10 lugares legais para comer em São Paulo

48
35286
Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Estamos participando de mais uma Blogagem Coletiva, promovida por um grupo de blogueiros de viagem brasileiros e o tema é “minha cidade”. Então hoje vou apresentar para vocês 10 lugares legais para comer em São Paulo.

Sampa é a terra da orgia gastronômica, aqui tem opção para todos os bolsos, gostos e estilos. Nessa nossa listagem vamos mostrar os lugares que sempre vamos… Não são os mais famosos ou disputados, mas sempre nos dão vontade de voltar. Alguns já com certo renome, outros simplórios de tudo…

Quer sair do roteiro indicado para os turistas e conhecer lugares frequentados por “gente como a gente”? Então vem com a gente!

 

1 – Montechiaro

Há cantinas espalhadas por toda a cidade, mas a concentração está no bairro do Bexiga, com forte tradição italiana. Lá estão muitas famosas e concorridas, mas a Montechiaro é a “oficial” da família. Descobrimos a casa há mais de quinze anos e sempre estamos por lá. Já tentamos várias outras, mas não adianta, esta conquistou nosso coração! Ou seria a barriga?

Cantina Montechiaro São Paulo

O ambiente é simples e aconchegante (esqueça aquela imagem de cantina ao som da tarantella), os garçons atenciosos e a comida simplesmente divina! Já foi mais barata, mas ainda assim tem um preço bem convidativo. Os pratos são fartos, servem bem duas ou três pessoas. O couvert caprichado. Bons vinhos. Um daqueles lugares que você se sente em casa.

Cantina Montechiaro São Paulo

Cantina Montechiaro São Paulo Cantina Montechiaro São Paulo Cantina Montechiaro São Paulo

Alguns de nossos pratos favoritos são o Talharim Verde a la Montechiaro (molho bem tomatudo com mussarela de búfala, tomate seco e manjericão fresco) e o Rondeli di Parma a la Romanesca (molho branco, champignon, presunto e ervilha). A sardela é maravilhosa, acompanhada de pão italiano, torradinha de alho e brusquetas. Sem falar do antepasto de berinjela… Quem quiser sair das tradicionais massas pode se aventurar pela perna de cabrito com batatas e brócolis.

Montechiaro

Rua Santo Antonio, 844 – Tel: (11) 3259-2727

 

2 – Chi Fu

No bairro oriental da Liberdade há um restaurante chinês que já virou lenda. Uns amam, outros odeiam… Poucos ficam no meio termo ou neutros. Apesar da recente reforma e muitas melhorias, o Chi Fu ainda mantém muitas das características originais: atendimento ruinzinho (atendentes mal falam o português e são todos bem secos no trato com os clientes) e aparência meio “sujinha”. Mas aí você vai e não vê a hora de voltar. Então se pergunta: por quê? Simples… A comida é maravilhosa (e farta) e o preço inacreditavelmente baixo. Vicia! Do tipo fecha os olhos, respira fundo e vai!

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Fica até difícil dizer o que é melhor no extenso ( e as vezes indecifrável) cardápio, mas o que nunca abrimos mão é do macarrão com frutos do mar, arroz shop suey, berinjela com carne, lombo agridoce e shimeji com carne… Para variar pedimos também nirá com lula, camarões ou rolinho primavera. Resultado: tanta comida que dificilmente não trazemos bentô (marmitinha) para casa.

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Não se espante se a determinada altura eles “despejarem” um pratão de melancia na sua mesa. É o jeitinho peculiar deles indicarem que já deu – tá na hora de você pagar e desocupar a mesa!

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Algumas dicas importantes:

  • Aventure-se, vá de mente aberta.. faça vistas grossas pra cara amarrada dos atendentes
  • É concorrido. Prepare-se para filas. ao chegar não marque bobeiras e vá direto pro balcão dentro do restaurante e fale pro atendente quantas pessoas tem no seu grupo (indique também  dedos que é mais garantido). ele te dará uma senha.
  • Leve dinheiro ou cheque. Não aceitam cartões de espécie alguma.
  • No banheiro não tem sabonete. Acredite se quiser o detergente é sim um mimo deles pra você lavar suas mãozinhas!

Restaurante Chi Fu Liberdade São Paulo

Chi fu

Praça Carlos Gomes, 168 – Tel: (11) 3112-1698

 

3 – Cachoeira Tropical

Restaurante Cachoeira Paulista São Paulo

Uma ótima opção de vegetariano. Ambiente simples, precinho camarada e boa variedade de pratos. É no sistema self service com preço fixo por pessoa. Come-se à vontade no buffet de pratos frios e quentes que conta com sopas e até pizza! Inclui ainda sobremesas diversas (algumas diet), frutas e duas opções de suco. Pena que só abre no almoço…

Restaurante Cachoeira Paulista São Paulo Restaurante Cachoeira Paulista São Paulo Restaurante Cachoeira Paulista São Paulo

Cachoeira Tropical

Rua João Cachoeira 275 – Tel: (11) 3167-5211

 

4 – Frutaria Paulista

Frutaria Paulista São Paulo Frutaria Paulista São Paulo

Um lugar superlegal para um lanchinho, bem perto da Avenida Paulista. Em geral vamos comer o açaí, um dos melhores que já provamos. Também curtimos o creme de cupuaçu… Frequentemente está cheio, mas o ambiente é bem agradável mesmo assim. Lanches naturais, frutas e água de coco. Funciona 24 horas e em geral conseguimos estacionar na porta.

Frutaria Paulista São Paulo Frutaria Paulista São Paulo Frutaria Paulista São Paulo

Frutaria Paulista

Rua Minas Gerais, 316 – Tel: (11) 3255-1751

 

5 – Yucatán

Até pode existir melhores restaurantes de comida mexicana na cidade, mas este é nosso queridinho. Ambiente descontraído, preço camarada e comida gostosa. Optamos sempre pelo rodízio, que tem opções bem variadas e vale muito a pena. Totopes com guacamole e outros creminhos, tacos, taquitos, quesadillas, burritos, enchillada, chili…

Restaurante Mexicano Yucatan São Paulo Restaurante Mexicano Yucatan São Paulo Restaurante Mexicano Yucatan São Paulo

Yucatán

Av. Juscelino Kubitschek, 393 – Tel: (11) 3846-3505

 

6 – Toninho e Freitas

Cara de boteco, comida de primeira! Ótima localização e bons preços. Funciona até altas horas e é bem variado. PFs, lanches e porções, mas o grande destaque é Beirute (merece um B maiúsculo mesmo!). É tão grande que serve bem duas pessoas e com fartura. E saboroso. Não é à toa que foi eleito um dos melhores da cidade. A maionese dispensa comentários, simplesmente perfeita. Para acompanhar o suco de coco especial da casa, que leva até sorvete. A banana Split e o milk-shake são ótimos também.

Toninho e Freitas São Paulo Toninho e Freitas São Paulo

Toninho e Freitas

Av. Dr. Arnaldo, 242 – Tel: (11) 3259-4762

 

7 – Sujinho

O nome parece uma piada, mas é isso mesmo! Imagine então o apelido (bar das put@$). Mas não é bem o que parece. O lugar é super limpinho e totalmente família. Restaurante supertradicional, com ótimos pratos que alimentam bem duas ou três pessoas. O preço não dá para acreditar, a gente paga a conta com um sorriso. São clássicos à base de carnes, peixes, massas e saladas. A bisteca é o carro chefe (também é chamado de Bisteca d’Ouro), mas a gente sempre vai de filé mignon à cubana, de longe o melhor que já provamos.

Restaurante Sujinho São Paulo Restaurante Sujinho São Paulo

Há três unidades na Rua da Consolação e uma no centro da cidade. É daqueles lugares onde vamos pelo menos uma vez por mês… Não aceitam cartões de crédito ou débito e funcionam até altas horas.

Sujinho

Rua da Consolação, 2063/2068 e 2078 – Tel: (11) 3231-5207

Av. Ipiranga, 1.058 – Tel: (11) 3229-9986

 

8 – Bolinha

Dispensa apresentações: este é bem famoso por sua feijoada. E é muito boa mesmo! Nas versões tradicional e light, ela é servida à vontade e paga-se por pessoa. Com direito a uma deliciosa batidinha de limão como cortesia. Já foi mais concorrido, mas ainda conserva a tradição. O menu é bem amplo e traz outras opções, mas nunca provamos outra coisa…

Restaurante Bolinha São Paulo Restaurante Bolinha São Paulo Restaurante Bolinha São Paulo Restaurante Bolinha São Paulo Restaurante Bolinha São Paulo Restaurante Bolinha São Paulo Restaurante Bolinha São Paulo

Bolinha

Avenida Cidade Jardim, 53 – Tel: (11) 3061-2010

 

9 – Segredos de Minas e O Mineiro

A comida mineira é uma de nossas favoritas e neste sentido os paulistanos estão bem servidos… Ficamos até em dúvida sobre qual indicar, realmente temos vários favoritos. Optamos pelo que chamo de trilogia da Avenida Paulista. São três restaurantes muito próximos da avenida, com mesmos cardápios e preços. Dois deles levam o nome de Segredos de Minas e um terceiro é O Mineiro. Todos com ótima localização, ambientes charmosos e descontraídos. A comida é farta, deliciosa e variada. Os pratos servem bem três ou até quatro pessoas, mas há opções individuais que são tão bem servidas às vezes podem até ser compartilhadas. Também oferecem porções e petiscos. Horário amplo de funcionamento, mas varia em cada unidade.

Restaurante Segredo de Minas São Paulo Restaurante Segredo de Minas São Paulo Restaurante Segredo de Minas São Paulo Restaurante Segredo de Minas São Paulo

E já que vai estar ali pela região que tal aproveitar para fazer um passeio pela mais paulista das avenidas?

Segredos de Minas

Rua Bela Cintra, 919 – Tel: (11) 3214-5315

Rua Haddock Lobo, 187 – Tel: (11) 3214-3592

O Mineiro

Rua Matias Aires, 74 – Tel: (11) 3171-1179

 

10 – Hakka Sushi

Os rodízios de comida japonesa estão se proliferando pela cidade e há de tudo: dos baratinhos de qualidade duvidosa aos tão caros e refinados que não dá nem para passar na porta. Descobrimos uma ótima opção no meio termo, que não custa os olhos da cara e oferece comida de primeira. E o melhor: pertinho da Avenida Paulista, quer localização melhor?

Restaurante Hakka Sushi São Paulo Restaurante Hakka Sushi São Paulo

Estamos frequentando há pouco tempo, nossa primeira ida foi em julho de 2015. Mas estamos indo sempre, às vezes mais que uma vez no mês. Sempre bem atendidos e a comida muito boa. O festival inclui várias entradas, sushis, sashimis, temakis. O legal é que foge do lugar comum e oferece umas coisinhas diferentes. Buffet de sobremesa incluso. Há opções a la carte também.

Restaurante Hakka Sushi São Paulo Restaurante Hakka Sushi São Paulo Restaurante Hakka Sushi São Paulo Restaurante Hakka Sushi São Paulo Restaurante Hakka Sushi São Paulo Restaurante Hakka Sushi São Paulo

Hakka Sushi

Al. Ministro Rocha Azevedo, 239 – Tel: 3266-5393 (há outras quatro unidades)

 

 

Selo da Blogagem Coletiva Minha Cidade

Conheça os outros blogs que fazem parte desta blogagem coletiva: 

Casal Califórnia – O blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!

O Melhor Mês do Ano – O blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.

Fourtrip: O blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10  famosos pontos turísticos do Rio de janeiro, sem gastar nada!

Destinos por onde andei… – O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!

Viagem de Fuga – Você sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!

Atravessar Fronteiras – Brasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.

A Li na Alemanha – Aachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.

Vou pra Roma –  O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.

Viajando por Aí – Saia do circuito turístico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!

#KariDesbrava – Veja 10 dicas incríveis de lugares para desbravar no Rio de Janeiro!

Colecionando Ímãs – Palácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!

Viviendo en el México Mágico! – 10 coisas pra se fazer em San Luis Potosí – Mex!

Janela para o Mundo – 10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.

Me deixa ser turista – Que tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali?

Turista Fulltime – A maioria dos brasileiros, quando visita a “Terra dos Tamancos”, tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!

A Casa na Mala – Aqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, cidade espanhola que, segundo o diretor de cinema Woody Allen, parece saída de um conto de fadas!

Ligado em Viagem –  Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita ao estado de Baden-Württemberg.

Passeiorama – Dica bem legal para quem mora ou apenas está de passagem por São Paulo! Separamos os 9 parques que mais gostamos na cidade, um pouco de natureza no meio da selva de pedra!

 

48 Comentários

  1. Pois é… lá isso faz parte da experiência! hahaha Vamos lá desde antes da reforma quando era podrão de tudo!!
    Comidinha nota mil!!

    • Pois é… E além de refrescante ainda economizamos na sobremesa, então nem nos importamos muito de estarmos “sendo expulsos” hahaha

    • Exatamente! imagine a dificuldade de listar 10 lugares quando se tem tanto lugar legal pra indicar… tivemos que apelar pra memória afetiva mesmo!

    • Acho que tirando saudade da família e amigos, a saudade da comidinha brasileira é o que mais aperta quando se vive fora, né?

    • São paulo tem tanta opção que ao mesmo tempo foi fácil e super dificil montar esta lista. Com tanta opção fica dificil escolher o que entra… Acho que no futuro lançarei um top 50 lugares… rsrsrs

    • São Paulo é assim mesmo! A gente quando pensa que conhece a cidade acaba encontrando mais uma centenas de lugares que a gente nem imaginava que existia. AMO São Paulo e seria muito mais feliz aqui se tivesse segurança e se não fosse tão dificil construir um futuro sólido aqui no Brasil.

  2. Tem que ter um alerta antes do post , pra , se vc estiver de dieta não ver as fotos!!! rs Tem coisa melhor que comer gente? Não né? E quando estiver num verdadeiro restaurante mexicano , super te indico pesquisar por pozole , frijoles charros, ou, chiles en nogada. Vai ser difícil achar porque no Brasil 100% dos restaurantes mex são texmex. Saludos!

    • Pois é menina! Os cardápios dos mexicanos aqui em são paulo são TODOS Texmex mesmo… Bem que eu queria experimentar uma delícias diferentes, mas acho que só mesmo indo aí na fonte!

    • Melissa, eu já tive o prazer de conferir umas comidinhas por aí e realmente é muiiito diferente. Até o guacamole! O México também é um paraíso gastronômico…

    • Karilayn, essa coisa de preço é mesmo engraçada. A gente sempre procura “comidinha honesta”, ou seja, restaurantes bons e com preços condizentes. Tem muito lugar que custa o olho da cara e não justifica a facada no bolso. Sim é possível comer bem sem gastar muito. E às vezes fazemos umas extravagâncias, mas perfeitamente plausíveis… Mas o “raio gourmetizador” tá forte por aqui, viu?

  3. Então avise quando vier pra esses lados que te levaremos nesses e em outros lugares bem legais… Legal que depois a gente economiza táxi pq vai dar pra voltar rolando…hahaha

  4. Ai que post delicioso!! Sou de SP tb e só conheço 2 restaurantes da sua lista, e é por isso que amo essa cidade cheia de boas opções!!
    Mas confesso que a feijoada do Bolinha não me conquistou tanto, tenho a minha preferida num restaurante beeeeem menor rsrs
    Bjooo

    • Então dá a dica aí Aline! Não vai ser sacrifício conferir, hahaha… Sempre é bom novas opções. E o Bolinha é meio carinho… Mas geralmente vamos na promoção “Clube do Bolinha” (à noite, se vai o casal, a mulher não paga!)

    • Nós amamos comida mineira… Tá no sangue da família! E Sampa tem ótimas opções, nossa lista é bem grande… Conhecemos outros apaixonantes… Temos até um autêntico Dona Lucinha! Perdição, viu?

    • Vale a pena conhecer! tem pra todos os gostos: As mais barulhentas com muita Tarantella, as românticas com música ao vivo, as econômicas, as caras… Mas as massas são sempre nham nham!! Deliciosas!!

  5. Nossa… tudo muito bom, muito farto… muito tentador! São paulo tem disso, né?! Acha-se de tudo e mais um pouco… Gostei muito das dicas! Como adoro comida japonesa, começaria pelo Hakka…rs… não nego minhas raízes! Mas o Sujinho eu bem que queria conferir! Adoro aquilo “que parece mas não é”… Post gostoso de ler e de pôr em prática…

    • Pois é… imagine a tentação morar numa cidade com tantas opções… Aliás neste Carnaval é bem provável que eu revisite alguns lugares dessa lista…
      E haja caminhada depois!!

    • Pois é Itamar… Sampa é mesmo uma farra gastronômica! Sair para comer é pura diversão… E a melancia é sim um “vaza” no clássico estilo chinês, hahaha…

Comments are closed.