Blogagem Coletiva: 10 passeios bate e volta pra quem está em São Paulo curtir o feriadão

- Atualizado em: 25 de julho de 2016
19
35050
Horto florestal em são Paulo

Hoje o Família Viagem está participando de uma Blogagem Coletiva com vários outros blogs amigos com dicas de destino “bate e volta” para ajudar quem não se programou neste feriado de finados.

Escolhemos passeios pela capital paulista ou pra cidades próximas, que permitem ir e voltar no mesmo dia e todas as sugestões são family-friendly.

 

1 – Jardim Zoológico de São Paulo

O Jardim Zoológico de São Paulo é uma excelente opção de passeio em família – bastante área verde, uma grande variedade de animais, área para piquenique e com uma pegada educativa.

Zoologico de São Paulo

Zoologico de São Paulo

Quem for com criança vai encontrar ruas largas, acessíveis para uso de carrinho de bebê, fraldários, ambulatório de emergência. O ponto fraco é a alimentação, que se resume a salgadinhos, lanches e sorvetes. Eu recomendo tirar proveito das áreas de piquenique e levar comidinha de casa.

Zoologico de São Paulo

Zoologico de São Paulo

Vizinho ao Jardim Zoológico existe o Zoo Safári, um parque irmão, onde o visitante percorre uma trilha dentro de seu veículo e a maioria dos animais ficam soltos ao longo da trilha. Normalmente nós vamos logo pela manhã ao Zoo Safari com nosso carro (a visita não demora mais que uma hora e meia) e na sequência deixamos o veículo no estacionamento do Zoológico e passamos o restante do dia visitando o Jardim Zoológico. Pra quem preferir, existe um serviço de van (pago a parte), que saindo de dentro do Zoológico, leva os visitantes num tour bate e volta ao Zoo Safari.

Já publicamos aqui no blog sobre a gente Passeando pelo Zoológico de São Paulo

Mais informações: Jardim Zoológico de São PauloZoo Safari

 

2 – Templo Budista Zu Lai

Bem pertinho de São Paulo, na vizinha Cotia, existe um recanto de tranquilidade e harmonia que é uma verdadeira jóia escondida. O Templo Budista Zu Lai é aberto para visitantes em geral e uma excelente opção de passeio para casais e famílias.

Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo

 

Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo

Cercado de muita área verde e com jardins bem cuidados, o Templo conta com um refeitório que serve, nos finais de semana e feriados, comida vegetariana com uma pegada chinesa. O preço da refeição é bastante acessível e a comida, no estilo bem caseiro, é muito saborosa. O Templo tem ainda uma cafeteria, que vende salgados e doces e deliciosos pães artesanais, que podem ser consumidos ali mesmo ou levados pra casa. Ao lado do refeitório existe um pequeno playground para a criançada.

Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo

Um dos destaques são os alegres saguis que ficam nas árvores e no jardim no entorno da cafeteria. Muito sapecas, eles logo tratam de cercar o visitante desavisado que ousar tentar lanchar nas mesinhas externas.

Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo Templo budista Zu Lai em Cotia São Paulo

Atenção: O Templo não funciona às segundas (inclusive feriados).

Mais informações: Templo Budista Zu Lai

 

3 – Horto Florestal

O Parque Estadual Albert Löefgren, conhecido como Horto Florestal, fica na zona norte da cidade de São Paulo. Tem várias espécies exóticas da nossa fauna como pau-brasil, carvalho nacional, pau ferro e jatobá. Tem também muitos animais: macaco prego, garça, e diversas capivaras que ficam se banhando de sol à beira do lago.

Horto florestal em são Paulo Horto florestal em são Paulo Horto florestal em são Paulo Horto florestal em são Paulo

O Horto conta com área de piquenique com mesinhas, playground, pista de cooper, equipamentos de ginástica, bicas de água potável. ali está também o marco do Trópico de Capricórnio, que passa pelo parque.

Horto florestal em são Paulo Horto florestal em são Paulo Horto florestal em são Paulo Horto florestal em são Paulo

Saiba mais: Horto Florestal de São Paulo

 

4 – Núcleo Pedra Grande

O Parque Estadual da Cantareira é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo e é dividido em quatro núcleos de visitação, que ficam distantes e são independentes entre si. O Núcleo Pedra Grande fica a cerca de 10 km do centro de São Paulo, em plena Mata Atlântica,  e tem diversas trilhas para os visitantes:

  • Trilha do Mirante da Pedra Grande (trilha fácil) – proporciona uma vista panorâmica de São Paulo
  • Trilha das Figueiras (média dificuldade)- destaca-se pelas grandes exemplares de figueiras
  • Trilha da Bica (média dificuldade) – conta com uma bica de água e um maior contato com a fauna e flora
  • Trilha do Bugio (fácil) – observação de macacos bugios

Nucleo da Pedra Grande no Parque estadual da Cantareira em São Paulo Nucleo da Pedra Grande no Parque estadual da Cantareira em São Paulo Nucleo da Pedra Grande no Parque estadual da Cantareira em São Paulo

Não há lanchonete, mas é permitido entrada de alimentos e pode-se fazer piquenique. Banheiros na entrada do parque e também nas trilhas. Não permite acesso de carros e não tem estacionamento, mas é fácil estacionar no entorno. Entrada paga.

Saiba mais: Parque Estadual da Cantareira

 

5 – Núcleo do Engordador

Outro núcleo do Parque Estadual da Cantareira é o Núcleo do Engordador, que fica a cerca de 22 kms do Centro de São Paulo. Apesar de ambos ficarem no mesmo parque, são bastante distantes um do outro e com acessos distintos. Pela distância, não dá pra visitar os dois no mesmo dia.

Nucleo do Engordador no Parque estadual da Cantareira em São Paulo

Nucleo do Engordador no Parque estadual da Cantareira em São Paulo Nucleo do Engordador no Parque estadual da Cantareira em São Paulo

Logo na entrada do Núcleo do Engordador tem a Ducha do Guarú e o Recanto das Águas, que são áreas de fácil acesso e onde é permitido entrar na água. Neste núcleo se encontram a Represa do Engordador e a Casa da Bomba, que é tombada pelo patrimônio histórico.  Tem também diversas trilhas:

  • Trilha da Cachoeira (média dificuldade) – encontram-se cachoeiras, córregos, flora exuberante e canos do antigo sistema de abastecimento da cidade
  • Trilha do Macuco (trilha fácil) – margeia o córrego do Curupira e também passa entre os canos que faziam parte do antigo sistema de abastecimento
  • Trilha da Mountain Bike (média dificuldade) – possui obstáculos naturais e flora exuberante, também pode ser percorrida a pé

Nucleo do Engordador no Parque estadual da Cantareira em São Paulo Nucleo do Engordador no Parque estadual da Cantareira em São Paulo Nucleo do Engordador no Parque estadual da Cantareira em São Paulo

Não tem lanchonete, mas é permitido entrada de alimentos e fazer piquenique. conta com um pequeno Centro de Visitantes com banheiro. Permite o acesso de veículos e conta com estacionamento pago. Cobra entrada.

Saiba mais: Parque Estadual da Cantareira

 

6 – Itú

Esta agradável cidade a cerca de 100 kms da capital paulista, tem a fama de ser a “capital dos exageros”, título que herdou graças a um personagem de um antigo programa humorístico. E Itú abraçou esta fama, instalando ícones pela cidade: um telefone público imenso, um sinaleiro gigante e no comércio de suvenires os objetos e lembrancinhas de tamanho desproporcionalmente grande são motivo de muita diversão entre os turistas. A cidade instalou até mesmo a Praça dos Exageros, com uma justa homenagem a simplício, o humorista que trouxe fama nacional à cidade.

Itu São Paulo Itu São Paulo

Os encantos de Itú, entretanto vão muito além dos divertidos exageros. A cidade tem diversas construções de relevância histórica e barroca, no seu centro histórico, que remete ao tempo em que a cidade ficou conhecida como “Berço da República”. Outro atrativo é o Parque do Varvito, que é um importante monumento geológico. O varvito é um tipo de rocha sedimentar, formada por uma sucessão de lâminas, cada uma formada no intervalo de um ano. O parque abriga a mais significativa exposição de varvito da América do Sul, por conter amostras que datam de 280 milhões de anos atrás. Outros atrativos do parque são a Gruta da Lágrima do Tempo, os bosques, cascatas e o lago.

A Sp-312, também conhecida como Rodovia dos Romeiros, no trecho entre Itú e Cabreúva, é margeada por uma reserva da Mata Atlântica e por isso foi nomeada a primeira Estrada Parque do Brasil, devido a seus encantos naturais. E é justamente na Estrada Parque que se encontra a Fazenda do Chocolate, uma fazenda cujas construções remetem ao tempo do Brasil colônia, e que hoje é local da produção de deliciosos chocolates artesanais e doces típicos da cozinha caipira. Na Fazenda do Chocolate existem diversos animais pra alegria da criançada: pavões, patos, poneis, cabritos, peixes entre outros. Procure chegar cedo e comprar a ração vendida ali e deixe a criançada alimentar os animais. É diversão garantida. aproveite para comprar chocolates e doces pra levar pra casa.

Itu São Paulo Itu São Paulo Itu São Paulo

Além das delícias da Fazenda do Chocolate, Itú é famosa pelo filé à parmegiana, seu ícone gastronômico. O que leva a maior fama, tanto no sabor quanto no tamanho é o servido no Bar do Alemão, onde a porção individual serve bem duas pessoas e a porção tgrande serve até cinco pessoas. Diversos restaurantes da cidade também incorporaram o avantajado prato aos seus cardápios.

Por fim, não deixe de visitar os antiquários que se encontram por toda a área central da cidade. Neles é possível garimpar itens antigos, objetos de decoração, luminárias e muitos vitrais.

Saiba mais: Site oficial do turismo de Itú – Fazenda do Chocolate – Bar do Alemão

 

7  – Parque Butantan

Um dos parque mais legais de São Paulo na nossa opinião. O Parque Butantan tem uma imensa área verde, abriga o macacário e o serpentário do Instituto Butantan e três museus: Museu Biológico do Instituto Butantan, Museu Histórico do Instituto ButantanMuseu de Microbiologia do Instituto Butantan. O acesso aos museus é pago, mas o preço é bem acessível e um ingresso serve pros três museus. Crianças ate 7 anos não pagam. Os museus fecham às segundas (inclusive no feriado).

Parque do butantan em são Paulo Parque do butantan em são Paulo Parque do butantan em são Paulo Parque do butantan em são Paulo Parque do butantan em são Paulo

Pra quem vai de carro, o estacionamento é gratuito e para quem optar pelo transporte público, o parque fica bem perto da estação butantã (linha 4 – amarela) do metrô.

Saiba mais: Instituto Butantan

 

8 – Zooparque Itatiba

Localizado na cidade de Itatiba, a cerca de 90 kms da capital paulista, o Zooparque Itatiba tem 500 mil m² de área verde e grande parte está inserida em um fragmento de Mata Atlântica. Abriga cerca de 1.000 animais de mais de 180 espécies diferentes entre nativas e exóticas e dezenas ameaçadas de extinção. Essas espécies estão distribuídas em quatro classes: mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O parque conta com um restaurante e duas lanchonetes.

Zooparque Itatiba Zooparque Itatiba Zooparque Itatiba Zooparque Itatiba

Saiba mais: Zooparque Itatiba

 

9- Jardim Botânico de São Paulo

O Jardim Botânico de São Paulo, um reduto de tranquilidade. Aqui a pedida é contemplar e aproveitar a natureza. Bicicletas, skates, pipas, patins, etc… não entram. Parque ideal para um piquenique em família.

Jardim Botânico de São Paulo Jardim Botânico de São Paulo Jardim Botânico de São Paulo Jardim Botânico de São Paulo

Tem uma área de 360 mil m² de mata atlântica e abriga 380 espécies vegetais e diversos animais nativos como a preguiça, tucanos e bugios. Algumas das atrações são:

  • Alameda Fernando Costa – uma passarela suspensa de onde se pode observar a beleza natural
  • Estufas – abrigam espécies nativas da Mata Atlântica
  • Lago das Ninféias – abriga diversas plantas aquáticas, incluindo as que dão nome ao lago
  • Jardim dos Sentidos – espaço onde o visitante pode exercitar seus sentidos, cheirando e tocando as plantas aromáticas ali existentes
  • Trilha da Nascente – que conduz a uma das nascentes do histórico riacho do Ipiranga

Jardim Botânico de São Paulo Jardim Botânico de São Paulo

Saiba mais: Jardim Botânico de São Paulo

 

10 – Kidzania

A Kidzania é um parque totalmente voltado para as crianças com uma proposta bem interessante: as crianças podem brincar de trabalhar, ganhando um pagamento por cada tarefa desempenhada e depois utilizar esse dinheiro para pagar por atividades de lazer ou produtos dentro do parque, criando assim uma estrutura que possibilita ao mesmo tempo diversão e educação sobre responsabilidades, planejamento financeiro e trabalho em equipe.

Kidzania São Paulo Kidzania São Paulo

Com dezenas de atrações, o parque opera em dois modelos: os pais podem acompanhar as crianças no parque (mas não podem participar de nenhuma atividade e nem entrar nos espaços dedicados às atividades. Ou, se preferir os pais podem deixar a criança maior de 8 anos sozinha no parque, mediante o cadastramento de um responsável maior de idade que será único responsável pela retirada da criança na saída do parque.

Kidzania São Paulo Kidzania São Paulo Kidzania São Paulo

Fizemos um post bem detalhado sobre o dia em que Visitamos a KidZania em São Paulo com as crianças! Saiba mais sobre o parque.

Saiba mais: Kidzania

 

Não é porque você não se programou pra viajar neste feriadão que precisa ficar em casa colado no sofá. Tem muitos passeios bacanas aqui na cidade ou em cidades vizinhas num bate e volta. Então vamos lá aproveitar este feriadão?

Ah.. e não esqueça de deixar aqui embaixo nos comentários o que achou das nossas sugestões e conte pra gente como você aproveitou o seu feriado de Finados.

 

Banner blogagem coletiva passeio bate e volta no feriado são Paulo Familia Viagem

Confira outros blogs que estão participando desta Blogagem Coletiva:

Fourtrip – Rio de Janeiro – Arraial do Cabo: Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo

Me deixa ser turista – São Paulo – Santos: Passeio de bondinho sem ficar pelado em Santos

Ligado em Viagem – São Paulo – São Paulo – Praça da Luz, Mercadão e Praça da Sé

Atravessar Fronteiras – Paraíba – Território Macuxi – passe um dia de índio em meio à natureza paraibana

Pequeno Grande Mundo – De Manaus a Iranduba – Amazonas: Praia de Açutuba e Cachoeira do Castanho, em Iranduba, Amazonas

Vou pra Roma – Roma/Itália – Bate e Volta Roma a Orvieto

Destinos por onde andei – Minas Gerais – Ouro Preto: Bate-e-Volta no feriado que vem chegando

Desempilhados – Colômbia – Bate e volta de Medellín à Guatapé, Colombia: subir 700 degraus com crianças

De Petrolina para o Mundo – Dunas de Casa Nova (BA) – Dunas de Casa Nova, um Mar no Sertão!

Comendo Chucrute e SalsichaLapa no Paraná, bate e volta desde Curitiba

D&D Mundo Afora – Várias cidades – 10 passeios bate e volta para curtir no feriado

Viagens da Mochilinha GaúchaBrasil, França e Portugal em bate-voltas: ops, não exatamente entre eles!

Freitas para o Mundo – Rio de Janeiro (RJ) – Viagem bate-volta: o que não fazemos por uma cerveja

Destino Mundo Afora – Santa Catarina – Várias cidades: Bate e volta pelas praias de Santa Catarina

Vida de Viajete  – Rio de Janeiro – 10 destinos bate volta no Rio de Janeiro

Olhar de Viajante – Pirenópolis – Bate-e-volta em Pirenópolis

 

19 Comentários

    • Vá sim Tati, porque é um lugar que transmite uma calma incrível! Ali eu não sinto o tempo passar. Independente de crenças ou religião é um lugar que faz a gente se sentir bem.

  1. Oi Simone! Amei, amei seu post. Já fiz alguns passeios desses em Sampa e outros não. Estou indo passar o feriado aí e vou tentar fazer algo da lista. Pena que dessa vez minha filha não quis vir comigo. Aí fico meio sem saber onde ir… Kkkk
    Bjs!

  2. Venha sim! e me avise quando estiver por aqui que a gente pode programar um piquenique pras familias se conhecerem e colocar a criançada pra brincar junto! abs

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!