O majestoso Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal tem uma programação bem variada de espetáculos

38
455
Theatro Municipal de São Paulo

A beleza do edifício do Theatro Municipal de São Paulo é marcante para mim desde a infância! Lembro que já o admirava em minhas andanças pelo centro da cidade quando ainda era criança.

Mas esta paixão só sentiu o gostinho de realidade quando tive a oportunidade de conhecê-lo por dentro, uma primeira vez em grande estilo: em 1995 assisti a uma apresentação do Lago dos Cisnes com o Balé Real Sueco e a Orquestra Sinfônica Municipal. Inesquecível.

Duas décadas se passaram e só havia voltado lá uma vez para apreciar o Balé da Cidade. Que falha a minha! No entanto, em 2015 fiz algo que planejava há tempos: a visita guiada, um passeio muito interessante e enriquecedor. Sem contar a oportunidade de apreciar com calma sua bela arquitetura e riqueza artística. Compartilho com vocês a minha experiência…

Theatro Municipal de São Paulo

Era uma manhã de sábado e fomos passear pela região central (eu, maridão e filhota) e decidimos tentar um horário. Para o público espontâneo, o agendamento só é feito no dia da visita, a partir das 10 horas da manhã. Apesar de ser concorrido, conseguimos vagas para uma das turmas da tarde. Tudo muito simples. Basta ir à bilheteria e se inscrever, gratuitamente. Perfeito! Tempo para almoçar antes…

A recepção é feita em uma das entradas laterais, onde os guias se apresentam e dividem os grupos. Há 50 vagas para cada horário e naquele dia acho que fechou completinho. De início, uma breve apresentação de como será a visita e algumas informações sobre a fundação mantenedora.

Começamos pelo hall principal, escutando os primeiros relatos da história do lugar e a apresentação de informações sobre algumas características arquitetônicas e artísticas e dados curiosos.

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Subimos a bela escadaria e fazemos a segunda pausa.

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Seguimos então para conhecer os salões secundários. A cada parada, mais informações…

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Finalmente entramos na sala de espetáculos… Deslumbrante!

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Os espetáculos

Depois dessa visita fiquei empolgada e passei a acompanhar a programação. Em 2016 fomos em dois espetáculos! Vale a pena ficar de olho na agenda para aproveitar boas oportunidades e também alguns eventos gratuitos ou a preços bem populares.

Os melhores lugares, em minha opinião, são a plateia (da metade para a frente), os camarotes e o setor 1 do balcão nobre. A parte central do foyer também é uma boa opção.

Para acompanhar a programação: Theatro Municipal de São Paulo – programação

E as crianças?

No site a indicação etária para a visita é dez anos, mas não há restrição. Quando fomos, a Mariana estava com quatro anos e foi admitida normalmente. Inclusive havia várias crianças no grupo. Ela gostou muito do lugar e curtiu o passeio.

Theatro Municipal de São Paulo

Já para os espetáculos, vale o bom senso. Em geral são livres, mas é importante avaliar o gosto da criança. Levamos a Mariana uma vez em um concerto, mas era voltado para os pequenos. Foram músicas bem animadas e havia uma interação teatral, conduzida pelo ator (e também palhaço) Wellington Nogueira (Doutores da Alegria, conhecem?).

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municipal de São Paulo

Da elite ao movimento modernista

A construção do Theatro Municipal está fortemente ligada à alta sociedade paulistana do início do século XX, formada principalmente por famílias que enriqueceram graças ao ciclo do café e que se espelhavam nos valores europeus. Essa elite almejava uma casa de espetáculos grandiosa para receber os grandes artistas da música lírica e do teatro.

Assim começou o projeto do majestoso edifício que até hoje é um dos mais imponentes da cidade. A obra foi idealizada pelo arquiteto Ramos de Azevedo e começou a ser construída em 1903, pelos italianos Cláudio e Domiziano Rossi.

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Fortemente inspirado na Ópera de Paris, foi considerada uma obra ousada para a época, com traços renascentistas e barrocos na fachada e ostentando ricos adornos e obras de arte em seu interior. A inauguração foi em 12 de setembro de 1911, reunindo uma multidão de 20 mil pessoas nas redondezas para acompanhar a chegada dos convidados.

Por muito tempo foi um espaço voltado para a elite, o que era marcante na separação dos lugares, com os melhores reservados para os mais ricos ou influentes. Apesar disso, o local foi cenário de um movimento revolucionário e contestador: a Semana de Arte Moderna, que entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 reuniu um grupo de jovens artistas que questionavam os valores da arte e da cultura vigentes e deram origem à corrente cultural conhecida como Modernismo Brasileiro.

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Com o passar do tempo, o teatro passou por algumas reformas e melhorias e também se popularizou. Hoje é administrado por uma fundação ligada à Secretaria Municipal de Cultura e oferece uma agenda variada de espetáculos.

O corpo artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo é formado por: Orquestra Sinfônica Municipal, Coro Lírico Municipal, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade, Coral Paulistano Mário de Andrade, Orquestra Experimental de Repertório, Escola Municipal de Música. Escola de Dança de São Paulo.

Além do Theatro Municipal, a fundação mantenedora também ocupa alguns espaços da Praça das Artes.

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo

Leia também: Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo

Café e restaurante

Desde 2015 o famoso (e delicioso) restaurante Santinho assumiu o espaço gastronômico do teatro e oferece almoço em sistema de buffet e também café e lanches. Mas só de segunda a sexta, pois fecha aos sábados, domingos e feriados.

Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo Theatro Municipal de São Paulo

Mais informações

Theatro Municipal de São Paulo

Telefone: (11) 3053-2092 e (11) 3053-2093

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – São Paulo

Visitas guiadas gratuitas

De terça-feira a sexta-feira: 11h, 15h e 17h.

Sábado e feriados: 11h, 12h, 14h e 15h.

Não há visitas às segundas-feiras e aos domingos.

Inscrições no local, a partir das 10h, por ordem de chegada, para todos os horários do dia. Grupos acima de dez pessoas necessitam de agendamento prévio.

Lotação por horário: 50 pessoas

Visita em inglês disponível. Consultar dias e horários no site.

A entrada na sala de espetáculos ou a extensão à Praça das Artes (que deve ser solicitada ao final do tour) estão condicionadas à agenda de programação artística do dia.

Como chegar:

De metrô – A melhor opção é ir de Metrô. A estação mais próxima é a Anhangabaú (muito perto). Outras opções são República e São Bento. Quem quiser pode fazer parte do trajeto de carro, deixando o veículo em uma estação do Metrô que tenha estacionamento integrado e fazer o restante do percurso de Metrô.

De carro – Por ser uma área de calçadão e ter várias vias próximas com acesso restrito a veículos, ir de carro não é uma boa opção. Além disso os estacionamentos na região são raros e caros. Se mesmo assim preferir ir de carro, há um estacionamento terceirizado na Praça das Artes (no acesso pela rua Conselheiro Crispiniano, 354), que funciona de segunda a sábado e em dias de eventos. Consulte o preço do estacionamento no site oficial.

De Uber – O serviço de Uber funciona muito bem na cidade de São Paulo e é uma alternativa que alia conforto e economia. É a melhor alternativa para quem não quer ir de transporte público. Se for sua primeira vez usando o serviço, ao se cadastrar utilize o código: uberfamiliaviagem e ganhe um crédito para descontar na sua primeira viagem (sujeito às regras promocionais da empresa Uber).

Economize na sua viagem, aproveitando as ofertas dos nossos parceiros!

Reserve seu hotel ou hostel em São Paulo pelo Booking.com. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo.
Sinta-se em casa em São Paulo, reservando sua hospedagem pelo Airbnb. Aluguel de temporada com conforto e segurança. Utilizando o nosso link, ao se cadastrar e fazer sua primeira reserva, você ganha um crédito para sua próxima viagem.
Utilize o UBER pra se deslocar por São Paulo com segurança, rapidez e atendimento de qualidade. Utilizando o nosso link, após se cadastrar e completar a sua primeira viagem você receberá um credito para utilizar na sua próxima viagem.

Fazendo sua reserva pelos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉
Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Galeria de fotos

(clique na foto para ver em tamanho maior)

Artigo anteriorVolta ao mundo em 10 posts – Janeiro 2017
Próximo artigoViajante Secreto 2016
Quem sou eu? Sempre redescobrindo... Atualmente amo ser mãe! Minha família é minha paixão, meu porto seguro. Jornalista, adoro escrever e falo muito. Do que gosto? Viajar, comer, viajar, cozinhar, viajar, ver bons filmes, viajar, conhecer pessoas, viajar, beber bons vinhos, viajar... Enfim, VIVER!

38 Comentários

    • Precisa assistir a um espetáculo por lá Ana. Inesquecível!!! Fique de olho na programação que tem muita coisa boa. E algumas bem acessíveis…

  1. Simone, adorei! Em abril vou para o WTM e terei um tempinho para faze alguns passeios. Já inclui na lista, por que já estive em SP, mas nunca fui ao Theatro. Essa visita guiada me fez lembrar do Teatro Amazonas, que eu amo e é lindíssimo também! Beijos

    • Que bom que gostou Itamar. E ficamos felizes que curta nossos relatos sobre Sampa. A ideia é mesmo mostrar que a cidade tem muitos encantos…

    • Pois é. Só o prédio já vale a visita. Mas garanto que assistir a um espetáculo lá também é uma experiência inesquecível!

  2. Tem gente que pensa que São Paulo não tem atrativos.
    Tive a oportunidade de passar 2 fins de semana na capital paulista e tive a oportunidade de conhecer os pontos turísticos, vale muito a pena.

    • Muito gostoso o passeio Flávia e fica bem mais interessante observar com esse olhar infantil. Eles indicam a partir dos 10 anos, mas não proíbem os menores. Vale o bom senso dos pais perceberem se é interessante para os filhos ou não. Mariana curte muito…

  3. O prédio me remete ao teatro do Rio de Janeiro. Deve ter sido maravilhoso fazer essa visita. E gostei muito de ver você levando sua pequena, pois acredito muito que é assim que incentivamos ao gosto por esses lugares maravilhosos, estas arquiteturas fantásticas e cheias de história. Ótimo post!

    • Estou louca para conhecer o do Rio Juliana. Também parece ser majestoso. E realmente foi bem legal visitá-lo com minha pequena. A visão das crianças é bem peculiar… Adoro levá-la comigo para todos os lugares. Grande companheirinha…

  4. É muito lindo e majestoso mesmo!!! Já fiz a visita guiada no do Rio de Janeiro e adorei. Quando for a São Paulo quero conhecer esse!!!

  5. Ele é lindo demais! Lembro a primeira vez que fui em São Paulo e conheci, fiquei encantada. Pena que ainda não tive oportunidade de assistir algo lá. Ótimo post!

  6. Eu ainda não conheço o Theatro Municipal, mas já sou apaixonada por ele! Em todos os posts que leio e as fotos que vejo fico encantada com a arquitetura e luxo do prédio, quero ver se consigo visitá-lo numa próxima ida a SP.
    Beijos.

    • Delícia mesmo Adriana. Passeio imperdível para a população da cidade e para os visitantes… E o melhor: de graça!

Comments are closed.