas e avistamos a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior do país (superada apenas pela Biblioteca Nacional). Inaugurado em 1942, o novo edifício foi projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon e é considerado um marco da arquitetura moderna paulistana.

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

O próximo ponto de parada é a esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, de onde avistamos dois clássicos edifícios. Um deles é o Copan, projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e uma das maiores estruturas de concreto armado do país. Inaugurado em 1954, está dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas.

>> Confira: Mirantes de Sampa: uma visita ao topo do gigantesco Edifício Copan

O outro é o Edifício Itália, construído em 1956 e que por muito tempo foi o maior edifício da cidade, com 44 andares. Ganhou fama por seu terraço, um concorrido mirante que oferece uma impressionante visão de 360° da cidade. Ocupado em sua maior parte por escritórios, abriga em seus três primeiros andares a associação Circolo Italiano, nome oficial do prédio.

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

Ali do lado fica a Praça da República, lar de grandes manifestações políticas que mudaram a história do país e que abriga o antigo edifício da Escola Normal Caetano de Campos, onde estudaram importantes personalidades e hoje funciona como sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Lá também funciona uma famosa feirinha de artesanato aos domingos.

O passeio continua pelo Largo do Arouche, caracterizado pelo clima romântico que traz à cidade com suas floriculturas, edifícios de sacada e porta-balcão e restaurantes tradicionais. Chamado anteriormente de Largo de Ouvidor (em homenagem à independência do Brasil), teve seu nome substituído por Largo da Artilharia, Praça Alexandre Herculano e finalmente a atual nomenclatura, inspirada no marechal José Arouche de Toledo Rendon (primeiro diretor da Faculdade de Direito de São Paulo e do Jardim Botânico).

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

A parada seguinte é na Praça Princesa Isabel, que abriga o monumento em homenagem a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Trata-se da maior escultura equestre do mundo, obra de Victor Brecheret em bronze patinado. O cavalo tem cerca de 11 metros de comprimento (tamanho equivalente a um ônibus) e alcança uma altura de quase 50 metros, erguido sobre um pedestal de granito, com trabalhos ornamentais que destacam diversos momentos da vida do militar.

Curiosidade: a escultura foi produzida no Liceu de Artes e Ofícios e só então levada à praça. Ainda na oficina, serviu de cenário para um almoço, que abrigou 50 convidados dentro da barriga do cavalo!

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

 

Seguimos então para a histórica estação ferroviária Júlio Prestes, projetada pelos arquitetos Cristiano Stockler das Neves e Samuel das Neves em 1925 e concluída treze anos depois. Ainda em operação, tem seu nome como uma homenagem ao ex-presidente do Brasil Júlio Prestes de Albuquerque.

Adjacente à estação está o prédio da Estação São Paulo, na esquina das ruas Mauá e General Couto Magalhães. Parte da Estrada de Ferro Sorocabana, o local foi a principal via transportadora de produtos da indústria cafeeira, provenientes do Oeste Paulista e do Norte do Paraná. A atual construção foi inspirada nos luxuosos terminais nova-iorquinos Grand Central e Pennsylvania, nos Estados Unidos. Após uma grande transformação, o edifício foi adaptado para abrigar a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do País, famosa pela alta qualidade de sua acústica.

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

Continuamos pedalando até a Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias da cidade de São Paulo, também em operação. Seu projeto foi feito pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver e atualmente é interligada a uma linha de metrô. A estação já abrigou o famoso Museu da Língua Portuguesa, que infelizmente está desativado depois de ser destruído por um incêndio.

Em frente fica a Pinacoteca do Estado, primeiro museu de artes de São Paulo e um dos mais importantes do Brasil, que abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase dez mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos XIX e XX. Está instalada em um edifício projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em meio ao lindo Jardim da Luz.

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

 

Voltamos enfim para o ponto de partida, no Largo do Paissandu, onde fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e as galerias do Rock e Olido.

Galeria do Rock: reunindo várias tribos em Sampa

Centro de Memória do Circo, na Galeria Olido

Apesar da ciclovia não ser das melhores e o trajeto passar por áreas bem degradadas da cidade, o passeio é bem tranquilo e seguro e nos brinda com importantes monumentos, edifícios históricos e espaços culturais. É tranquilo de fazer com as crianças porque tem bicicletas equipadas com cadeirinhas próprias.

Passeio de bicicleta gratuito por São Paulo - Bike Tour SP

Economize na sua viagem, aproveitando as ofertas dos nossos parceiros!

Reserve seu hotel ou hostel em São Paulo pelo Booking.com. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo.
Sinta-se em casa em São Paulo, reservando sua hospedagem pelo Airbnb. Aluguel de temporada com conforto e segurança. Utilizando o nosso link, ao se cadastrar e fazer sua primeira reserva, você ganha um crédito para sua próxima viagem.
Utilize o UBER pra se deslocar por São Paulo com segurança, rapidez e atendimento de qualidade. Utilizando o nosso link, após se cadastrar e completar a sua primeira viagem você receberá um credito para utilizar na sua próxima viagem.

Fazendo sua reserva pelos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉

Dê um PIN e guarde esse post!

O Bike Tour SP é um projeto que promove vários roteiros de passeios culturais de bicicleta, todos gratuitos, pela cidade de São Paulo.

Roteiro Centro Novo

  • Largo do Paissandu
  • Praça das Artes
  • Teatro Municipal
  • Biblioteca Municipal Mário de Andrade
  • Edifício Copan
  • Edifício Itália
  • Praça da República
  • Largo do Arouche
  • Praça Princesa Isabel
  • Estação Júlio Prestes e Sala São Paulo
  • Estação da Luz
  • Pinacoteca do Estado
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Santa Efigênia
  • Largo do Paissandu

Pedalando por São Paulo com o Bike Tour SP

Serviço

Bike Tour SP: Rota Centro Novo

Quando: aos sábados, com saídas às 9h, 11h, 13h e 15h. Obrigatório fazer inscrição antecipada.

Explicamos certinho como se inscrever e todos os roteiros em Conheça São Paulo pedalando com o Bike Tour SP.

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Não esqueça de seguir o Família Viagem nas redes sociais:

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | PINTEREST | SNAPCHAT

60 Comentários

    • É uma forma bem legal sim Luciana. E há dois roteiros pela região!!! Meu conselho é fazer logo cedo… Além de mais tranquilo, depois você pode voltar nos atrativos que quiser conhecer melhor…

    • Que legal Gabi! Um roteiro temático de arte com bike deve ser bem interessante… Que tal colocar esses do Bike Tour SP na sua agenda. Vale mesmo a pena!

    • Olha, esse tour é bem tranquilo, não precisa ser um biker, não basta o mínimo… E a rota da Paulista é bem inclusiva, há opções para quem não sabe pedalar e deficientes também!

  1. Que demais saber que ter um tour assim de bike em SP e gratuito! Confesso que só de pensar andarde bike em Sp já me dá um desanimo,mas assim em grupo e com um tour tão bacana acho que me arriscaria sim. adorei 🙂

    • Desanima não, andar de bike por aqui é bem legal! E assim em grupo é bem divertido e seguro. E como disse, “di grátis” então… Venha conferir!

    • Eu demorei para descobrir também Lorraine. Tem muita coisa boa e gratuita (ou barata) para se fazer em Sampa! Esse projeto é show, deveria experimentar!

    • Mas é bem tranquilo fazer assim em grupo… Fiz todas as rotas e não fiquei apreensiva em nenhum momento. Mesmo levanto a pequena junto. Só evitei levar a máquina fotográfica mais potente. Usamos uma pequena baratinha e em alguns passeios a GoPro também…

    • Pois é Ju, opções temos de montão. Só é preciso se informar e ir atrás. E o melhor é que há muito o que fazer de graça ou gastando pouco…

    • Léo ainda falta muito para Sampa virar um paraíso para os ciclistas, mas já avançamos muito. E o legal dessas iniciativas é que elas contribuem para essas melhorias. Muito bom descobrir a cidade pedalando! Venha experimentar!!!

  2. Uauuu que passeio maravilhoso. Conhecer a cidade pedalando deve ser uma experiência incrível. Já fiquei aqui morrendo de vontade de ir a SP e conhecer todos estes lugares do roteiro de bike. E olha que eu moro pertinho e acredita que não conheço nada da cidade da garoa.

    • Então venha conhecer Sampa Josiane! Há muitos problemas e defeitos na cidade, mas ela tem também muitos encantos…E de bike é bem divertido!

    • Olha Gisele, deveria pensar seriamente. Andar de bicicleta não é difícil e depois que aprendemos torna se algo tão divertido… Tem meu apoio!

    • Também achei louca a história Carla, mas é real! Olhando lá de baixo a gente vê que é grande, mas não parece tanto! Fico só imaginando que divertido deve ter sido o jantar…

  3. Muito legal saber que existem esses tours. Trabalhei anos no centro velho de SP, na década de 90, e adorava observar a arquitetura dos prédios, as praças, os monumetos. Voltei recentemente ao centro e fiquei horrorizada com o abandono da Av. São João, prédios tomados, pixações… A última vez em que fui à Sala São Paulo levei um susto com a quantidade de moradores de rua! Parecia cenário de filme de zumbi, uma tristeza ver tantas pessoas nessa situação, mas também ver a cidade abandonada e seus moradores sem coragem de pisar nos pontos históricos. Acho essa iniciativa de bike tour excelente, pois em grupo a sensação de segurança é maior.
    Você não falou do áudio, fiquei curiosa para saber se as informações são legais…

    • Márcia, realmente dá pena de ver a situação do Centrão… Eu cresci lá e tenho lindas lembranças. Mas não desisto dele não. Continuo frequentando, pois tem muita coisa boa, não só na arquitetura, mas espaços culturais também. Então concordo com você que essa iniciativa do Bike Tour facilita as coisas… Você vai em grupo, o que é mais seguro e ainda pode trocar experiências com outras pessoas. é muito legal! E o audio é legal sim. Muita coisa interessante e não fica só no banal, não. Mesmo eu que me acho tão conhecedora da história da cidade acabo descobrindo coisas novas, como o lance do jantar no cavalo da praça Princesa Isabel. Vale a pena!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!