Museu da Casa Brasileira em São Paulo

6
861
Museu da Casa Brasileira em São Paulo

O Museu da Casa Brasileira em São Paulo é dedicado ao tema da moradia pelo viés da arquitetura e do design, sendo referência nessas áreas e também promovendo o resgate e a preservação da memória sobre a diversidade do “morar” do brasileiro.

Descrito assim parece um local para um público específico de profissionais ou adultos interessados nesses temas, mas é uma imagem equivocada. Os eventos são bem abrangentes e voltados para toda a população, inclusive alguns específicos para crianças. E se renovam a cada mês.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo

Não é um espaço muito conhecido nem mesmo pelos moradores da cidade, o que é uma pena, pois além do rico acervo, oferece uma programação com exposições temporárias, apresentações artísticas, debates, palestras e diversos eventos ligados a assuntos como urbanismo, habitação, mobilidade urbana e sustentabilidade.

O museu

O MCB está instalado em um charmoso casarão que no fundo abriga um lindo jardim. Espaços que já justificam uma visita. Criado em 1970 como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, ele fica em um solar neoclássico construído entre 1942 e 1945, originalmente para abrigar o ex-prefeito de São Paulo (1934-1938) Fábio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi Prado.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo

O projeto arquitetônico é de Wladimir Alves de Souza e foi inspirado no Palácio Imperial de Petrópolis (RJ). O casal morou na residência por 18 anos e a transformou em centro de grandes recepções oficiais. Após a morte de Fábio Prado, que não deixou herdeiros, a esposa Renata Crespi doou o imóvel para a Fundação Padre Anchieta, que cedeu o prédio em comodato à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo

Vale a pena conferir: Museum Week 2016 – Nossa seleção de museus imperdíveis!

Exposições Permanentes

Coleção MCB: com parte do acervo da instituição, constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo

A Casa e a Cidade (Coleção Crespi Prado): que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonistas de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo

Exposições Temporárias

Além dessas exposições permanentes, o museu apresenta exposições temporárias. Em uma de nossas visitas as exposições eram:

5ª Mostra de Jovens Designers: um painel da produção dos estudantes brasileiros da área, reunindo produtos e protótipos de 63 universitários de oito estados.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo

Casa do Brasil 2014 – Sobrevivências/Uma exposição sobre vivências: Carandiru: A exposição revela as soluções encontradas pelos detentos para as condições de vida enfrentadas no cotidiano do presídio.

Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo Museu da Casa Brasileira em São Paulo

Leia também: MASP – Museu de Arte de São Paulo

Restaurante Santinho

Lá funciona também uma unidade do restaurante Santinho, que é simplesmente maravilhoso! Infelizmente não muito barato e muito concorrido…

Museu da Casa Brasileira em São Paulo

Serviço

MCB – Museu da Casa Brasileira

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Telefone: (11) 3032-3727 e (11) 3026-3900

Horário: O MCB funciona de terça a domingo, das 10h às 18h

Ingresso: Pago – consulte o valor no site do museu. Maiores de 60 anos e crianças até 10 anos não pagam. Gratuito ao público em geral aos sábados, domingos e feriados.

Como chegar:

  • Carro: para quem vai de carro, existe um estacionamento (pago) no local.
  • Metrô: a estação de metrô mais próxima é a Faria Lima (linha 4 – amarela). Da estação ao museu é possível ir caminhando por cerca de 25 minutos (1,7 km) ou pegar alguns dos ônibus que percorra a Faria Lima (percurso de cerca de 10-15 minutos).
  • Trem CPTM: a estação mais próxima é a Cidade Jardim (linha 9 – esmeralda). Da estação ao museu é preciso ir caminhando por cerca de 15 minutos (1 km).

6 Comentários

    • Acompanhe a programação que sempre há algo interessante. As exposições temporárias são bem diversificadas. E o jardim é mesmo uma graça…

    • Pois é… Quando falo dele sempre vejo aquela cara do tipo “nunca ouvi falar, isso existe?”. Eu mesma demorei para descobrir… Sempre passando em frente e não dava a mínima… Agora fico de olho na programação, que está sempre com coisa nova!

  1. O mais legal de lá é justamente a atualização… Além do acervo, sempre há pelo menos uma mostra temporária, dos mais variados assuntos… Tente ir em um dia com programação para os pequenos, não é raro acontecer…

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!