Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo

35
3189
Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo

O complexo cultural Praça das Artes é um espaço que promove eventos culturais como apresentações musicais e de dança, exposições e peças teatrais, entre outros. Localizado na região central de São Paulo, foi criado como uma extensão das atividades do Theatro Municipal.

Praça das Artes – Arquitetura Premiada

Construído em um terreno em forma de T que liga a Rua Conselheiro Crispiniano, o calçadão da Avenida São João e o Vale do Anhangabaú, o conjunto arquitetônico é muito bonito e moderno, contrastando com o estilo clássico do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, belo prédio tombado como patrimônio histórico que fica logo ao lado.

o projeto arquitetônico já vale uma visita. Recebeu o Prêmio APCA de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo Icon Awards (realizado pela Icon Magazine) e foi finalista dos ‘Projetos Impressionantes das Américas’ (da Mies Crown Hall Americas – em 2014).

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo
Praça das Artes – Arquitetura

Um dos objetivos de sua criação ampliar o espaço dos bastidores do Theatro Municipal, levando para lá a Escola de Dança de São Paulo (que esteve por 70 anos nos baixos do Viaduto do Chá), a Escola Municipal de Música (que deixou o antigo endereço na Rua Vergueiro), a Orquestra Experimental de Repertório (que ensaiava na Galeria Olido) e o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo
Praça das Artes – Arquitetura
Praça das Artes - vão livre
Praça das Artes – vão livre

Praça das Artes – Programação

A programação da Praça das Artes é bem variada e inclui exposições de arte contemporânea e apresentações de música e dança, não apenas eruditas, mas abrangendo os mais variados estilos, reafirmando a pluralidade artística do espaço.

A programação pode ser vista em: Praça das Artes – Programação

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo
Praça das Artes – Exposição
Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo
Praça das Artes – Exposição

Leia também –  Galeria do Rock: reunindo várias tribos em Sampa

Praça das Artes – Sala do Conservatório

O prédio do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo foi construída em 1886, inicialmente como uma loja de pianos e depois como o luxuoso Hotel Panorama. Em 1909 passou a sediar a tradicional escola de música que chegou a ter mais de 1400 alunos se tornou ponto de encontro de intelectuais como Mário de Andrade, Luigi Chiafarelli, João de Souza Lima, Antonieta Rudge, Camargo Guarnieri, Guiomar Novaes e Francisco Mignone.

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo
Praça das Artes – Sala do Conservatório

Após décadas de abandono, a edificação foi totalmente restaurada e integrada ao projeto da Praça das Artes. Hoje abriga uma sala de exposições no piso térreo e um espaço para apresentações musicais no piso superior.

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo
Praça das Artes – Sala do Conservatório

Serviço

Praça das Artes

Conheça o complexo cultural Praça das Artes, no centro de São Paulo

Endereço: Avenida São João, 281 (acesso também pela Rua Conselheiro Crispiniano, 354 – atrás do Theatro Municipal de São Paulo)

Como chegar:

De metrô – A melhor opção é ir de Metrô. As estações mais próximas da Praça das Artes são Anhangabaú (linha 3 – Vermelha) e São Bento (linha 1 – Azul).  Quem quiser pode fazer parte do trajeto de carro, deixando o veículo em uma estação do Metrô que tenha estacionamento integrado e fazer o restante do percurso de Metrô.

De carro – Por ser uma área de calçadão e ter várias vias próximas com acesso restrito a veículos, ir de carro não é uma boa opção. Além disso os estacionamentos na região são raros e caros. Se mesmo assim preferir ir de carro, há um estacionamento terceirizado na Praça das Artes (no acesso pela rua Conselheiro Crispiniano, 354), que funciona de segunda a sábado e em dias de eventos. Consulte o preço do estacionamento no site oficial da Praça das Artes.

De Uber – O serviço de Uber funciona muito bem na cidade de São Paulo e é uma alternativa que alia conforto e economia. É a melhor alternativa para quem não quer ir de transporte público. Se for sua primeira vez usando o serviço, ao se cadastrar utilize o código: uberfamiliaviagem e ganhe um crédito para descontar na sua primeira viagem (sujeito às regras promocionais da empresa Uber).

Economize na sua viagem, aproveitando as ofertas dos nossos parceiros!

Reserve seu hotel ou hostel em São Paulo pelo Booking.com. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo.
Sinta-se em casa em São Paulo, reservando sua hospedagem pelo Airbnb. Aluguel de temporada com conforto e segurança. Utilizando o nosso link, ao se cadastrar e fazer sua primeira reserva, você ganha um crédito para sua próxima viagem.
Utilize o UBER pra se deslocar por São Paulo com segurança, rapidez e atendimento de qualidade. Utilizando o nosso link, após se cadastrar e completar a sua primeira viagem você receberá um credito para utilizar na sua próxima viagem.

Fazendo sua reserva pelos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉
Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

35 Comentários

    • Puxa que responsabilidade! Então se vierem terei que me oferecer como guia, hahaha… Acho que Sampa tem sim seus encantos, então tento mostrar isso aqui, para que outros também aproveitem. Não vivemos no paraíso, mas podemos usufruir do que a cidade tem de bom. E principalmente pela filhota, tento ter essa visão positiva no dia a dia, para curtir a cidade juntinhas… Beijos!

    • É um cantinho ainda pouco conhecido, mesmo sendo ligado ao Municipal… E o complexo arquitetônico ficou muito interessante… O moderno e o clássico. Assim como a programação!

  1. Já disse para vocês que amo passear em Sp através dos posts do Familia Viagem?
    Essa é uma obra que adoraria conhecer. Belo exemplar de arquitetura. Lindo demais por foto, ao vivo deve ser ainda mais bonito.

    Abraços,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    • Puxa Fran, que legal que goste dos posts… Nossa ideia é justamente essa de mostrar o que temos de bom e não ficar criticando os problemas. Toda cidade tem seus encantos,né? Então vamos aproveitar!!!

  2. São Paulo não é uma cidade que muitos portugueses conheçam. No Brasil, preferimos ir até ao Recife, Rio de Janeiro, Amazónia. Mas, nesta página, achei São Paulo uma cidade bem interessante.

    • Realmente São Paulo tem um perfil diferente de outros destinos turísticos aqui do Brasil. É mais voltada para atrações culturais, artísticas e históricas…Bem urbana!

  3. Quando vi as primeiras fotos que publicaste me lembrei logo do CCB de Lisboa. Um bloco de cimento estilo com linhas rectas e limpas. Gosto muito e se um dia irei até SP com certeza irei visitar. Obrigada pela dica 😉

  4. Parece um lugar muito interessante. Não só pela arquitectura e pela beleza do edifício, mas por tudo o que inclui no seu interior. Vou incluir na lista dos lugares a visitar em São Paulo. Obrigada pelas dicas! 😉

    • É Camila, eu também demorei para conhecer e olha que fico procurando coisas legais na cidade… Acabei indo por causa de uma exposição (Mafalda) e me surpreendi!

    • São Paulo tem pequenas surpresas como essa mesmo Giulia… E muitos atrativos a explorar! Mas acho que também podemos encontrar lugares assim em outras cidades do nosso Brazilzão sim, é só saber procurar que há muita coisa boa…

    • Realmente há muitas coias boas para aproveitar em São Paulo… E a ideia dos posts é mostrar essa Sampa tão diferente, que às vezes até a população daqui esquece que existe…

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!