Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo

32
1980
Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo

Ocupando um grande terreno no Vale do Anhangabaú, bem no coração do centro antigo de São Paulo, um edifício histórico se destaca no cruzamento entre a avenida São João e a Praça Pedro Lessa. É o belo Palácio dos Correios, obra em arquitetura eclética do escritório Ramos de Azevedo e que hoje abriga o Centro Cultural Correios.

Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Centro Cultural Correios

Projetado pelo arquiteto Domiziano Rossi e finalizado por Felizberto Ranzini, o prédio começou a ser construído em 1919 e foi inaugurado em 20 de outubro de 1922, tornando-se um ponto marcante na paisagem urbana da capital e fazendo com que a praça em que está localizado ficasse mais conhecida como “Praça do Correio” do que pelo seu nome original.

Tombado como patrimônio histórico, o edifício tem uma área construída de 15 mil m² e ficou inutilizado por anos. Restaurado e reformado, hoje abriga no andar inferior a Agência Central de São Paulo e na superior a Agência Filatélica D. Pedro II e o Centro Cultural Correios.

Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Filatélica
Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Filatélica

A fachada é linda e a parte interna está belíssima após uma recente reforma. Só a arquitetura já vale uma visita, pois conserva muitos elementos da época da inauguração e também ganhou ambientes repaginados e modernos. E a programação cultural é o outro atrativo.

Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Fachada
Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Detalhe arquitetura (interior)
Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Detalhe do interior

Inaugurado em 2013, o Centro Cultural Correios São Paulo promove atividades nos campos das artes visuais, humanidades e música, oferecendo eventos bem diversificados e interessantes para todos os grupos sociais e idades. E o melhor de tudo: em geral são gratuitos! Acompanhamos sempre… Fique de olho na programação no site oficial.

Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Exposição no Centro Cultural Correios
Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Sala de exposição
Conheça o Centro Cultural Correios, em São Paulo
Detalhe da exposição

Exposições que visitamos

Poteiro Por Inteiro

Exposição com 30 pinturas e 5 esculturas de Antonio Poteiro, produzidas entre 1960 e 2010. Um dos artistas brasileiros de maior repercussão na arte naïf, popular e ingênua. De julho a setembro de 2016.

O Rio de Debret

Mostra do pintor francês Jean-Baptiste Debret , que viveu no Rio de Janeiro entre 1816 e 1831 e retratou a cidade e a sociedade carioca. Cerca de 120 obras, entre aquarelas e desenhos. De novembro de 2015 a janeiro 2016.

Arte É a Última Esperança: Ação Postal e Outras Ações de Paulo Bruscky

Trabalho do artista multimídia e poeta pernambucano, com a apresentação de 119 obras criadas entre 1970 e 2013, entre elas instalações, livros, fotos, arte correio e poesia visual. De novembro de 2015 a janeiro 2016

Serviço

Site: Centro Cultural Correios São Paulo

Endereço: Duas entradas, pela Avenida São João (lateral) ou Praça Pedro Lessa (frontal).

Como chegar:

De metrô – a estação de metrô mais próxima é a São Bento, mas a estação Anhangabaú não fica longe.

De carro – carro não é muito bom, pois estacionamentos são caros e fica numa espécie de calçadão, mas é possível embarque/desembarque lá pela Rua Capitão Salomão.

De Uber – O serviço de Uber funciona muito bem na cidade de São Paulo e é uma alternativa que alia conforto e economia. É a melhor alternativa para quem não quer ir de transporte público. Se for sua primeira vez usando o serviço, ao se cadastrar utilize o código: uberfamiliaviagem e ganhe um crédito para descontar na sua primeira viagem (sujeito às regras promocionais da empresa Uber).

Horário: de terça a domingo, das 11h às 17h

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Economize na sua viagem, aproveitando as ofertas dos nossos parceiros!

Reserve seu hotel ou hostel em São Paulo pelo Booking.com. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo.
Sinta-se em casa em São Paulo, reservando sua hospedagem pelo Airbnb. Aluguel de temporada com conforto e segurança. Utilizando o nosso link, ao se cadastrar e fazer sua primeira reserva, você ganha um crédito para sua próxima viagem.
Utilize o UBER pra se deslocar por São Paulo com segurança, rapidez e atendimento de qualidade. Utilizando o nosso link, após se cadastrar e completar a sua primeira viagem você receberá um credito para utilizar na sua próxima viagem.

Fazendo sua reserva pelos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉

Galeria de fotos

32 Comentários

  1. Antes de tudo, que legal indicar a possibilidade de uber! E que dica interessante, eu nem sabia da existencia desse centro cultura e olha que ando pelo centro e amo essa parte historica e arquitetonica. Valeu a dica!

    • O prédio é clássico, mas ficou um bom tempo meio “largado”. O espaço cultural é recente e pouca gente conhece. Eu mesma demorei para descobrir, achava que lá só funcionava mesmo a agência…

    • Que legal Clau, pelo menos se vier nos visitar já sabe que terá muitas opções… Espero que as dicas ajudem, tento mostrar o nosso lado interessante…

    • Vixi Mel, ainda tem muito chão…. Mesmo morando aqui e viajando com frequência pela cidade, eu tenho a impressão que ainda há tanto para descobrir… Fico agoniada de não conseguir passear mais! Mas um dia espero me tornar uma expert!

  2. Já disse que amo passear em SP com vocês?
    Na próxima ida a capital paulista, vou estender a estadia para conhecer um pouco desse slugares maravilhosos.

    Beijão

    • Coloque no roteiro Lilian! Além da beleza arquitetônica do prédio, sempre há alguma exposição ou atração. E fica perto de outros atrativos culturais do Centrão

    • Também amamos essa exposição… Como sempre estamos batendo perna por lá, acabamos indo três vezes! E a obra dele é muito atrativa para as crianças…

    • Linda mesmo nossa Sampa… Mesmo mal cuidada ela nos encanta com suas belezas e riqueza histórica. E não é mesmo uma graça minha modelo? Uma ótima companheira que me inspira a fazer os posts…

    • O centro cultural é recente, foi inaugurado em 2013. Aliás muitos espaços desse tipo foram criados por lá há pouco tempo e muitos dos que já haviam foram (e estão) sendo revitalizados. A região está melhorando bastante e nós aqui só na torcida por mais melhorias e comemorando!

  3. Esse lugar é lindo.
    Infelizmente quando fui não havia nenhuma exposição! Essa semana estarei em SP e vou tentar arrumar um tempinho pra ir de novo! hehehe

    Abraço

    • Que pena Murilo!O espaço em geral não fica muito tempo ocioso… Assim que uma mostra acaba eles já organizam outra. Às vezes há mais de uma! Se conseguir ver essa do Poteiro está muito bonita. Vai até o dia 4 de setembro de 2016.

    • É possível curtir a cidade gastando pouco ou até mesmo sem custos! E para compartilhar essas dicas nós publicamos estes posts. Esperamos que sejam úteis!

    • Não só a fachada, mas internamente o prédio é impressionante, principalmente com a reforma. E aquelas caixas antigas são muito fofas, vontade de ter uma em casa…

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!