Centro de Memória do Circo, em São Paulo

27
1374
Centro de Memória do Circo, em São Paulo

Inaugurado no final de 2009, o Centro de Memória do Circo reúne em seu acervo diversos objetos e arquivos audiovisuais que documentam a trajetória circense no Brasil. Localizado na clássica Galeria Olido, o espaço é o primeiro no país dedicado ao tema e conta com uma exposição permanente de recordações de dois dos circos precursores dessa arte no Brasil. Um deles é o circo Nerino (1913 a 1964), comandado pelo palhaço Picolino e que percorreu todo o território nacional, e o circo Garcia (1928-2002), que se apresentou por toda a América Latina.

Centro de Memória do Circo, em São Paulo

Centro de Memória do Circo, em São Paulo

“Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!

Hoje tem goiabada? Tem sim senhor!

E o palhaço, o que é? É ladrão de mulher!”

Centro de Memória do Circo, em São Paulo

Conheça também a vizinha famosa: Galeria do Rock

Centro de Memória do Circo

O centro se divide em dois espaços. No térreo da galeria, próximo da entrada lateral, há uma pequena sala dedicada às artes circenses, com uma maquete de um circo e painéis sobre os temas: aéreos, acrobacias, equilibrismo, malabares, animais, música, ilusionismo e teatralidade. É um ambiente com uma decoração atrativa e que apresenta informações bem interessantes.

Centro de Memória do Circo, em São Paulo Centro de Memória do Circo, em São Paulo

E ao lado da entrada principal da galeria, logo à direita, há um acesso ao mezanino, no qual se encontra um outro espaço, onde está a exposição “Hoje tem espetáculo”. Lá há painéis com uma espécie de linha do tempo e a exposição de relíquias de vários períodos e personagens marcantes nessa história. A pesquisa ao restante do acervo, só com horário marcado. Há ainda um espaço para palestras, oficinas e cursos.

Centro de Memória do Circo, em São Paulo Centro de Memória do Circo, em São Paulo

A localização não poderia ser mais apropriada: o Largo do Paissandu, considerado o berço do movimento circense, pois era ali que artistas se reuniam toda segunda-feira, dia de folga deles, para trocar ideias em encontros que chegavam a contar com mais de 600 pessoas, chamados de Café dos Artistas.

Centro de Memória do Circo, em São Paulo

E já que está na região visite também: Praça das Artes

Informações úteis

Site Oficial: Centro de Memória do Circo

Endereço: Av. São João, 473 – Galeria Olido

Como chegar: o meio mais fácil é de metrô, pela  linha vermelha – estação Anhangabaú ou República. Linha amarela – estação República. Linha azul – estação São Bento

Horários: segundas e de quarta a sexta: das 10h às 20h. Sábados, domingos e feriados: das 13h às 20h. Fechado às terças.

Preço: gratuito.

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Galeria de fotos

 

27 Comentários

  1. Não sabia da existência desse espaço, pra quem gosta de circo deve ser bem legal mesmo. Isso me faz lembrar minha infância e o quanto eu sempre odiei circo hahaha
    Beijos!

    • Pois é… Ele fica tão escondidinho, só notei neste ano! Merecia ser mais divulgado… E é bem interessante, um belo trabalho de pesquisa que continua evoluindo.

    • Aproveite para conhecer sim Adriana… E pertinho de lá há muitos atrativos para visitar, é possível ficar um dia todo na região e não esgotar os passeios…

  2. Nossa, eu AMO o circo! Até hoje mesmo sendo adulta quando tem na cidade eu tento arranjar gente para ir ver o espetáculo comigo. Não conhecia esse espaço, vou tentar ir na próxima vez que estiver em SP!

    • Eu também vivo batendo perna por lá e não havia reparado Murilo. É bem nostálgico mesmo, recria aquela época áurea do circo… Um espaço muito bem planejado!

    • Pois é Dayana… Sampa tem muitas opções legais de passeios e nem é preciso gastar muito para curtir a cidade! Principalmente para quem gosta de cultura, artes e história…

    • Angie, o Garcia é mesmo um clássico… Acho que virou sinônimo de circo no Brasil. Puxa! Ficamos felizes que os posts sejam úteis. Nossa ideia é compartilhar nossas descobertas com os visitantes e também com os colegas paulistanos… Sampa tem muita coisa boa prá aproveitar!!!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!