Como conciliar viagens e escola dos filhos

27
2724

Quem tem filhos em idade escolar sabe o sufoco que é decidir a melhor época para viajar com os pequenos. Depois de vários anos viajando com nossas meninas, quero passar pra vocês algumas dicas de como conciliar viagens e escola dos filhos.

O desafio de viajar com os filhos na escola

Decidir a melhor época pra viajar não é tarefa fácil. O natural seria aproveitar as férias escolares e sair pra viajar, certo? Mas nem sempre isso é fácil, porque todo mundo acaba fazendo o mesmo, dai aumentando a procura, os preços sobem: passagens, hotéis, tudo fica mais caro na tal altíssima temporada. Além disso os destinos mais batidos ficam mais concorridos e lotados.

E viajar fora do período de férias? Bom daí os preços caem, os destinos ficam mais tranquilos, mas em compensação isso implica em fazer os filhos perderem aulas, o que significa perder o conteúdo passado em aula (ou seja, eles voltam meio “perdidos” das férias e “taca-le pau” estudar depois!). E no caso dos pequenos, ainda perdem muito na parte de socialização e fixação da rotina e mesmo a criança já adaptada pode sofrer com a volta pra escola e precisar passar por uma readaptação e até apresentar mudança de comportamento em sala.

Como conciliar viagens e escola dos filhos

Como conciliar viagens e escola dos filhos

Nós sempre optamos por viajar fora do período de férias, o que exige muito planejamento e monitorar o desempenho escolar da criança com muito cuidado. Tem dado certo pra nossa família, então quero compartilhar algumas das coisas que fazemos:

  • Conheça o calendário escolar – peça para a escola o calendário do ano letivo e saiba quais datas serão aplicadas provas e as datas que terão recesso escolar (muitas escolas acabam optando por emendar feriados que caem às terças ou quintas ou ainda dispensam os alunos nos dias de conselho de classe);
  • Com o calendário em mãos, estude e identifique as melhores oportunidades de datas para viagens;
  • Programe viagens mais curtas e ao invés de viajar nas férias, aproveite os feriados prolongados – pode ser uma boa opção;
  • Envolva as crianças na sua decisão – explique que eles precisam se dedicar ao longo do ano para garantir boas notas e que no retorno terão que se esforçar um pouco mais para colocar os estudos em dia e recuperar o conteúdo perdido.  Sabendo o que é esperado delas, as crianças acabam nos surpreendendo no empenho em trabalhar duro pra recuperar as aulas perdidas.
  • Ao elaborar seu roteiro, tente incluir nele oportunidades de aprendizado para seu filho: história, geografia, filosofia, idiomas e cultura geral, entre outras coisas, podem ser aprendidas em viagens. Saiba identificar e criar essas oportunidades na sua viagem em família;

Como conciliar viagens e escola dos filhos

  • Envolva a escola na sua decisão – nenhuma escola vai incentivar que você retire seu filho da sala de aula pra viajar, mas as boas escolas vão saber entender que às vezes surgem oportunidades ou necessidades que levam a essa decisão. E as escolas realmente boas (como a das nossas filhas) vão te ajudar dando dicas de como estabelecer uma rotina de estudo pré e pós viagem para que a criança passe por esta ausência sem afetar muito o desempenho escolar;
  • Quanto mais a criança progride nos anos escolares, maior o nível de cobrança e muito mais conteúdo por dia de aula, fora isso, muitas escolas optam por avaliação contínua como parte da nota final (então não participação em sala afetam muito na média da nota), assim, quanto mais velho seu filho, mais curtas tem que ser as viagens. Eu já fiz viagens de 20 dias (aproveitando dois feriados prolongados e conselho de classe) quando minha filha mais velha estava na educação infantil e a mais nova fora da escola. Em 2014 fizemos uma viagem de 14 dias pra Orlando e minha mais velha já sentiu o pesona volta. Foi bem massacrante pra ela recuperar o conteúdo e o ritmo. Hoje em dia, com a mais velha no Fundamental II e a mais nova no final do Fundamental I, nossas viagens duram no máximo uma semana. Mais que isso as crianças se prejudicam muito.
  • Controlar rigorosamente as faltas durante o ano letivo. Se planeja viajar durante aquele ano, evite faltas desnecessárias. Guarde a “cota” de faltas pra usar nas férias fora de época;
  • Se quiser viajar com mais tranquilidade, programe sua viagem pro terço final do ano – desta forma você já terá um panorama de como está o aproveitamento da criança na escola, quais as notas e faltas até o momento e saberá com mais certeza se está tudo tranquilo pra viajar ou se é melhor focar nos estudos e substituir as férias por viagens curtas de finais de semana, afinal o principal compromisso deve ser com a educação dos filhos sempre.

Como conciliar viagens e escola dos filhos

Planeje sua viagem aproveitando as ofertas dos nossos parceiros

Hotel com descontos incríveis. Reserve o seu!
Reserve sua hospedagem com o Booking. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo!
Alugue carro com os melhores preços!
Quer alugar carro pagando pouco? Então faça uma cotação com o nosso parceiro RentCars, que compara o preço em mais de 140 locadoras, até encontrar a melhor oferta para você!

Além disso, você ainda paga a locação em Real, fugindo do IOF e podendo optar por parcelar em até 12 X no cartão de crédito ou pagar com 5% de desconto no boleto.

Viaje tranquilo! Melhor preço em seguro viagem.
Com a Real Seguro Viagem, você tem o melhor preço garantido para seu seguro viagem. Faça uma cotação de preços e coberturas com diversas seguradoras ao mesmo tempo e escolha a melhor opção para você!


E você? Costuma viajar com os filhos em que época?

Que tal nos contar suas experiências e dicas aqui nos comentários?

Vamos adorar aprender com vocês e enriquecer a nossa própria experiência!

Como conciliar viagens e escola dos filhos

Esse post faz parte da blogagem coletiva #ViagensEEscola, que foi organizada por um grupo no Facebook que reúne blogueiros de viagens em família.

Pra quem não sabe blogagem coletiva é uma iniciativa conjunta onde diversos blogueiros postam suas visões e experiências sobre um mesmo tema.

Já participamos anteriormente de blogagens coletivas sobre:

Como conciliar viagens e escola dos filhos

Diversos blogueiros de viagem em família estão participando desta iniciativa, com posts incríveis, então confira todos os posts dessa blogagem nos blogs participantes:

Viagens que Sonhamos | Viajar hei | Vamos Por Aí | Diário de Viagem

Viajo com filhos | Felipe, o pequeno viajante | Cantinho de Ná

Viajando em Familia | Do RS para o Mundo | Passeiorama

De Primeira Viagem | TripBaby | Dicas da Rege | Trilhas e Cantos

Andreza Dica e Indica | O Rei do Hotel | Ases a Bordo

No Mundo com a Gente | Ferinhas Viajantes | Vem pro Parque

Malas e Panelas |Para a Disney e além | Descansa na Volta

Roteiro Renatours | Espelho de si | Gosto e Pronto

27 Comentários

  1. Simone, boas suas dicas… mas agora vai ficar cada vez mais difícil sair durante aulas né? As idades das suas batem com os meus aqui de casa, e aqui definitivamente é impossível faltar na escola para viajar… Boas dicas!!! Bjs

    • Sim, infelizmente a tendência é que só sobrem as escapadinhas de finais de semana e feriadões. Por isso eu estimulo tanto minhas amigas a viajar com seus pequenos e quero chorar quando alguma delas diz que “vai esperar eles crescerem mais pra viajar”…Nãoooooo, mil vezes nãoooooo! aproveitem pra viajar muuuuito com os pequenos, porque depois as responsabilidades vão acumulando também pra criançada e as viagens ficam mais curtas… Tem que fazer aquela viajona de 20 dias pela Europa ou 30 dias na florida com os pituquinhos mesmo… Aproveitar enquanto dá… Pq depois fica muito complicado tirar tanto tempo em períodos de baixa temporada!

    • Si, porque daí sempre dá tempo de fazer ulaguma mudança de planos e priorizar os estudos se for o caso… Nós sempre viajamos em outubro ou novembro… Ainda não é alta e já dá pra ter um bom mapa de como está o desempenho das meninas!

  2. Simone,
    Muito bom ler relatos de quem já passou por isso e obteve sucesso na empreitada.
    Tomara que o Dodô continue dedicado e que a gente consiga dar umas escapadas curtas durante o ano.

    Beijão

    • A tendência é mesmo que com o passar dos anos as férias sejam substituídas por algumas escapadas ao longo do ano, aproveitando os finais de semanas e feriados, mas com planejamento a gente sempre encaixa uma viagenzinha aqui e outra ali! E o Dodô é incrível! Acho que vai sempre tirar de letra esse desafio de equilibrar viagens e estudos!

    • Sim, o bacana é viajar, seja de final de semana ou viagem longa, ali pertinho ou lá pro outro lado do mundo, aqui a gente cai na estrada seja pra onde for! E as meninas sabem que têm uma responsabilidade grande em garantir um bom desempenho pra que as viagens possam acontecer. Vamos ver nessa nova etapa nossa como as coisas vão ficar. Acho que as ausências serão bem menos toleradas, então vamos ter que rever algumas estratégias e usar muito nossos finais de semana em roadtrips (o que não vai ser nenhum sacrifício, né?). Ansiosos por novas paisagens!

  3. Olá Simone, parabéns pela coragem de viajar fora do período de férias. Estar em um boa escola faz toda diferença mesmo! A escola do nosso filho sempre nos ajudou muito, principalmente nas viagens de competição de natação, que sempre foram em dias de aula (meu filho esta com 17 anos). Bjs

    • É um risco calculado. Sempre viajamos mais pro final do ano letivo, quando o desempenho escolar já está bem consolidado e aproveitando ao máximo os recessos. Realmente quando o colégio dá um suporte tudo fica mais fácil.

  4. Oi Simone
    Foi assim mesmo que minha filha se sentiu! Massacrada no retorno da viagem.
    De fato, quanto mais o estudo avança, pior vai ficando na questão das avaliações à parte das provas. Por isso mesmo estou considerando seriamente o final do período escolar para um sabático.
    Bjo

    • Eu acho que chega mesmo uma hora que viajar durante o ano letivo acaba ficando muito pesado pros filhos. Aproveitei muito enquanto elas eram emnorzinhas e agora a gente está aprendendo a se contentar com viagens mais curtas e escapadinhas de finais de semana.

  5. Aqui ainda estamos na educacao infantil, mas acho importante o planejamento e que isso seja legal para os pequenos, pq no retorno são eles quem mais sofrem. Beijao

    • Sim… sempre colocamos a tranquilidade das crianças e o aproveitamento escolar em primeiro lugar. Sempre muito planejamento pra tudo se encaixar perfeitamente

  6. Simone, adorei ler suas dicas. Também utilizo algumas de suas estratégias. Normalmente viajo nos feriados, assim conseguimos ficar mais dias viajando e meu pequeno falta menos dias de aula. Fizemos uma viagem em setembro onde ele faltou 5 dias de aula. Vamos viajar agora no final do mês e ontem ele chegou em casa reclamando: “Eu avisei para tia da viagem e ela disse que nós viajamos demais” Isso que foram só viagens curtas.

  7. Estou adorando ler os relatos dos outros blogs sobre como lidar com a escola dos filhos maiores… realmente não deve ser fácil faltar mais do que uma semana, criança exige uma rotina cada vez mais rígida conforme as séries avançam, né?

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!