Pedalando pela Vila Madalena com o Bike Tour SP

20
1362
Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

A Vila Madalena é um bairro de muitas faces e que respira cultura. Arborizado, reúne os moradores tradicionais com suas grandes casas antigas e um público mais recente de artistas e intelectuais. Durante os anos 70 foi reduto de estudantes. Nos anos 80 começou a receber bares, galerias de arte e lojas de grife. Na década 90 tornou-se finalmente um dos locais mais “descolados” da cidade.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

No entanto, apesar de ser um bairro bem charmoso e com várias atrações, confesso que não sou assídua frequentadora e prefiro outras freguesias… Mas acho fundamental conhecê-lo e indico aqui uma forma bem interessante de ter um primeiro contato com ele: com o Bike Tour SP.

É um passeio gratuito de bicicleta, monitorado e com o auxílio de um aparelho de áudio para a apresentação de informações e curiosidades sobre os pontos turísticos visitados. Nós explicamos tudo sobre o tour e como participar no post: Conheça São Paulo pedalando com o Bike Tour SP

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Atualmente são sete percursos.  Nós fizemos o “test drive” de todos e estamos compartilhando estas experiências aqui no blog.

Bike Tour SP – Roteiro Vila Madalena

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Então vamos pedalar pela Vila Madalena?

Não conseguimos o primeiro horário (nossa preferência), mas fomos ainda cedo, no segundo grupo que parte às 10h30. Domingão de clima agradável. O local de encontro é bem tranquilo: ao lado do museu A Casa, recebe exposições e atividades culturais como cursos, palestras, debates e lançamentos de livros.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Um diferencial deste roteiro é que ele conta com bicicletas elétricas, que deixam o trajeto mais leve e acessível, já que a região é caracterizada por enormes ladeiras. Adoramos! Muito fáceis de usar, elas também estavam bem conservadas.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena
Crédito: Bike Tour SP/divulgação

Os guias eram muito simpáticos e preparados. A que liderava narrou bem a história da Vila Madalena e relatou várias curiosidades do bairro, bem como apresentou os atrativos locais. O outro foi fotografando e dando um suporte, especialmente necessário naquele local, já que a região não conta com boa estrutura de ciclovia e a maior parte do tour é feita em vias normais e movimentadas.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

A primeira parada foi em uma bela praça, onde paramos para ouvir a história da formação do bairro e a origem do nome: dizem que o antigo proprietário daquelas terras era um português que tinha três filhas: Ida, Beatriz e Madalena, daí os atuais bairros da Vila Beatriz, Vila Ida e Vila Madalena.

De lá partimos para a região que concentra os principais bares, que funcionam o dia todo, mas “fervem” mesmo à noite. São dezenas de opções para todos os gostos e bolsos…

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

No caminho vamos percebendo os nomes das ruas, em geral bem líricos: Paulistânia, Harmonia, Girassol, Purpurina, Wisard, Original… Dizem que foram assim batizadas por sugestão de estudantes e participantes do movimento anarquista, que queriam quebrar a tradição de homenagear autoridades públicas.

Chegamos assim em um dos pontos mais legais da vila: o Beco do Batman, que fica entre duas ruas (Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque), uma coletânea de grafite a céu aberto que surgiu na década de 80, quando pintaram em um muro um desenho do homem-morcego dos quadrinhos da DC.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Desde então o beco passou a atrair artistas plásticos e as paredes se transformaram em uma verdadeira galeria de grafite e arte urbana. Os desenhos são renovados constantemente e a comunidade ajuda a conservá-los. No dia do nosso tour encontramos um grupo de artistas em plena ação!

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Na sequência passamos pela Galeria Choque Cultural, uma das principais referências em arte urbana e novas linguagens contemporâneas, que apresenta jovens artistas ao lado de nomes já consagrados e internacionais. Ao lado fica a interessante Escadaria do Patápio, que está entre as ruas Patápio Silva e Medeiros de Albuquerque. Totalmente revitalizada, ela é um símbolo artístico do bairro, com seus 94 degraus revestidos por azulejos decorados que formam painéis multicoloridos.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

A última parada é em frente ao Instituto Tomie Ohtake, um espaço que recebe mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, além de espetáculos teatrais e eventos como debates e palestras.

A edificação por si só já é uma atração e se tornou uma referência no cenário. Com arquitetura de formas e cores marcantes, abriga dois conjuntos de escritórios, um centro de convenções, um teatro e o instituto. O autor do projeto é o arquiteto Ruy Ohtake, filho da artista homenageada e que dá nome ao local.

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Na frente do instituto fica a badalada Lanchonete da Cidade, uma das patrocinadoras desta rota. Aqui conto um segredinho e estrago a surpresa: na despedida, fomos presenteados com um voucher que dá direito a uma deliciosa limonada e uma pequena porção de batata frita. Cortesia da casa!

Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena Bike Tour SP Roteiro Vila Madalena

Bike Tour SP – Serviço:

Site oficial: Bike Tour SP: Rota Vila Madalena

Horário: Domingo, com cinco saídas: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h

Roteiro: Com partida e chegada ao lado do museu A Casa. Av. Pedroso de Morais, 1216

  • Museu A Casa
  • Bares da Vila Madalena
  • Beco do Batman e o grafitti no Brasil
  • Galeria Choque Cultural
  • Escadaria do Patápio
  • Instituto Tomie Ohtake
  • Lanchonete da Cidade

 

20 Comentários

  1. Guaciara tô devendo aqui um post sobre o Bike Kids, passeio todo pensado e na medida pros pequenos, mas logo sai. Confira lá na página deles que é bem legal!

    • Exatamente Naiara! Grátis!!! O Projeto é muito legal, há várias rotas por Sampa. Eles pedem a doação de 2kg de alimento, então passeamos e ainda ajudamos uma ação social!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!