O que fazer em San Antonio: nosso roteiro

Desbravando o Texas - Parte 2: San Antonio

45
318
O que fazer em San Antonio, no Texas

Continuando os relatos de nossa pequena road trip pelo Texas, compartilho aqui a nossa experiência sobre o que fazer em San Antonio em um roteiro de 6 dias. Minha escolha pela cidade em nossas andanças se deu por dois motivos principais: sua importância histórica e a curiosidade de conhecer os parques do grupo SeaWorld na região.

Então deixamos o conforto de nossa base na fofa cidade de Allen e em uma quarta-feira logo pela manhã pegamos a estrada em direção ao “Berço do Texas”, onde eu, Ricardo e Mariana passaríamos os primeiros dias e a outra parte da família (os Hara e nossa matriarca) viria nos encontrar mais para o final da semana.

O que fazer em San Antonio: roteiro de 6 dias

Dia 1: A estrada, museus curiosos e o delicioso Hemisfair Park

A viagem de Allen a San Antonio é longa. São cerca de 480 quilômetros e um estimativa de 4h30min sem paradas. Mas é claro que em ritmo de férias percorremos o trecho sem pressa, curtindo a paisagem e fazendo uma providencial paradinha para almoçar.

Viajando de carro pelos Estados Unidos? Leia: Como abastecer o carro nos Estados Unidos – passo a passo

Chegamos na cidade no meio da tarde e a primeira coisa que fizemos foi nos alojar.

Sobre o hotel, pouco a falar. Ficamos no La Quinta Inn San Antonio Market Square. Gostamos muito desta rede pois é bem econômica, sem luxos e proporciona o básico em conforto e segurança. E em geral oferecem estacionamento, café da manhã e wi-fi gratuitos. Mas neste caso a satisfação não foi garantida. A única vantagem que vimos foi a localização. Excelente! Grudadinho no centro e em frente ao charmoso El Mercado. Mas está mal conservado e o atendimento foi péssimo! Deveria ter desconfiado, pois hospedar-se na região é caro e estacionamento gratuito quase impossível. O barato saiu caro. Não recomendo! Procure outro hotel.

Apesar da decepção inicial, não desanimamos e já saímos para os passeios, afinal uma linda cidade nos esperava. E linda mesmo! Nosso primeiro contato foi com o famoso River Walk, charmoso caminho que se pode percorrer a pé, em barcos ou mesmo de bicicleta pelas margens do rio San Antonio, que é referência em boa parte da cidade. Este trechinho central então é bem lindinho. Reúne alguns dos principais atrativos e vários restaurantes, lojas e hotéis.

O que fazer em San Antonio, no Texas

Depois desse “reconhecimento” da área, percebemos que em um final de tarde só seria possível escolher uma atração, então fomos logo ao centenário edifício do Buckhorn Saloon & Museum, que abriga um café/restaurante e dois curiosos museus. Um passeio que dá para fazer em pouco mais de uma hora.

Buckhorn Saloon - O que fazer em San Antonio, no Texas

Primeiro vou falar do que achei mais interessante que é o Texas Ranger Museum. Trata-se de um espaço que reúne uma rica coleção de artefatos, documentos e relíquias sobre estes clássicos personagens da história texana, que podem ser considerados os primeiros patrulheiros armados da região. Lá há ainda um espaço que reproduz a cidade no início do século XX e uma saleta dedicada a Bonnie & Clyde (sim, o famoso casal fora da lei imortalizado no cinema pelo filme de Arthur Penn).

Texas Ranger Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas Texas Ranger Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas

O outro é o Buckhorn Museum, uma atração dedicada ao tema da vida selvagem de diversas partes do mundo, cheio de animais empalhados e uma vasta coleção de chifres e galhadas. Há ainda alguns trabalhos artesanais feitos com partes de cobras do tipo cascavel. Deve agradar ao pessoal que curte caça, mas achamos “exótico” demais para o nosso gosto…

Buckhorn Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas

De lá seguimos para o Hemisfair Park, o grande “achado” do dia. É uma grande área pública que conta com uma praça cheia de brinquedões para crianças e diversão para adultos também, como mesinhas para jogar xadrez, ping pong, pebolim… E muitas cadeiras e banquinhos confortáveis para descansar. O visual é moderno e lindo. Boa infraestrutura de banheiros. Lá acontecem eventos culturais e esportivos em alguns dias e horários, mas não pegamos nenhum naquele fim de tarde. Um lugar para passar um bom tempo, sem pressa.

Hemisfair Park - O que fazer em San Antonio, no Texas Hemisfair Park - O que fazer em San Antonio, no Texas Hemisfair Park - O que fazer em San Antonio, no Texas

Dali se tem uma boa visão da Torre das Américas, um mirante famoso na cidade, que até 1996 foi a mais alta torre de observação dos Estados Unidos (229 metros). Acabamos não visitando porque a Mariana estava encharcada depois de tanto brincar na “zona molhada” do parquinho. Caminhamos então de volta para o hotel, já de noite.

Hemisfair Park - O que fazer em San Antonio, no Texas Hemisfair Park - O que fazer em San Antonio, no Texas Hemisfair Park - O que fazer em San Antonio, no Texas

Cansados, mas ainda animados, decidimos jantar no El Mercado, complexo de lojas e restaurantes que ficava ali mesmo na frente do hotel. Boa pedida! O restaurante que escolhemos, Mi Tierra, serve uma comida gostosa, com bom preço e atendimento simpático. A decoração é do tipo “espalhafatosa”, carregada nas cores e adereços.

Mi Tierra - O que fazer em San Antonio, no Texas Mi Tierra - O que fazer em San Antonio, no Texas

Dia 2: Dia que “rendeu”. E com muitas surpresas…

Acordamos cedinho e saímos caminhando em direção ao centro/River Walk, afinal havia muito o que fazer em San Antonio. No caminho fomos reconhecendo edificações históricas como o tribunal de justiça e a prefeitura até chegar na Main Plaza, onde fica a bela Catedral de San Fernando. A igreja é muito bonita e está bem conservada. Independentemente de qualquer fé, vale a visita pela arquitetura e pelo valor histórico. É um ótimo horário para se caminhar por lá, tudo tranquilo e vazio.

San Antonio Courthouse - O que fazer em San Antonio, no Texas San Fernando Cathedral - O que fazer em San Antonio, no Texas San Fernando Cathedral - O que fazer em San Antonio, no Texas

De lá fomos ao Briscoe Western Art Museum, a grande surpresa do dia. Estava curiosa para conhecer, parecia ter uma coleção interessante. Mas foi além de minhas expectativas. O prédio é charmoso, o que já vale uma visitinha. O acervo de arte do oeste americano é enorme, diversificado e tem muita coisa linda! E que organização e atendimento. Nota dez. Há também exposições temporárias e um lindo jardim com esculturas (este de acesso gratuito). Programa para fazer com calma, nós ficamos por lá cerca de duas horas.

Briscoe Western Art Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas

Briscoe Western Art Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas Briscoe Western Art Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas Briscoe Western Art Museum - O que fazer em San Antonio, no Texas

Fomos até o The Alamo, mas literalmente demos meia volta. Lotado! Optamos por voltar no dia seguinte logo cedo. Almoçamos ali pertinho em um restaurante gostosinho, o Pat O’ Brien’s. Carinha de pub e comida típica de New Orleans. No almoço é bem tranquilo, com preços promocionais em vários pratos. À noite parece bem movimentado, sobretudo o bar. Curiosa para voltar neste horário. Sentamos no pátio aberto, que tem uma linda fonte. Comida bem apimentada (eu amo, Ricardo sofreu um pouco, hahaha). Mariana foi de menu kids. Atendimento simpático e preço bom. Recomendo!

The Alamo - O que fazer em San Antonio, no Texas

Pat O’ Brien’s - O que fazer em San Antonio, no Texas Pat O’ Brien’s - O que fazer em San Antonio, no Texas

Voltamos para o hotel para pegar o carro e visitar o DoSeum, um museu voltado para as crianças e que fica a poucos minutos da região central. É bem legal, e o melhor é que os pais podem se divertir junto com as crianças. Há atrações para todas as idades, dos menorzinhos até uns 12 anos eu acho. Nem preciso dizer que a Mariana amou! Chegamos lá no início da tarde e só saímos quando fechou.

The DoSeum - O que fazer em San Antonio, no Texas The DoSeum - O que fazer em San Antonio, no Texas The DoSeum - O que fazer em San Antonio, no Texas The DoSeum - O que fazer em San Antonio, no Texas The DoSeum - O que fazer em San Antonio, no Texas

E como a turma ainda estava com pique, atravessamos a rua para curtir o fim de tarde em um parquinho público (em toda cidade texana parece haver vários). Delícia… e descobrimos que era do tipo histórico: Lion´s Field, de 1925 (lógico que atualmente modernizado). Foi o primeiro playground público da região, ligado ao Lion´s Club.

Lion's Field - O que fazer em San Antonio, no Texas Lion's Field - O que fazer em San Antonio, no Texas

Na volta para o hotel paramos no caminho para conhecer a famosa área de The Pearl. É uma antiga cervejaria que foi restaurada e hoje abriga um luxuoso complexo gastronômico, lojas e até um hotel. Vale a visita e deve ser bem legal jantar por ali. Mas não estava no nosso orçamento no dia, hahaha. A refeição da noite foi em um Denny’s mesmo (rede que adoramos). Mas a unidade no centro de San Antonio não é das melhores… Depois de um dia tão puxado e produtivo, voltar para hotel para esperar os Hara, que chegariam à noite, e descansar.

The Pearl - O que fazer em San Antonio, no Texas The Pearl - O que fazer em San Antonio, no Texas The Pearl - O que fazer em San Antonio, no Texas

Dia 3: Alamo, Museu de Arte e tarde em família

Este seria o primeiro dia “em família”, mas só eu e o Ricardo conseguimos cair da cama cedinho. Então aproveitamos para conhecer o famoso The Alamo sem muita muvuca. É o principal atrativo da cidade, uma antiga missão espanhola que ainda tem preservada parte da estrutura original, como a igreja. Palco de uma das mais famosas batalhas na formação do Estado Texano.

The Alamo - O que fazer em San Antonio, no Texas

Grande ideia! Chegamos antes de abrir e pudemos curtir o lugar com calma. Um dos melhores passeios. A riqueza histórica e boa organização do lugar são impressionantes. Há um museu e muitas apresentações, de vídeos ou guias locais. Visitação gratuita. Reserve pelo menos uma hora, nós ficamos até mais.

The Alamo - O que fazer em San Antonio, no Texas The Alamo - O que fazer em San Antonio, no Texas

Voltamos para o hotel para encontrar o pessoal. Vovó, titia e as meninas estavam matando saudades em um parquinho local, então deixamos que curtissem esse momento e novamente o passeio foi “em casal” para o Museu de Arte da cidade. Fica perto do Centro, na área mais ao norte do River Walk. Para agilizar fomos de carro.

O San Antonio Museum of Art é enorme e tem um acervo impressionante. O prédio é lindo e imponente e divide-se em dois blocos de quatro andares cada. É bem divido em sessões temáticas/regionais como Egito, Grécia, Roma, Índia, Sudeste Asiático, Japão, China, Islã, Europa, América Latina, Estados Unidos, arte colonial, arte pré-colombiana, arte contemporânea e muitas outras. Como estávamos só os dois, foi possível conferir tudo em umas duas horas. Mas havia uma grande área fechada (Europa). Aconselho seriamente reservar metade de um dia só para ele.

San Antonio Museum of Art - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Museum of Art - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Museum of Art - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Museum of Art - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Museum of Art - O que fazer em San Antonio, no Texas

O almoço foi em família. Voltamos ao Mi Tierra, lá mesmo na El Mercado. Depois finalmente começamos a excursão com toda a turma pela cidade. Uma rápida passadinha pelo Alamo e pela Main Plaza/Catedral de San Fernando e de lá pegamos o passeio de barco pelo River Walk. É bem “turístico”, mas daquele tipo obrigatório. O final da tarde é um bom horário, pois não está muito concorrido ainda. À noite as filas podem ser grandes. No passeio os guias dão algumas informações sobre a região e contam curiosidades. Divertido e gostosinho. Nesta noite o programa das crianças e da vovó foi descansar e os quatro adultos deram uma passadinha no bar mexicano para uns drinques antes de dormir…

River Walk - O que fazer em San Antonio, no Texas River Walk - O que fazer em San Antonio, no Texas River Walk - O que fazer em San Antonio, no TexasVeja a transmissão que fizemos ao vivo via Facebook do passeio:

Dia 4: Enfim, o SeaWorld

Não é preciso dizer que para os Orlandomaníacos aqui uma das maiores expectativas era conhecer o SeaWorld de San Antonio. Sem contar que era o passeio mais família da programação. E foi! Diversão para todos. O parque é bem menor que o da Flórida e tem menos atrações, mas mesmo assim vale muito a visita.

SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas

Muitas coisas são parecidas. Áreas dedicadas a várias espécies animais como golfinhos, belugas, leões marinhos, pinguins e flamingos. Apresentações em estádios, com destaque para show das baleias orcas e das focas. Duas atrações “molhadas” e duas grandes montanhas-russas (em breve haverá uma terceira, que infelizmente não havia inaugurado ainda em nossa visita). E o que a turminha mais amou, a área infantil, inspirada nos personagens da Vila Sésamo. É bem grande e molhada, com bastante espaço para os papais e mamães descansarem enquanto ficam de olho na galerinha.

SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas

Diferentemente do parque de Orlando, este não funciona o ano inteiro (fecha no inverno) e em boa parte do ano só opera nos fins de semana, feriados e algumas quintas e sextas-feiras. Fomos no início da temporada, começo de primavera. Era um sábado e estava bem tranquilo, com poucas filas. Nem é preciso dizer que é passeio para o dia todo…

Dia 5: Dia molhado no Aquatica

Onde tem SeaWorld, tem Aquatica! Sim visitamos também o parque aquático do grupo e amamos! Infelizmente os Haras tiveram que voltar para Allen mais cedo e não puderam ir conosco…

O dia não estava muito promissor. O domingão amanheceu nubladinho e frio. Então o que iríamos fazer em um lugar cheio de piscinas e escorregadores? Loucura… Mas era a única chance naquela viagem, pois só teríamos mais dois dias na cidade e na segunda o parque estaria fechado. Então munidos de coragem, enfrentamos a água fria e curtimos muito. Não foi tão difícil assim… E no período da tarde houve vários momentos de sol e calor. Tempinho doido!

Aquatica SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas Aquatica SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas Aquatica SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas

Novamente fazendo uma comparação, o parque de San Antonio nos pareceu menor que o de Orlando, mas surpreendentemente nos agradou mais. Pode ter sido por estar bem tranquilo e vazio e nos oferecer um dia relax em meio a uma viagem tão intensa. Mas na verdade achamos também que havia muitas atrações, a área infantil era muito boa e de bônus há um aviário encantador.

Aquatica SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas Aquatica SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas Aquatica SeaWorld - O que fazer em San Antonio, no Texas

Como chegamos cedinho, a ideia era passar apenas metade do dia e talvez voltar ao SeaWorld (que fica ao lado) para completar o dia. Mas curtimos tanto que adivinhem… Fechamos o parque!

Dia 6: Despedida com uma “maratona” pelo San Antonio Missions National Historical Park

Além do Alamo, San Antonio foi o lar de outras quatro famosas missões, que ainda têm suas ruínas e igrejas preservadas em um parque nacional: San Antonio Missions National Historical Park. Esse era o passeio que mais queria fazer e fiquei com medo de deixar para o final, afinal poderia haver algum imprevisto ou mesmo um dia ser insuficiente para tantos atrativos.

San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas

E realmente é muito corrido! Há muito para ver e apesar de próximas, o deslocamento entre elas leva algum tempo. Algumas pessoas percorrem as distâncias em transporte público, compram tours em agências, fazem de bike (deve ser o máximo!) ou mesmo encaram a pé. Nós optamos por ir de carro, o que facilitou muito.

San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas

Também começamos cedinho, chegamos na primeira alguns minutos antes da abertura. Então, mesmo com os imprevistos (na metade do dia uma forte chuva desabou), conseguimos conhecer as quatro com calma e aproveitando muito. São elas: Concepción, San José (a maior e onde fica o centro de visitantes), San Juan e Espada.

San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas

San Antonio Missions National Historical Park - O que fazer em San Antonio, no Texas

A visitação é gratuita e em todas há guias impressos, bem completos e com muita informação. Na de San José há funcionários do parque (rangers) que oferecem tours gratuitos. Nas outras também é possível encontrar alguns voluntários para receber mais informações, mas acho que não é garantido. Encontramos alguns na de Concepción, mas não nas outras duas. Uma coisa interessante é que há uma espécie de áudio-guia que funciona por telefone (em inglês e espanhol). Passeio Imperdível!

Quando ir para San Antonio

Visitamos a cidade no início da primavera, uma estação com clima agradável e de quebra deixando a cidade linda com o desabrochar das flores. Achamos as atrações bem tranquilas, pois grande parte visitamos em dias da semana.

Onde ficar em San Antonio

Não gostamos do hotel onde ficamos. Não recomendamos.

Você pode conferir alguns dos hotéis testados pela Luciana Misura do blog Aprendiz de Viajante

E vale a pena conferir os hotéis em San Antonio no nosso parceiro Booking.com. Reservando pelo nosso link você obtém o melhor preço para sua estadia e ainda ajuda o nosso blog a se manter. receberemos uma comissão pela indicação, mas fique tranquilo que você não paga nada a mais por isso.

O que fazer em San Antonio, no Texas

O que fazer em San Antonio – indo além

A primeira coisa que percebemos é que o prazo que parecia ser adequado para conhecer pelo menos o básico se mostrou insuficiente. Há muito o que fazer em San Antonio e a cidade oferece tanta coisa que certamente merece outras visitas.

Pensando nisso já comecei a preparar minha wishlist “o que fazer em San Antonio” para a próxima viagem:

  • Tower of the Americas
  • Institute of Texan Cultures
  • San Antonio Zoo
  • The Witte Museum
  • San Antonio Botanical Gardens
  • McNay Art Museum
  • Six Flags Fiesta Texas
  • Morgan´s Wonderland
  • Natural Bridge Caverns
  • Battle for Texas
  • Guinness World Records Museum
  • Ripley´s Believe it or not! and Louis Toussaud´s Waxworks
  • Ultimate Mirror waze
  • Percorrer a trilha das missões de bicicleta
  • The Saga: espetáculo de projeções na catedral de San Fernando (foi suspenso na época de nossa visita por ser no período da Páscoa)

E San Antonio é tão surpreendente que dá até pra fazer um Safári! A turma do Ases a Bordo visitaram o Natural Bridge Wildlife Ranch. Confira o video deles:

Aqui dei apenas uma apresentação de cada um desses atrativos que visitamos nesses seis dias. Em breve vou publicar posts específicos de cada um deles, com mais detalhes, dicas e muitas fotos.

Até breve!

Gostou dessas dicas de viagem? 

Então compartilhe o post “O que fazer em San Antonio – nosso roteiro” com seus amigos nas redes sociais!

Salve no Pinterest:

O que fazer em San Antonio, no Texas. quando ir, o que visitar. Atrações para crianças. Roteiro de 6 dias

Este trecho da nossa viagem contou com as seguintes parcerias: Buckhorn Saloon & Museum/Texas Ranger Museum, Briscoe Western Art Museum, The DoSeum, San Antonio Museum of Art, SeaWorld Parks & Entertainment.

Série Desbravando o Texas

PRÓXIMO POST: Rumo a Houston, em um roteiro de 3 dias

POSTS ANTERIORES:

Tem mais Família Viagem no:

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | PINTEREST | SNAPCHAT

Siga-nos nas redes sociais!

45 Comentários

    • Realmente o número de museus por lá impressiona! E são tão variados… Além de serem muito organizados. Eu que amo museus pirei nessa viagem!

  1. Oi Mônica! Quantas atividades interessantes para serem feitas!!! Adorei o San Antonio Museum of Art, principalmente, porque tem uma parte egípcia! E eu amo o Egito Antigo! Parabéns pelo post! Fiquei até com vontade de conhecer…
    Abraços
    Carolina

    • Ia amar o museu então Carolina. A parte do Egito é enorme e tem tanta coisa! Aliás o acervo deste museu é realmente impressionante!!! Em Houston também há um museu com uma parte dedicada ao Egito… Aguarde o próximo post! E vá para o Texas menina!

  2. Quantas descobertas boas eim. Adorei o post e fotos. Minha parte favorita foi os museus, bem diferentes e interessantes.
    Obrigado por compartilhar.

  3. Poxa, tá aí uma viagem “inimaginável” (pelo menos pra mim que nunca pensou em conhecer o Texas, hehe) e muuuuuuito bacana! Apesar de você ter dito que tem mais coisas pra fazer em Santo Antonio, me parece que ficou um ótimo roteiro e vocês aproveitaram bastante a estadia na cidade. Não sei decidir qual dia foi mais legal, hiuahaui! Acho que foi o último até. Bacana que vocês incluiram visitas a museus, parques, parques de diversão, lugares históricos etc <3

    Beijos, Vickawaii

    • Pois é Vickawaii… Nem a gente imaginava que o Texas esttaria em nosso caminho. E San Antonio também surgiu assim de repente. Cogitamos primeiro Dallas, Houston e até Austin. E foi justamente essas missões do último dia que nos fizeram escolher a cidade. Assim que li sobre elas decidi que precisava conhecer. E foi um dos melhores dias da viagem, acredite! E apesar do roteiro parecer tão completo, San Antonio ainda nos aguarda com mais surpresas, tenho certeza!

    • Bem diferente Angie…. Aliás o Texas é uma terra de contrastes e variedades. Visitamos três cidades e elas são totalmente diferentes umas das outras!

  4. “Texas Forever” (impossível não evocar a referência de Friday Night Lights, amo muito! hahaha). Adorei o roteiro. Só deixaria o Sea World de fora com toda certeza.

    • Ju, minhas referências televisivas sobre o Texas são bem mais antigas, família Ewing, mas abafa o caso! Que legal que gostou do roteiro! Mas polêmicas à parte… Amamos o SeaWorld!

    • Que bom que gostou Flavia! E realmente road trips pelos EUA são demais. Essa foi nossa primeira (e ainda pequena)… Certamente faremos muitas outras!

    • Foi o máximo mesmo, Katarina. Mas mesmo sendo uma viagem tão “intensa”, faltou muita coisa para ver e fazer… Teremos que voltar! E sim, San Antonio é pura história… Cultura muito rica!

    • Ai Michela, fico no mesmo dilema. Um mundão para explorar e a vida tão curta… Então o lance é aproveitar o máximo cada lugar… Se não dá para conhecer o mundo, vamos curtir muito o que conseguimos conhecer, né? E Dennys é mesmo tudo de bom… Aquela Prime Rib Cobb Salad… Hummm

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!