Conheça São Paulo pedalando com o Bike Tour SP

21
1644
Bike Tour SP em São Paulo
Bike Tour SP (Viaduto do Chá)

Apesar de ter nascido em São Paulo e já ter rodado por toda a cidade, a cada dia acho que ainda conheço pouco… Há tanto para explorar e tantas iniciativas legais! Um exemplo é o Bike Tour SP, projeto que vou apresentar aqui, e que já vai completar três anos e só há pouco fui conferir. E que surpresa!

O que é o Bike Tour SP?

O Bike Tour SP é um passeio gratuito de bicicleta no qual os participantes são acompanhados por dois monitores, que vão mostrando alguns atrativos no trajeto com o auxílio de um aparelho de áudio que transmite uma gravação com informações e curiosidades sobre os pontos turísticos visitados. Um dos guias abre o caminho e faz as apresentações dos lugares interessantes e o outro vai dando suporte, fotografando tudo e “fechando” o grupo.

Bike Tour SP em São Paulo
Bike Tour SP em São Paulo
Crédito: divulgação

Cada passeio dura em média 1h15min. São dez vagas por grupo, com a possibilidade de incluir algumas crianças em cadeirinhas adaptadas para as bikes.

Regras gerais:

  • Crianças que saibam andar de bicicleta podem participar acompanhadas dos responsáveis;
  • Crianças de 1 a 5 anos (ou até 22kg) podem acompanhar o grupo em cadeirinhas instaladas na bicicleta do adulto (quantidade restrita);
  • O participante deve utilizar a bicicleta, o capacete e o colete fornecidos pela equipe;
  • Chegar ao local combinado com 30 minutos de antecedência do horário agendado;
  • Respeitar as regras e determinações dos monitores.

Como participar do Bike Tour SP?

A inscrição é feita com antecedência pela Internet pelo site oficial: Bike Tour SP. A reserva a garante o empréstimo da bicicleta, do capacete, do colete e do aparelhinho de áudio.

Pede-se a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis por pessoa, que serão destinados a entidades assistenciais.

Por onde o Bike Tour SP passa?

Atualmente as rotas são:

  1. Centro Velho
  2. Centro Novo
  3. Avenida Paulista
  4. Parque do Ibirapuera
  5. Faria Lima
  6. Vila Madalena
  7. Região da Berrini

Algumas rotas são realizadas aos sábados e outras aos domingos. Há várias opções de horários, pela manhã e pela tarde.

Além disso, existe uma rota, que é voltada para crianças, a Bike Kids.

As bikes

No geral as bicicletas são bem conservadas e confortáveis, com a possibilidade de levar até três crianças no grupo nas cadeirinhas adaptadas. Dianteira para os menorzinhos (até 15 kg) e traseira para os maiores (até 22 kg).

Bike Tour SP em São Paulo
Crianças também têm vez no Bike Tour SP
Bike Tour SP em São Paulo
Cadeirinha para crianças

Os modelos diferem de acordo com as rotas, mas são muito semelhantes no desempenho e características. O destaque fica apenas na rota da Vila Madalena, que por ser um trajeto marcado por grandes ladeiras acabou demandando o uso de bikes elétricas. Uma experiência bem diferente!

Bike elétrica do Bike Tour SP
Bike elétrica do Bike Tour SP
Bike elétrica do Bike Tour SP
Bikes elétricas usadas na rota Vila Madalena
As bikes usadas no Centro
As bikes usadas no Centro
As bikes usadas no Ibirapuera no Bike Tour SP
As bikes usadas no Ibirapuera no Bike Tour SP

Há ainda o Bike Kids, um passeio específico no qual as crianças  (até 8 anos de idade) vão em um trailer especialmente desenvolvido para elas. Para cada criança inscrita, uma bicicleta padrão pode ser reservada para um acompanhante pedalar junto. Inicialmente ocorria na Rota Centro Novo, mas recentemente foi transferido para a Rota Avenida Paulista.

Criançada no trailer da rota bike kids do Bike Tour SP
Criançada no trailer da rota bike kids do Bike Tour SP
Bike kids, o tour da turminha no Bike Tour SP
Bike kids, o tour da turminha no Bike Tour SP

Assine nossa newsletter para receber gratuitamente dicas de viagem e de passeios diretamente no seu email!


Particularidades e dicas gerais

  • Os monitores são voluntários e, em geral, bem simpáticos e preparados.
  • O aparelho de áudio é individual, semelhante a um walkman. Funciona bem na maior parte dos lugares, mas está sujeito a ruídos e interferência em outros. O ideal é ficar próximo do guia para uma melhor recepção. Em algumas rotas os aparelhos não são utilizados, sendo substituídos por uma caixa de som que é levada na bicicleta guia. A adaptação foi necessária por se tratarem de trajetos com alto grau de interferência, que prejudicava muito as transmissões.
Os aparelhos de áudio usados no Bike Tour SP
Os aparelhos de áudio usados no Bike Tour SP
A caixa de som também usada no Bike Tour SP
A caixa de som
  • A escolha do horário é um lance bem pessoal, mas nós sempre gostamos de ir logo no primeiro do dia. Principalmente no verão, é mais indicado para aproveitar uma temperatura mais amena e também fugir das tradicionais chuvas da tarde. E depois podemos aproveitar o dia para explorar mais detalhadamente a região à pé.
  • Use roupas e sapatos confortáveis, leve água e máquina fotográfica. Quase todas as bikes contam com uma pequena bolsinha ou cesta na frente, nas quais é possível colocar pequenos pertences. Mas uma mochilinha pequena pode ser útil para levar coisas pessoais com mais segurança.
A bolsinha da bike do Bike Tour SP
A bolsinha da bike
A bolsinha da bike do Bike Tour SP
E a cestinha
  • O passeio pode ser cancelado ou interrompido em caso de chuva forte. Mas se for apenas uma garoa, ele costuma ocorrer normalmente. Em algumas rotas eles até emprestam capas de chuva.
  • Lembramos que o objetivo do passeio é apenas apresentar os atrativos de uma forma diferente, não tenha a expectativa de conhecer a rota a fundo. São pequenas paradas nas quais é possível contemplar os lugares, tirar algumas fotos e saber um pouquinho da história e curiosidades. A ideia é que depois se explore com mais calma o que achar interessante.

Decidimos fazer o test drive de todas as rotas e estamos adorando tanto que está difícil concluir qual a mais legal, pois cada uma tem suas particularidades. Vamos contar estas experiências aqui no blog ao longo das próximas semanas.

UPDATE – Já testamos várias rotas e abaixo estão os nossos relatos:

Nossos passeios com o  Bike Tour SP

Gostou dessa dica? Então que tal dar um Pin?

Que tal conhecer as principais atrações turísticas da capital paulista de um jeito diferente? São vários roteiros de bicicleta - todos gratuitos e com guias - que percorrem as principais atrações da cidade

 

Todas as informações são referentes à data da publicação deste post. Recomendamos sempre consultar junto ao estabelecimento e/ou serviço se houve alguma alteração.

21 Comentários

    • Pois é Nathalia e já faz três anos! Eu que moro aqui e vivo procurando novidades só estou conhecendo agora! E olha que amo passear pela cidade e adoro andar de bike…

  1. Excelente programa da bike tour. Gostei muito do post e vcs fizeram mais de um roteiro,né ? Esse da Vila Madalena tb deve ser interessante.Vou compartilhar com meu filho que mora aí e ,às vezes, fica nos fds.

    • Lilian, são todos bem legais e cada um com seu atrativo. O da Vila Madalena é bem diferente por ser feito em bike elétrica, pois tem muitas ladeiras no caminho. E a região é marcada por bares, ruas arborizadas e muita arte de rua… Em breve publicarei um post específico sobre ele no blog, está a caminho!

  2. Oie amei esse post, vou compartilhar lá nas Passeadeiras! Achei “a nossa cara”. Adoro esses passeios alternativos e a idéia da carretinha para crianças é uma graça! 🙂 Parabéns!

    • É uma iniciativa bem legal mesmo… E cada passeio com um charminho. O Bike Kids é uma festa, minha pequena amou! Em breve relatos de todos no blog, muita coisa para contar…

Comments are closed.