Mirantes de Sampa: uma visita ao topo do gigantesco Edifício Copan

Conhecendo São Paulo do alto de um dos edifício mais icônicos da cidade

40
737
Copan - Mirantes de São Paulo

Gigantesco! Esse é o adjetivo que melhor descreve o Edifício Copan, um símbolo da arquitetura moderna brasileira e que é uma das imagens mais marcantes no cenário paulistano.

Projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, o sinuoso e elegante prédio fica na região central da cidade e tem a maior estrutura de concreto armado do país, com 115 metros de altura, repartidos em 35 andares e 120 mil m² de área construída. É dividido em seis blocos, com um total de 1.160 apartamentos de dimensões variadas (dos quitinetes aos de três dormitórios). Estima-se que abrigue 5 mil residentes e mais 70 estabelecimentos comerciais. É tanto endereço que ele ganhou um CEP especial dos Correios!

Copan - Mirantes de São Paulo

Copan - Mirantes de São Paulo Copan - Mirantes de São Paulo

A história do Edifício Copan

Encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, o objetivo principal era que fosse um grande centro urbanístico no modelo do Rockfeller Center, condomínio que reúne um grande centro comercial e de lazer e várias residências em Nova Iorque. A ideia era que a obra fosse inaugurada em 1954 para as comemorações do IV Centenário de São Paulo, mas a execução do projeto só começou em 1957, depois de várias alterações em seu plano original.

O Copan surgiu então como a representação de uma São Paulo moderna e próspera, mas com o declínio da região central da cidade nos anos 1970 ele entrou em decadência e durante muitos anos ficou ligado à imagem de um cortiço vertical. Felizmente na década de 1990 passou por um processo de revitalização e hoje tem seus espaços bastante valorizados.

Copan - Mirantes de São Paulo Copan - Mirantes de São Paulo

Atualmente está passando por uma grande reforma, que só deverá terminar em 2018 devido a sua complexidade. Desta forma ele está envolto por uma tela azul por toda a sua extensão…

Visita ao mirante do Copan

O Copan é interessante de se ver lá da rua, mas o melhor mesmo é apreciar a cidade em um passeio ao topo do prédio. Sim, isso é possível! As visitas podem ser feitas de segunda a sexta em dois horários (às 10h30 e 15h30), exceto feriados. A entrada é pelo bloco F.

Copan - Mirantes de São Paulo
Reserve hotel em São Paulo com desconto especial

Não é necessário agendar e o acesso é gratuito. Basta chegar com 10 minutos de antecedência para fazer o cadastro. Há muita procura, mas em geral há vaga para todos, de forma que não é preciso chegar muito cedo, pois o grupo sobe todo de uma vez e tem cerca de 30 minutos para curtir a vista.

Não é um passeio monitorado, mas há acompanhamento de um ou mais funcionários do prédio, que em todas as minhas visitas foram simpáticos e me responderam algumas curiosidades sobre o prédio e também sobre a identificação de alguns pontos da cidade.

E o que dá para ver de lá? Tudo! A visão é de 360 graus já que o prédio é um dos mais altos da região e é permitido circular livremente pelo imenso terraço. Então é aconselhável levar uma boa câmera, pois certamente conseguirá ótimas fotos. Com um bom zoom é possível identificar detalhes bem legais.

Copan - Mirantes de São Paulo Copan - Mirantes de São Paulo

Vizinho famoso

Há alguns pontos clássicos para se destacar da vista de lá. Avenida Paulista, prédios famosos do centro histórico (como o Matarazzo, o Martinelli, o Altino Arantes e o Mirante do Vale), o Minhocão, a rua da Consolação e a Praça Roosevelt (tão pertinho), a Praça da República… Mais ao longe se vê bem a periferia e zonas altas como o Pico do Jaraguá.

Copan - Mirantes de São Paulo Copan - Mirantes de São Paulo Copan - Mirantes de São Paulo

Mas o que chama mesmo a atenção é o vizinho famoso: o Edifício Itália, talvez o mirante mais famoso e cobiçado da cidade. Ele fica muito próximo e se destaca, chamando a atenção para seu belo restaurante e despertando aquela vontade de dar uma subidinha para um jantar.

Inaugurado em 1965, o Edifício Itália é o segundo mais alto da cidade, com 46 andares. Ocupado em sua maior parte por escritórios, abriga em seus três primeiros pavimentos a associação Circolo Italiano.

Copan - Mirantes de São Paulo

Mais: Veja como foi nossa visita ao Edifício Itália durante o Vem pra Sampa, meu! 

Mais informações

Edifício Copan

Telefone: (11) 3259-5917

Endereço: Avenida Ipiranga, 200

Como chegar:

De metrô – A melhor opção é ir de Metrô. A estação mais próxima é a República (linha 3 – vermelha).

De carro – Ir de carro não é uma boa opção. A zona central de São Paulo tem muitas vias restritas, calçadões e em boa parte do dia trânsito intenso. Além disso os estacionamentos na região são caros.

De Uber – O serviço de Uber funciona muito bem na cidade de São Paulo e é uma alternativa que alia conforto e economia. É a melhor alternativa para quem não quer ir de transporte público. Se for sua primeira vez usando o serviço, ao se cadastrar utilize o código: uberfamiliaviagem e ganhe um crédito para descontar na sua primeira viagem (sujeito às regras promocionais da empresa Uber).

Economize na sua viagem, aproveitando as ofertas dos nossos parceiros!

Reserve seu hotel ou hostel em São Paulo pelo Booking.com. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo.
Sinta-se em casa em São Paulo, reservando sua hospedagem pelo Airbnb. Aluguel de temporada com conforto e segurança. Utilizando o nosso link, ao se cadastrar e fazer sua primeira reserva, você ganha um crédito para sua próxima viagem.
Utilize o UBER pra se deslocar por São Paulo com segurança, rapidez e atendimento de qualidade. Utilizando o nosso link, após se cadastrar e completar a sua primeira viagem você receberá um credito para utilizar na sua próxima viagem.

Fazendo sua reserva pelos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉

Galeria de fotos

(clique na foto para ver em tamanho maior)

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Não esqueça de seguir o Família Viagem nas redes sociais:

FACEBOOK | INSTAGRAM | TWITTER | PINTEREST | SNAPCHAT

Salve no Pinterest:

Copan - Mirantes de São Paulo

Mais São Paulo:

Veja tudos os nossos posts sobre São Paulo

40 Comentários

  1. adoro ver sp de cima, visitei o copan e o martinelli esses dias <3 a única parte 'chata' do copan, é essa pouca disponibilidade de horário, né? e pela visita acontecer apenas durante a semana, é uma pena pra quem mora aqui, e não pode fazer o passeio aos fds. mas enfim, agora tô doida pra conhecer a cobertura do itália 🙂

    • Concordo… Nossos mirantes poderiam ter mais horários disponíveis e também opções nos finais de semana e feriados… E se puder vá ao Itália sim… Outro de tirar o fôlego… É um luxo!

    • Pois é Camila… Eu me considero uma grande conhecedora de Sampa, mas a cada dia (re) descubro algo. Muita surpresa ainda nessa cidade…Tire um tempinho para subir lá e não vai se arrepender…

  2. Ver São Paulo do alto é fantástico!!! Sempre que vou reservo um tempinho pra visitar algum mirante!

    Ainda não fui ao Copán por causa dos horários de visitação que teimam em não bater com os meus horários livres! hahahahaha

    Adorei o post!

    Abraço,
    Murilo

    • Também fico feliz com a recuperação do prédio Ruthia. Ele ficou bem desvalorizado por muito tempo… É um patrimônio da nossa arquitetura! O mirante fica no 35 andar…

    • Então vá Lorraine… O centro tem muitos encantos no meio de tantas mazelas… E os mirantes são fantásticos! Martinelli é meu xodó, o mais charmoso. Mas Copan, Itália e Matarazzo (spoiler: em breve um post) não ficam devendo nada! Pena que muitos outros não são abertos à visitação, como O Altino Arantes e o Mirante do Vale…

  3. Demais!! Essa cidade é linda demais, não é não?! Nunca subi no topo do Copan, mas morro de vontade. Vou tratar de fazer isso logo logo! Tenho muita vontade de subir cedinho, quando os monges fazer sua meditação. Deve ser incrível!! Adorei o post.

    • Precisa conhecer, experiência única! Será que ainda há a meditação lá em cima? Uma vez li à respeito. Agora bateu a curiosidade… E será que é possível acompanhar?

  4. Adoro encontrar lugares, dos mais aos menos óbvios numa cidade para vê-la do alto. Em Lisboa passei dois dias só visitando miradouros, mas ver se faço uma jornada dessas em Sampa com as suas preciosas dicas 🙂 De todos esses, qual é o melhor para ver o por do sol?

    • Que legal Naiara, deve ter visitado muitos lugares interessantes em Lisboa então… Depois deixe aqui esta lista! Em São Paulo o problema é que estes mirantes em edifícios têm horário de visitação limitada e nem sempre é possível ir no horário do pôr do sol… Uma pena! Mas temos ótimas opções para ver a cidade do alto neste horário. A mais famosa é uma praça que fica em uma região bem elevada, então a vista de lá é linda… O nome da praça é Coronel Custódio Fernandes, mas todos conhecem como Praça do Pôr do Sol!

  5. O Copan é mesmo lindo!! Quero muito subir lá um dia, adoro ver cidades do alto e SP fica mais bonita vista de cima, com certeza! Adorei todas as suas informações, uma pena ter só pouquinhos horários pra visita, né?
    Beijos!

    • Obrigada Stefhanie! E não é estranho morar por aqui e nunca ter visitado o Copan, a população não costuma ir lá mesmo… Eu mesma demorei para conhecer o terraço! E nas vezes que fui vi muitos turistas… Poucos moradores. Mas nunca é tarde, né? Vá lá sim… É um passeio incrível!

    • Temos ótimos mirantes em Sampa Angie, muitos naquela região central, volte para vistar e vai amar! Esse fica de frente para aquele que fomos, o Itália… e mesmo assim é totalmente diferente, né?

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!