Como foi o Vem pra Sampa, meu!

Tudo o que rolou no encontro de blogueiros de viagem em São Paulo

22
868
Vem pra Sampa, meu!

Vem pra Sampa, meu! Este foi o convite feito para blogueiros de viagem de todo o Brasil: venham explorar os cantos e encantos da nossa amada selva de pedra e descobrir que em meio ao cinza tem muita cor, tem cultura, tem alegria, tem gastronomia, tem natureza. Enfim… tem alma!

Vem pra Sampa, meu! – Encontro de blogueiros de viagem

O Encontro aconteceu em São Paulo entre os dias 7 e 9 de outubro, com a participação de cerca de 60 blogueiros de viagem de todo o Brasil. Eu e a Mônica estávamos entre os convidados.

Ficamos super felizes em poder participar do nosso primeiro encontro de blogueiros, ainda mais por ser este, que teria como estrela principal a nossa amada São Paulo, cidade onde nascemos e vivemos.

A cada detalhe da programação que ia sendo revelado e a cada novo parceiro e apoiador divulgado só crescia a nossa ansiedade para que o final de semana chegasse logo!

Vem pra Sampa, meu!

Palestras e boas-vindas no primeiro dia

  • Workshop Pinterest

A abertura do evento foi no dia 7 de outubro e começou com um workshop promovido pelo Pinterest sobre como aproveitar ao máximo os recursos da plataforma.

Pinterest no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
O Pinterest se auto denomina um catálogo mundial de ideias. Eu adoro a plataforma e ali eu armazeno em pastas alguns pins de assuntos do meu interesse: viagem (óbvio!), gastronomia,  DIY, dicas de organização, decoração entre tantos outros. Se ainda não segue a gente por lá, agora é a hora: Pinterest do Família Viagem.

Infelizmente, nem eu e nem a Mô pudemos participar do workshop devido ao horário, mas todos os presentes comentaram que foi mara! (e ainda teve um coffee break cheio de gostosuras!)

Pinterest no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Pinterest no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
  • Palestra Gaía Passarelli

Um pouco mais tarde, a blogueira, jornalista e escritora Gaía Passarelli deu uma palestra sobre os desafios de escrever sobre viagem, como tornar o sonho de escrever um livro viável e como abordar as editoras. Além disso ela falou sobre sua própria experiência em todo o processo para a produção e publicação do seu livro Mas você vai sozinha?. A palestra ainda foi enriquecida pela participação da editora Melissa Leite, da Globo Livros, que nos ajudou a olhar a questão pela perspectiva das editoras e entender o que o mercado editorial busca em uma proposta e o que as editoras esperam dos autores nessa parceria.

Palestra da Gaía Passarelli no Vem pra Sampa, meu!

  • Bem São Paulo

Depois foi a vez de conhecer um pouco sobre um dos parceiros do Vem pra Sampa, meu! – a Bem São Paulo, uma startup que atua na área de turismo imersivo na cidade de São Paulo, oferecendo roteiros que proporcionam ao participante vivenciar experiências relacionadas à história, arte, gastronomia, cultura e entretenimento.

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

Fomos apresentados ao novo lançamento da empresa, a Bem São Paulo Experience Store, uma loja virtual inédita que utilizando a lógica da economia colaborativa, disponibilizará um canal de venda de experiências imersivas na cidade de São Paulo criadas e produzidas por terceiros.

Fomos apresentados aos três roteiros (e seus respectivos guias), que fariam parte da programação para o dia seguinte do evento:

Pedalarte: apresenta as regiões da Paulista, Centro e Ibirapuera, misturando história, arte e cultura e percorrendo o roteiro numa bike. Com Luisa Fioravantini

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

Cool Sampa: um passeio que mostra as  novidades e lugares descolados da região central da cidade. Com Dani Ruano (instagram: @realcoolsampa)

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

Arte Por Toda Parte: O roteiro visita galerias, museus e espaços culturais. Curadores e artistas convidados poderão participar e apresentar obras. Com Sylvia Werneck (este foi o tour que escolhemos fazer).

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

  • Evento de boas-vindas

Logo depois começou um evento de boas-vindas, patrocinado pela Rentcars, empresa líder na busca, comparação de preços e locação de carros na América Latina. Permite que o viajante compare o preço de mais de 140 locadoras de veículos, para encontrar o melhor preço!

A Rentcars é parceira de longa data do blog e recomendamos aos nossos leitores. Pra fazer uma cotação e alugar carro basta clicar neste link ou no banner na barra lateral aqui do blog.

Com as deliciosas cervejas da Cervejaria Muamba e da Cervejaria Leuven, a noite foi ficando ainda mais animada.

Abertura do Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Abertura do Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Abertura do Vem pra Sampa, meu!

Abertura do Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Logo começaram os sorteios e aí o que tava bom ficou melhor! Adivinhem quem ganhou um quadro/cofre/porta lembranças lindo de viver da Viagema que há muito eu cobiçava? Euzinha!

E não posso deixar de comentar sobre o megafone, que botou ordem nos sorteios! Hilário!

Sorteios no Vem pra Sampa, meu!

(Confesso que queria dar um “guenta” nele e trazê-lo pra casa! Ia botar o terror por aqui!)

via GIPHY

E não dá para deixar de fora o comentários sobre o delicioso brownie da Carambola Food Bike. Melhor brownie da vida! Sério. D-I-V-I-N-O!

Carambola Food Bike no Vem pra Sampa, meu!

Toda a programação de abertura aconteceu no PlugCLXT, um espaço muito bacana que eu ainda não conhecia. A empresa é pioneira em Coworking no Brasil e sua proposta é repensar o espaço e forma de trabalhar e proporcionar espaços inovadores que conectam pessoas, alavancando idéias e negócios.

PlugCLXT no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Voltamos pra casa com muitos presentinhos oferecidos pelos parceiros do evento.

Mimos no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Mimos no Vem pra Sampa, meu!

A Mônica super animada com a programação do dia seguinte e eu um pouco chateada por ter que abrir mão do passeio (ainda nem contei, que uma semana antes do encontro fraturei o pé, né? Pois é… com o pé imobilizado não ia rolar nenhum tour pra mim… fica pra próxima!)

Descobrindo Sampa no segundo dia

Dia de passeio pela cidade e viver experiências únicas. Aqui o relato da Mônica de como foi o dia (já que não consegui participar dos passeios):

O ponto de encontro do passeio Arte por Toda Parte  foi na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista), certamente um “templo” para os fãs da leitura.

Nossa guia foi a crítica de arte Sylvia Werneck, uma entusiasta da proposta da BEM Sâo Paulo e grande conhecedora do assunto.

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
De lá seguimos até a Praça do Ciclista, na mesma avenida, onde há uma pequena horta comunitária. Continuamos caminhando em sentido à rua da Consolação, onde está a Passagem Literária, um túnel que passa por baixo da avenida e conta com um sebo. Lá frequentemente há exposições artísticas variadas. Mas infelizmente estava fechada!

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu! Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

O próximo atrativo seria em uma galeria de arte na região, mas por motivos de horário de abertura não foi viável, o que nos fez alterar a programação e seguir para o Cemitério da Consolação (não previsto no roteiro), onde há muitas obras de arte ao ar livre.

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

A parada seguinte foi no Centro Universitário Maria Antonia, instalado em um edifício histórico que já abrigou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Hoje funciona como um espaço cultural bem interessante.

Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu! Bem São Paulo no Vem pra Sampa, meu!

Uma pausa no roteiro para reencontrar todo o grupo (que estava dividido em três roteiros diferentes) e conhecer o famoso mirante do Edifício Itália, onde fomos recepcionados no bar para um brinde com um ótimo espumante italiano! Visão inesquecível e espetacular da cidade, em clima de festa!

Edifício Itália no Vem pra Sampa, meu!

Edifício Itália no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Edifício Itália no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
Edifício Itália no Vem pra Sampa, meu!

A sequência do passeio foi uma visita ao Red Bull Station, um espaço criativo também instalado em um edifício histórico e que reúne seus cinco andares expressões artísticas, projetos multimídia e tecnologia. Bem no coração de São Paulo!

Red Bull Station no Vem pra Sampa, meu!

Red Bull Station no Vem pra Sampa, meu!
Foto: Vem pra Sampa, meu!
O almoço foi em um tradicional restaurante italiano no bairro do Bexiga, o Villa Távola, que nos recebeu para uma animada confraternização das turmas, com um banquete de massas e outras gostosuras.

Villa Tavolla no Vem pra Sampa, meu!

O tour contemplava ainda a visita à uma galeria de arte na região dos Jardins, mas por um imprevisto precisei encerrar o dia. A turma toda, ainda seguiu com visitas ao famoso Beco do Batman (já falamos sobre ele no nosso post do Biketour na Vila Madalena), o Boteco São Conrado e a Cervejaria Nacional. Vale a pena ler sobre essas experiências nos posts dos outros blogs participantes (lista completa no final deste artigo).

Café e praia no terceiro dia

O terceiro (e infelizmente o último dia) do Encontro começou com um café da manhã delicioso oferecido pela Vert Hoteis no Ramada Suítes São Paulo Itaim Bibi e ali mesmo novos sorteios e claro pausa pra muitas fotos. E infelizmente algumas despedidas. Sim, para alguns era hora de voltar pra casa (inclusive eu e meu pé quebrado!)

Vou aproveitar pra dizer que durante o evento, utilizamos várias vezes a Cabify pra nos locomover pela cidade. A empresa nos ofereceu um crédito para testar os serviços e todas as vezes que fomos atendidas, os motoristas foram muito educados e eficientes, os carros limpos e confortáveis e ainda tinha água e balinhas pra tornar a viagem mais agradável. Fica a dica dessa opção de transporte aqui em São Paulo.

Quer ganhar R$20 pra usar na sua primeira viagem no Cabify? Então cadastre-se por este link: ganhe desconto no Cabify ou use o código: monicas490

Dali a maioria do grupo seguiu para a Avenida Paulista, que aos domingos é fechada para os carros e aberta para a diversão. A tal praia do paulistano. A Mônica e a Mariana ainda foram pra lá conferir a animação da turma, mas acabaram se desencontrando do grupo. E como a Paulista é praticamente o quintal da casa delas… resolveram ficar ali mesmo pelo Parque Trianon, curtindo o playground e depois uma oficina de reciclagem que acontecia por ali para alegria da criançada.

Avenida Paulista no Vem pra Sampa, meu! Avenida Paulista no Vem pra Sampa, meu!

Quer saber mais sobre a Avenida Paulista? Então confira esses posts:

Avenida Paulista no Vem pra Sampa, meu!

Pra nós o Vem pra Sampa, meu! terminou assim, já com gostinho de quero mais.

Um prazer imenso poder conhecer toda essa galera, apresentar um pouco da minha cidade pra eles e ao mesmo tempo descobrir lugares e encantos que não conhecia. O #VemPraSampaMeu foi divertido, foi um aprendizado, foi muito proveitoso e acima de tudo foi um sucesso! Um especial obrigado aos organizadores do evento Kaio e Sonia do blog @coisosonthego, Kátia e Eric do blog @mydest_anywhere e Alessandra e Sofia do blog @topensandoemviajar que superaram todas as expectativas e fizeram um trabalho espetacular!!! 👏👏👏👏👏 E também um agradecimento a todas as empresas que acreditaram e apoiaram o projeto! 👍😀😀😀 Que venham as próximas edições do @vemprasampameu! #VemPraSampaMeu #PinterestBR #NaEstradaRentCars #PlugCLXT #KLM #CarambolaFoodBike #CervejariaMuamba #Cabify #Viagema #Casa658 #Passuapé #YelpSP #SealBag #SPTuris #TerraçoItália #VillaTávola #KLM #BotecoSãoConrado #CervejariaNacional #VertHoteis #Finestrino #PontoChic #SãoPauloTudoDeBom #SaoPaulo #SP #Sampa #DescobrindoSampa #FamiliaViagem

Uma foto publicada por Familia Viagem (@familiaviagem) em

 

O Vem pra Sampa, meu! foi idealizado e organizado pelos blogueiros Kaio e Sonia do blog Coisos on the Go, Kátia e Eric do blog My Destination Anywhere e Alessandra e Sofia do blog Tô Pensando em Viajar. Eles fizeram um trabalho incrível pra tornar este evento único e inesquecível e conseguiram superar todas as nossas expectativas! Muito amor e gratidão a vocês pelo carinho e dedicação com que vocês levaram esse projeto!

E claro, vamos agradecer também às empresas e pessoas que acreditaram nesse projeto e forneceram seu apoio e patrocínio. Uma salva de palmas pra essa turma aqui:

assinatura-digital_quadrado

E aos colegas blogueiros que estiveram no evento, adoramos conhecer cada um de vocês! Esperamos reencontrá-los em breve, aqui em Sampa ou em uma de nossas viagens mundo afora.

Confira os blogs participantes do Vem pra Sampa, meu!

amandAqui | Apure guria! | Carta sem Portador

Com os Pés no Mundo | Cris pelo Mundo | Da Porta Pra Fora

De Cá Pra Lá | Devaneios de Biela | Dicas e Roteiros de Viagens

Dicas Onde Ficar | Dudu Afora | Finestrino

How To Travel Light | Incríveis Lugares | inRoutes

Janela ou Corredor? | Longe e Perto | Marola com Carambola

Me deixa ser turista | Me Leva de Leve | Mineiros na Estrada

Nerds Viajantes | Novo Caroneiro | Por Onde Andamos

RêVivendo Viagens | São Paulo sem Mesmice | Segredos de Viagem

Trilhamarupiara diário de viagens | Viagem em Detalhes | Viagem Primata (e Viaja Bi!)

Viagens Cine | Viagens da Mochilinha Gaúcha | Viajando no Blog

Viaje com a Flora | Vícios de Viagem | Vida Cigana

E leia o que eles já publicaram sobre o Vem pra Sampa, meu!:

  1. Finestrino: Conheça o Cabify, mas uma opção para se locomover pela cidade
  2. TipTrip: Vem Pra Sampa, Meu! Encontro de blogueiros em São Paulo
  3. Carta sem portador: Resumão do #VemPraSampaMeu
  4. Viagens da Mochilinha Gaucha: Arroz de festa: o Mochilinha no “Vem pra Sampa, meu”
  5. Viagem Primata: Redescobri SP no Vem Pra Sampa Meu!
  6. Cris pelo Mundo: Um roteiro alternativo por São Paulo
  7. Tô pensando em Viajar: Vem pra Sampa, meu!
  8. Dicas e Roteiros de Viagens: Vem pra Sampa, meu! Encontro de Blogueiros de Viagem
  9. Devaneios de Biela: 3 dias em São Paulo no Encontro de Blogueiros de Viagem – #VemPraSampaMeu
  10. Me deixa ser turista: A gente nunca esquece o primeiro encontro de blogueiros, não é mesmo?
  11. Viagens Cine: Fim de Semana em São Paulo – Vem pra Sampa, Meu!

*Esta lista vai ser atualizada à medida que novos posts forem publicados, então volte pra conferir as novidades!

22 Comentários

  1. Eu acompanhei o #VempraSampa pelas redes sociais e fiquei morrendo de inveja de quem foi.
    Adoro esses encontros de blogueiros. Sempre bom para trocar ideias, desvirtualizar amizades e também turistar.

    Beijõa

Comments are closed.