Um dos passeios que mais nos surpreendeu em nossa viagem à Atlanta, nos Estados Unidos, foi nossa visita ao Fernbank Museum of Natural History. Haviamos programado passar apenas a manhã neste museu, mas o museu é tão interessante e minhas filhas estavam tão encantadas que mudamos os planos e acabamos ficando até o fechamento do museu.

Atlanta Fernbank Museum

O Fernbank Museum

O museu abriu suas portas em 1992 e é uma das principais atrações em Atlanta. Considerado um dos dez maiores museus do mundo sobre dinossauros, possui a maior sala de projeções IMAX do estado da Georgia e combina exposições permanentes e temporárias, sempre mesclando conhecimento e diversão.

Cercado pelas centenárias árvores da Fernbank Forest, o prédio do museu é muito bonito, na sua entrada está a Dinosaur Plaza, que tem como peça central uma esculturas de bronze retratando uma família de dinossauros

Atlanta Fernbank Museum - Dinosaur Plaza Atlanta Fernbank Museum - Dinosaur Plaza

O museu tem 3 andares divididos em galerias de exposições, centros de atividades, salas de projeção IMAX, auditórios e café.

Exposições

As exposições são bastante interessantes, com muitas informações, visualmente bem planejadas. Todas contam com atividades, painéis e joguinhos para atrair a atenção e despertar a curiosidade das crianças.

Giants of the Mezozoic

Impossível não perceber essa impressionante exposição, assim que se adentra o museu. Instalada  no hall central do piso inferior, ela pode ser vista de qualquer um dos andares.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Aqui é recriada uma cena ambientada na Patagonia Argentina, na era mezozóica, onde habitaram os maiores dinossauros do mundo. É possivel ver um Argentinosaurus se defendendo de um ataque surpresa de um Giganotosaurus, enquanto um bando de Pterodaustros and Anhangueras sobreavoam, acompanhando atentos o desenrrolar da disputa.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Ao lado do Great Hall existe um terraço, onde está instalada uma escultura de um Stegosaurus. Dali se tem uma bela vista da Fernbank Forest no entorno do museu.

Atlanta Fernbank Museum

The Star Gallery

Esta galeria simula uma noite de céu estrelado, e no seu teto estão representadas 542 estrelas e uma variedade de constelações. Fica no piso inferior do museu.

Atlanta Fernbank Museum

Minhas filhas curtiram ficar deitadas no chão, mirando o teto e tentando achar as estrelas e constelações mais conhecidas. É uma boa galeria pra se visitar quando as crianças precisarem de uma atividade mais calma ou os pais quiserem sentar (ou até deitar) pra descansar um pouco.

World of Shells

Esta exposição mostra uma imensa variedade de conchas que podem ser encontradas ao redor do mundo. Localizada numa salinha pequena, nos fundos da Star Gallery, no piso inferior.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Atlanta Fernbank Museum

A Walk Through Time in Georgia

Esta exposição se desdobra em duas frentes, mostrando a história natural no estado da Georgia e o desenvolvimento do nosso planeta.  Andando pelas suas galerias, podemos ver através de dioramas e achados geológicos e fósseis diversos habitas, como as Appalacchian Mountains, o pântano de Okefenokee e  a Galeria dos Dinossauros entre outros.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Conveyed in Clay: Stories from St. Catherines Island

Essa exposição permite explorar cinco mil anos de evolução humana, pelo estudo das cerâmicas de argila produzidas pelo Homem. A exposição aborda ainda como os índios nativos americanos foram se adaptando à presença dos colonizadores e sua cultura, pelo estudo dos artefatos indígenas coletados ao longo dos anos.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

De Soto’s Footsteps: New Archaeological Evidence from Georgia

Expõe uma série de artefatos descobertos em escavações e expedições arqueológias que comprovam que o famoso conquistador Hernando de Soto promoveu uma expedição à região que hoje ocupa o estado da Georgia.

De Soto's Footsteps: New Archaeological Evidence from Georgia De Soto's Footsteps: New Archaeological Evidence from Georgia De Soto's Footsteps: New Archaeological Evidence from Georgia De Soto's Footsteps: New Archaeological Evidence from Georgia

Reflections of Culture

Parte do princípio que examinando quem você usa, diz quem você é.  Explora como os povos do mundo todo expressam sua individualidade e suas crenças no seus trajes e adornos que usam.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Atlanta Fernbank Museum

Fernbank Museum para crianças

O Fernbank Museum é voltado para o conceito de educar brincando. Por todo o museu existem displays informativos que funcionam como jogos, despertando o interesse das crianças ao mesmo tempo que provê informação.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Além disso, na entrada do museu tinha um stand com folhinhas de joguinho tipo “Scavenger Hunt” (caça ao tesouro), onde a criança tinha que encontrar os itens que se pedia ali no papel, ao percorrer as diferentes exposições do museu. No site do museu também existe uma página para dowload de diversas atividades como bingo e caça ao tesouro, para serem esenvolvidas durante a visita ou atividades como quebra cabeça e liga pontos pra serem feitas em casa. Existem diversas atividades, classificadas pelo nivel escolar da criança. Vale muito a pena ir para o museu já com algumas atividades impressas. A criançada ama! O único porém é que tudo está em inglês, então pra quem não tem conhecimento do idioma, vale mais a pena as atividades mais “visuais” e que requerem pouca escrita e leitura.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

O Fernbank promove aos finais de semana atividades e festas temáticas family-friend. No dia que visitei era o dia dos piratas (Pirate Day), e tinha muitas crianças fantasiadas de pirata visitando o museu. Voluntários ficavam no Great Hall fazendo espadas de jornal pras crianças e aplicando tatuagens temporárias e recreadores, fantasiados de piratas, faziam uma série de brincadeiras e performances. Todas as atividades são gratuitas.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

No Fernbank Museum tem um fraldário reservado, onde a mamãe pode promover os cuidados do bebê e amamentar com toda calma e privacidade. Além desse fraldário reservado tem ainda fraldários semi-privados no banheiro feminino. Ambos de uso gratuito.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

O Fernbank tem na sua cafeteria um Menu Kids, que inclui além do lanche um brinde para as crianças e copo souvenir.

Atlanta Fernbank Museum

Nature Quest

Esta foi de longe a área que minhas filhas mais curtiram no museu. É um imenso playground onde os pequenos se sentem verdadeiros exploradores e cientistas. Representando diversos habitas diferentes, educa e diverte. Tem o pântano, o oceano, as rochosas, a floresta…

atlanta-fernbank-museum-of-natural-history-nature-quest (2) Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Recomendo deixar esta área pra encerrar a visita ao museu, pois é quase certo que depois de visitar este espaço as crianças vão achar as outras exposições “chatas” (não são, mas não tem como competir com um playground imenso, não é mesmo?). Também aconselho reservar no mínimo uma hora para esta atividade, porque tem muita coisa pra explorar e é quase certo que independente do tempo que você passar por aqui, os pequenos ainda assim vão reclamar na hora de ir embora: -“Só mais um pouquinho… deixa, vai?!”.

Estrutura de apoio ao visitante

O Fernbank é muito bem estruturado, com banheiros limpos, total acessibilidade para cadeirantes com portas e corredores largos e elevadores.

Estacionamento

Dispõe de dois estacionamentos com uso gratuito durante o tempo da visita.

Atlanta Fernbank Museum

Fernbank Cafe

É uma cafeteria e uma lanchonete que fica no piso inferior. Tem um cardápio enxuto, composto de lanches, wraps, sopas e saladas. Possui cardápio kids.

Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum Atlanta Fernbank Museum

Além da cafeteria, no térreo existem máquinas do tipo vending machines que vendem bebidas e guloseimas.

Armários

Existem armários no museu, que podem ser utilizados pelo dia todo. Os armários tem tamanho médio, cabendo uma bolsa de fraldas ou mochila pequena. O custo para a primeira utilização do armário é 25 cents de dolar (utiliza apenas moedas de quarter). O visitante coloca seus pertences no armário, fe4cha a porta, coloca a moeda e retira e leva consigo a chave. Caso tenha que abrir o armário ao longo do dia, a cada novo fechamento do armário se paga mais 25 cents. Tem máquinas que trocam notas por moedas de quarter pra facilitar quem não tiver trocado.

Fernbank Museum of Natural History Fernbank Museum of Natural History

Nossa opinião sobre o Fernbank Museum

Gostamos demais da nossa visita. O museu tem excelentes instalações e as exposições são super interessantes, tanto para adultos quanto para crianças, e mesmo quem não domina o inglês consegue aproveitar bastante, já que tem muitos recursos visuais.

O que era para ser um passeio de meio dia, acabou, muito divertidamente, nos tomando o dia todo – isso já mostra que apreciamos a visita e recomendamos como um passeio imperdível pra quem for a Atlanta, especialmente com crianças.

Pesquise na internet os dias em que haverá evento especial (tem tanto eventos voltados pro público infantil, quanto eventos pro público adulto). E quem for com criança não deixe de imprimir algumas atividades disponíveis nosite para promover jogos e caça ao tesouro durante a visita.

 

Serviço:

Fernbank Museum of Natural History

Endereço: 767 Clifton Road NE – Atlanta

Horário: Segundas a sábados das 10h às 17h e domingos do meio dias às 17h

 

Ingresso: Pode ser adquirido direto na bilheteria (consulte o site para preços e condições). Faz parte das atrações que integram o passe CityPASS Atlanta

Recomendamos sempre consultar o site oficial para confirmar se não houve alteração nas informações aqui apresentadas.

#MuseumWeek 2016

#MuseumWeek é uma iniciativa cultural, que se originou na rede social Twitter e que tem como finalidade promover os museus ao redor do mundo, mostrando suas atividades, cotidiano e bastidores.

Museumweek-logo

A #MuseumWeek 2016 vai acontecer de 28/03 a 03/04, e durante este período, nós do Família Viagem estaremos relembrando nossas visitas a diversos museus mundo afora. Para não perder nada desse movimento, nos acompanhe também no:

INSTAGRAM     –     TWITTER     –     FACEBOOK

Este post faz parte da Blogagem Coletiva organizada pela RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, para marcar o início da #MuseumWeek 2016.

Veja outros blogs que também estão participando:

Geral

A Fragata Surprise: Casas-museus: a vida cotidiana de gente muito especial

Despachadas: 5 Museus Interativos ao redor do mundo

D&D Mundo Afora: 9 museus no Brasil

Europa

Alemanha

Tá indo pra onde?: Ilha dos Museus (Berlim)

Viajoteca: 5 museus inusitados em Berlin (Berlim)

Pequenos pelo Mundo: Museus de  Automóveis na Alemanha

A Li na Alemanha: Museu Mercedes-Benz (Stuttgart)

Bulgária

Escolho Viajar: Museu Nacional de História Militar (Sofia)

Espanha

Virando Gringa: Museo Atlantico (Canarias)

Comendo Chucrute e Salsicha: Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla (Sevilla)

Esto Es Madrid, Madrid: Museo de Altamira (Santillana del Mar)

Sol de Barcelona: Fundación Joan Mirò (Barcelona)

França

Viagem LadoB: Museu: Museé D’Orsay (Paris)

A Path to Somewhere: Centre Pompidou (Paris)

Destinos por onde andei…: Louvre (Paris)

Direto de Paris: Musée Rodin (Meudon)

SOSViagem: Museu do Louvre X Museu d’Orsay (Paris)

Apure Guria: Antigo Egito no Museu do Louvre: incrível! (Paris)

Grécia

Viaje Sim!: Museu Arqueológico de Delos (Ilha de Delos)

Fourtrip: Museus de Atenas (Atenas)

Holanda

Novo Caroneiro: Sexmuseum (Amsterdã)

Hungria

Juntando Mochilas: Museu do Terror (Budapeste)

Irlanda

The Life of isa: 4 museus gratuitos em Dublin (Dublin)

Itália

Passeios na Toscana: Palazzo Pitti (Florença)

The Nat’s Corner: Pinacoteca de Brera (Milão)

Vou pra Roma: Museus do Vaticano (Roma)

Roma Pra Você: Galleria Borghese (Roma)

Grazie a Te: Corredor Vasariano (Firenze)

Malta

Viagens Invisíveis: Palácio dos Grandes Mestres e Armaria (Valeta)

Reino Unido

No Mundo da Paula: Museum of London (Londres)

Vamos Viajar: British Museum (Londres)

Segredos de Londres: Victoria and Albert Museum (Londres)

Mochilão Barato: Madame Tussauds (Londres)

República Tcheca

Trilhas e Cantos: Museu do Comunismo (Praga)

Rússia

Love and Travel: Hermitage Museum (São Petersburgo)

Viajei Bonito: Museu da Vodka (São Petersburgo)

Suécia

Viajar pela Europa: Museu Vasa (Estocolmo)

Suíça

Carta sem Portador: Fondation Gianadda (Martigny)

Turquia

Viagem a Dois: Palácio Topkapi (Istambul)

América do Sul

Argentina

Sonhando em Viajar!: Buque Museo Fragata A.R.A. “Presidente Sarmiento” (Buenos Aires)

Brasil

Coisos on the go: Museu Inhotim (Brumadinho/MG)

E aí, Férias!: Museu Imperial (Petrópolis/RJ)

Outro blog: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ)

#KariDesbrava: Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro/RJ)

O Melhor Mês do Ano: Museu do Futebol (São Paulo/SP)

Cantinho de Ná: Museu do Frevo (Recife/PE)

De Cá Pra Lá: Museu Palácio dos Bandeirantes (São Paulo/SP)

Viagens que Sonhamos: Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre/RS)

Nativos do Mundo: Museu da República (Rio de Janeiro/RJ)

Atravessar Fronteiras: CCBB – DF (Brasília/DF)

Embarque neste blog: Museu Casa Guilherme de Almeida (São Paulo/SP)

Vida de Turista: Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS

Mel a Mil pelo Mundo: Museu Julio de Castilhos (Porto Alegre/RS)

Devaneios de Biela: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) (Curitiba/PR)

Tirando Férias: Museu de Zoologia da USP (São Paulo/SP)

Viagem em Detalhes: Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência (São Paulo/SP)

Estrangeira: Museu Histórico de Alcântara (Alcântara – MA)

Viajar hei: Os melhores museus para levar as crianças entre Rio e São Paulo

Chile

Gastando Sola Mundo Afora: Museo Chileno de Arte Precolombino (Santiago)

Peru

De Mochila e Caneca: Museu da Inquisição (Lima)

América do Norte

Estados Unidos

Janela para o Mundo: Graceland (Memphis, Tennessee)

RenataPereira.tv: Bibliotecas e Museus presidenciais nos EUA – Lyndon Johnson Presidential Library and Museum (Austin, Texas)

Aquele Lugar: Museu do Ar e Espaço (Washington, D.C.)

Fica Dica Viagens: Vizcaya Museum (Miami, Florida)

Casal Califórnia: Museus no Balboa Park (San Diego, California)

Malas e Panelas: The Broad Museum (Los Angeles, California)

Felipe, o pequeno viajante: Museu de Anchorage, Alaska (Anchorage, Alaska)

Ideias na mala: Melhores Museus de San Francisco (San Francisco, California)

México

Viagem de Fuga: Museu Frida Kahlo (Cidade do México)

Uzi Por Aí: Museu Soumaya (Cidade do México)

Eu sou à toa: Casa-museu de Frida Kahlo e Casa-estúdio de Diego Rivera (Cidade do México)

Asia

China

Like Wanderlust: Museu Qin e os Guerreiros de Terracota (Xi’an)

Vietnã

Brazuka: Museu da Guerra – War Remnants Museum (Ho Chi Minh)

Japão

A Aventura Começa: Museu Meijimura (Inuyama)

Oceania

Australia

Coordenadas do mundo: Museu de Arte Contemporânea (Sydney)

Simone Hara

Sou paulistana, mãe coruja da Melissa e da Isabela, nerd assumida, louca por tecnologia e apaixonada por séries de TV.
Amo viajar, comer e bebericar uma boa cerveja.
Acho que viajar em família é o maior barato e quero dividir as minhas experiências com vocês!