Tour gratuito de bike elétrica pela Faria Lima em São Paulo

15
1221
Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

A região da Avenida Brigadeiro Faria Lima não é propriamente uma zona turística de São Paulo, mas certamente é uma zona de passagem frequente da população e visitantes. Trabalhei algum tempo por lá mas nunca tinha me dado conta de que há características marcantes nessa área e sabia pouco da história local.

Dando sequência aos nossos passeios de bike para conhecer São Paulo decidimos conferir o que o projeto Bike Tour SP tinha a revelar sobre esta região. E fizemos o passeio duas vezes, pois agora ele traz uma novidade: bicicletas elétricas! Então bóra pro repeteco…

Projeto Bike Tour SP

Já apresentamos o Bike Tour aqui no blog. É um passeio gratuito de bicicleta, monitorado e com o auxílio de um aparelho de áudio para a apresentação de informações e curiosidades sobre os pontos turísticos visitados. As bicicletas, capacetes, cadeirinhas são todos fornecidos gratuitamente para o passeio.

Saiba como funciona e como participar dos passeios gratuitos do Bike Tour SP

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Atualmente são sete percursos. Nós fizemos o “test drive” de todos e estamos compartilhando, aos poucos, estas experiências aqui no blog:

Roteiro Faria Lima – Bike Tour SP

Vou me concentrar no segundo passeio que fizemos nesse roteiro. Optamos por fazê-lo pela manhã, no grupo que parte às 10h30. Um sabadão de frio congelante, mas bem ensolarado. Melhor assim, pois o primeiro foi sob uma chuvinha bem chata!

O local de encontro é bem tranquilo: ao lado do Museu A Casa, que recebe exposições e atividades culturais como cursos, palestras, debates e lançamentos de livros.

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

As bicicletas elétricas deixam o trajeto mais leve e acessível, o que nem seria necessário, pois o trajeto é todo em ciclovia plana. Mas é divertido poder acelerar um pouco sem fazer esforço.

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Desta vez um fato inusitado: o passeio em grupo acabou virando exclusivo. Ninguém mais inscrito nesse horário.

Começamos o passeio no início da Avenida Brigadeiro Faria Lima e seguimos pedalando direto até a altura do número 2.700, nossa primeira parada para conhecer o Museu da Casa Brasileira, que é dedicado ao tema da moradia pelo viés da arquitetura e do design. O museu não é muito conhecido, mas vale uma visita. O acervo permanente é interessante e sempre há mostras legais e eventos, inclusive alguns voltados para crianças.

Leia também: Conheça o MCB –  Museu da Casa Brasileira

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

De lá vamos retornando para o ponto de partida e parando em alguns pontos de interesse, onde escutamos o audio com curiosidades e fatos do local. São paradas rápidas pelo tradicional  Esporte Clube Pinheiros, Shopping Center Iguatemi (hoje em dia um luxo! Mas que já foi bem simplezinho), Alameda Gabriel Monteiro da Silva (point do comercio de decoração e design).

Assine nossa newsletter para receber gratuitamente dicas de viagem e de passeios diretamente no seu email!


Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Chegamos então ao Largo da Batata, provável berço do bairro de Pinheiros, que é uma zona bem popular e com um histórico de degradação, mas que vem passando por melhorias e recebeu uma estação de metrô e um bicicletário público com cerca de cem vagas.

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Mais pedaladas e vamos ao trecho que marca o início da Vila Madalena, região “descolada” e altamente cultural,  que concentra também muitos bares e restaurantes.

A última parada é em frente ao Instituto Tomie Ohtake, um espaço que recebe mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, além de espetáculos teatrais e eventos como debates e palestras.

A edificação por si só já é uma atração e se tornou uma referência no cenário. Com arquitetura de formas e cores marcantes, abriga dois conjuntos de escritórios, um centro de convenções, um teatro e o instituto. O autor do projeto é o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista homenageada e que dá nome ao local.

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Estes dois pontos finais coincidem com outra rota do Bike Tour SP, o da Vila Madalena, que já apresentamos aqui no blog.

Curiosidade:  O engenheiro José Vicente Faria Lima foi o 28º Prefeito de São Paulo (1965 – 1969), substituindo Francisco Prestes Maia e sendo sucedido por Paulo Maluf. Sua gestão foi marcada por diversas obras de desenvolvimento urbano.

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Serviço:

Bike Tour SP: Rota Faria Lima

Bike Tour SP Roteiro Faria Lima São Paulo

Horário: Sábado, com cinco saídas: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h. (Vigente à epoca da publicação deste post. Confirme sempre as informações no site oficial)

Roteiro:

*Com partida e chegada ao lado do Museu A Casa. Av. Pedroso de Morais, 1216

  • Museu da Casa Brasileira
  • Avenida Brigadeiro Faria Lima
  • Esporte Clube Pinheiros
  • Shopping Iguatemi
  • Jardim Europa e seus renomados arquitetos
  • Alameda Gabriel Monteiro da Silva
  • Largo da Batata
  • A Vila Madalena
  • Instituto Tomie Ohtake

A Casa – Museu do objeto brasileiro

MCB – Museu da Casa Brasileira

Instituto Tomie Ohtake

Esporte Clube Pinheiros

Shopping Iguatemi

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

Economize na sua viagem, aproveitando as ofertas dos nossos parceiros!

Reserve seu hotel ou hostel em São Paulo pelo Booking.com. Melhor preço garantido, sem taxa de reserva e a maioria das reservas podem ser canceladas sem custo.
Sinta-se em casa em São Paulo, reservando sua hospedagem pelo Airbnb. Aluguel de temporada com conforto e segurança. Utilizando o nosso link, ao se cadastrar e fazer sua primeira reserva, você ganha um crédito para sua próxima viagem.
Utilize o UBER pra se deslocar por São Paulo com segurança, rapidez e atendimento de qualidade. Utilizando o nosso link, após se cadastrar e completar a sua primeira viagem você receberá um credito para utilizar na sua próxima viagem.

Fazendo sua reserva pelos nossos parceiros, receberemos uma pequena comissão pela indicação, mas você não paga um centavo a mais por isso. Você tem a garantia das melhores ofertas e ainda ajuda a manter este blog (e terá a nossa eterna gratidão!) 😉

 

15 Comentários

    • Que legal que curte os posts… Gosto muito de escrever sobre Sampa. Mesmo sendo moradora, gosto de viajar por ela como se fosse de longe. A gente acaba percebendo coisas que a rotina dos habitantes não permite. E a vida fica mais interessante no meio do caos… Por isso decidi compartilhar minhas experiências…

    • Além de divertido, também traz muitas informações. Até mesmo para quem é daqui! Eu mesma que acho que conheço tanto da cidade aprendi muitas coisas nos passeios!

  1. Também quero andar de bike elétrica! A Mônica e família já viciaram no bike tour. gostaram tanto que já estão repetindo alguns. E dá pra levar os pequenos, o que é uma coisa bem legal!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!