Parque Butantan em São Paulo: piquenique e muito verde, entre cobras e macacos!

11
3156
Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo

Quando se fala no Instituto Butantan, logo surge a imagem de cobras, escorpiões e a produção de vacinas. Mas o que muita gente não sabe é que o espaço onde ele está sediado é um lindo parque aberto ao público, uma opção de passeio para curtir a natureza e também vivenciar um pouco da história e conhecer um pouco mais sobre o fantástico mundo das ciências.

Parque Butantan em São Paulo

Uma imensa área verde que abriga prédios históricos, museus, serpentário e várias atrações para toda a família. É lá que amamos passear nos fins de semana e também fazer deliciosos piqueniques…

Brincando no Parque Butantan em São Paulo

Brincando no Parque Butantan em São Paulo

Brincando no Parque Butantan em São Paulo

Piquenique no Parque do Butantan em São Paulo

Recentemente ficou famoso entre as crianças, pois foi cenário da série infantil Buuu – Um chamado para a aventura (do canal Gloob). Diversas cenas foram gravadas no parque e nos museus, e certamente uma visita despertará o imaginário dos pequenos!

Brincando no Parque Butantan em São Paulo Brincando no Parque Butantan em São Paulo

Piquenique no Parque do Butantan em São Paulo Brincando no Parque Butantan em São Paulo

 

História

Fundado em 1901 como Instituto Serunterápico do Estado de São Paulo, o Instituto Butantan é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, produzindo mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil. Sua história começou em 1899, com a construção de um laboratório de produção de soro, devido a um surto de peste bubônica. Seu primeiro diretor, Vital Brazil, passou desenvolver pesquisas científicas no local.

Vamos dar uma voltinha por lá e ver outras coisas que dá para fazer?

Atrações

Museu biológico

Aberto em 1966, é uma das principais atrações e um dos únicos museus do mundo a apresentar uma exposição viva e permanente. São cerca de 90 animais, como serpentes, aranhas, escorpiões, lagartos e anfíbios, recriando seus habitats naturais. Recentemente, ganhou um berçário, onde são expostos os filhotes nascidos no Butantan.​ Pago.

Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo Museu Biológico no Parque Butantan em São Paulo

Museu histórico

Instalado em uma antiga cocheira desde 1981, preserva e divulga da história da ciência e da saúde dentro do instituto. Apresenta uma exposição de objetos dos laboratórios de pesquisa e oferece atividades educativas. Pago.

Museu Histórico no Parque Butantan em São Paulo Museu Histórico no Parque Butantan em São Paulo Museu Histórico no Parque Butantan em São Paulo Museu Histórico no Parque Butantan em São Paulo Museu Histórico no Parque Butantan em São Paulo Museu Histórico no Parque Butantan em São Paulo

Museu de microbiologia

Inaugurado em 2002 tem o objetivo de divulgar a ciência dos micro-organismos, estimulando a curiosidade científica no público em geral. Oferece uma exposição interativa e ações educativas sobre o universo de seres como bactérias, vírus e protozoários. Destaque para uma área com atividades lúdicas para as crianças e uma saleta com bustos e informações sobre os grandes cientistas brasileiros. Pago.

Museu de Microbiologia no Parque Butantan em São Paulo Museu de Microbiologia no Parque Butantan em São Paulo Museu de Microbiologia no Parque Butantan em São Paulo Museu de Microbiologia no Parque Butantan em São Paulo Museu de Microbiologia no Parque Butantan em São Paulo Museu de Microbiologia no Parque Butantan em São Paulo

Museu de rua

Alameda com painéis que mostram a história do instituto e momentos importantes da pesquisa científica. Gratuito.

Museu de Rua no Parque Butantan em São Paulo Museu de Rua no Parque Butantan em São Paulo

Serpentário

Originalmente o espaço era utilizado para extrair os venenos utilizados para a produção de soros, mas passou a ser um pequeno observatório com serpentes (visitação gratuita). Às quintas-feiras (exceto feriados), das 14h30 às 15h30, acontece uma ação educativa chamada “Mão na Cobra”, na qual os monitores estimulam o contato do público com as serpentes e esclarecem dúvidas sobre os animais. A atividade pode ser cancelada em dias chuvosos.

Serpentário no Parque Butantan em São Paulo Serpentário no Parque Butantan em São Paulo Serpentário no Parque Butantan em São Paulo Serpentário no Parque Butantan em São Paulo

Macacário

Abriga macacos da espécie Rhesus, conhecidos por ter o fator Rh do sangue identificado. Os primeiros habitantes viram da Índia em 1929 para a realização de pesquisas para o desenvolvimento da vacina contra a febre amarela. Há poucos exemplares no Brasil e estes são os únicos que podem ser vistos pelo público. Não é permitida a entrada, mas é possível avistar os animais da área externa.

Praça Vital Brazil

Conta com mosaicos que representam animais como aranhas, serpentes e escorpiões. Essas obras foram desenvolvidas por visitantes e funcionários do Butantan, sob a coordenação da artista Cláudia Sperb.​

Praça Vital Brazil no Parque Butantan em São Paulo Praça Vital Brazil no Parque Butantan em São Paulo

Observatório de Aves

Oportunidade de conhecer a história e as características das cerca de cerca de 120 espécies que já foram avistadas no parque. Os encontros duram cerca de uma hora e meia e são gratuitos. Ocorrem mensalmente e as vagas são limitadas, com inscrição feita no dia (chegue com pelo menos trinta minutos antes para garantir o lugar). Informação pelo e-mail: observatoriodeaves@butantan.gov.br

Biblioteca

Fica no lindo prédio central (de 1914) e abriga um acervo de mais de 10 mil títulos entre teses, dissertações e obras raras.

Biblioteca no Parque Butantan em São Paulo

Edificações

Além do prédio central, há outros de grande valor cultural e histórico que valem a pena dar uma olhadinha por fora. Entre eles o da diretoria, o Lemos Monteiro (de 1919) e o prédio novo (que na verdade é da década de 1930).

Prédios interessantes no Parque Butantan em São Paulo Prédios interessantes no Parque Butantan em São Paulo Prédios interessantes no Parque Butantan em São Paulo Prédios interessantes no Parque Butantan em São Paulo

Hospital Vital Brasil

Oferece tratamento gratuito para pessoas picadas por animais peçonhentos e funciona 24 horas por dia.

Hospital Vital Brazil no Parque Butantan em São Paulo

Informações

Instituto Butantan

Entrada do Parque Butantan em São Paulo

Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500 – Butantã (zona oeste de São Paulo).

Tel: (11) 2627-9300.

Como chegar: Ir de carro é uma boa pedida. O estacionamento é gratuito e em geral há muitas vagas disponíveis.

Estacionamento no Parque Butantan em São Paulo

Mas é tranquilo chegar em transporte público. O parque fica a cerca de 800 metros da estação Butantã (Linha 4-Amarela) e há várias linhas municipais de ônibus que passam pela Avenida Vital Brasil.

Estrutura: Oferece uma pequena lanchonete e sanitários.

Lanchonete no Parque Butantan em São Paulo

Horário: O parque abre todos os dias, das 7h às 17h, com entrada gratuita.

Visitação aos museus: É paga e o ingresso dá acesso a todos eles no mesmo dia. Funcionam das 9h às 16h45, de terça-feira a domingo (inclusive feriados).

Preços dos Ingressos: (pagamento apenas em dinheiro – preços em fevereiro/2016)

Adultos: R$ 6,00. Crianças de 8 a 12 anos e estudantes: R$ 2,50. Crianças até 7 anos e pessoas acima de 60 anos: gratuito

Bilheteria no Parque Butantan em São Paulo

Preço dos ingressos d Parque Butantan em São Paulo

 

11 Comentários

    • O Butantan é uma jóia escondida! tem muito paulistano que não sabe os encantos que esse parque esconde!!
      Quando vier dê um alô e podemos fazer um piquenique juntos por lá e colocar a criançada pra brincar!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!