Blogagem Coletiva: Descobrindo o Brasil com crianças

18
1537
Passeio com crianças no Jardim Botânico de São Paulo

Estamos participando de mais uma blogagem coletiva (iniciativa onde diversos blogueiros postam suas visões sobre um mesmo tema). Já participamos anteriormente de blogagens coletivas sobre: Nossas 5 melhores viagens em família  e Foto Jacú – você ainda vai ter uma!.

Com a alta do dólar americano e a incerteza do panorama econômico atual, muitas famílias tiveram que cancelar seus planos de viagens para o exterior e justamente por isso a nossa blogagem pretende incentivar que as famílias continuem viajando e para isso vamos apresentar um novo leque de destinos aqui mesmo no Brasil, com o tema desta nossa blogagem coletiva: Descobrindo o Brasil com crianças.

Descobrindo o Brasil com Crianças

 

Confesso que não foi fácil escolher os cinco destinos selecionados. Ao contrário da maioria dos blogueiros participantes que tinham tantos destinos que não sabiam quais escolher, no meu caso aconteceu exatamente o inverso: eu pouco viajei com minhas filhas pelo Brasil.

Dentre as viagens que fizemos eu destaco cinco destinos que nos presentearam com muitos bons momentos em família:

1 – Beach Park Resort (Aquiraz-CE)

Este é o primeiro lugar que pensamos em viajar quando nossas férias são focadas aqui no Brasil. Já fomos cinco vezes pra lá e com certeza repetiremos algumas vezes mais. Sempre ficamos hospedados no Beach Park Suítes Resort, um dos hotéis que compõe o complexo do Beach Park Resort.

Beach Park em fortaleza com crianças by Família Viagem

O Beach Park Suítes Resort tem suítes com quarto, sala, mini cozinha e banheiro. Acomoda até 4 pessoas (duas em cama de casal e duas em sofá cama). Sair do quarto e dar de cara com a piscina e logo alguns passo à frente a belíssima praia de Porto das Dunas! Não quero outra vida!

Beach Park em fortaleza com crianças by Família Viagem

O hotel fica ao lado do parque aquático Beach Park que dá nome ao complexo e na minha opinião o melhor parque aquático que já fui. Considero ele superior até mesmo aos parques aquáticos de Orlando. Gosto das atrações, acho que acomoda todo o tpo de público. Tem desde atrações bem radicais até um delicioso “rio da preguiça”. Com atrações pra crianças de todas as idades não tem como não curtir muito uma visita ao parque. Uma das vantagens de se ficar hospedado num dos hotéis do complexo é poder optar por estadias que incluam acesso ilimitado ao parque (durante a estadia e de acordo com o calendário de funcionamento). Em alguns dias da semana os monitores do Kids Club levam as crianças ao parque uma hora antes da abertura pro público, e os pais se quiserem podem acompanhar.

beach-park-em-fortaleza-com-criança (2) beach-park-em-fortaleza-com-criança (3) beach-park-em-fortaleza-com-criança (4) beach-park-em-fortaleza-com-criança (5) beach-park-em-fortaleza-com-criança (11)

Outro grande trunfo do resort são os seus funcionários… ô lugar pra ter gente de bem com a vida! AMO! Sempre fomos muito em recepcionados e tratados durante nossas estadias. No segundo dia já nos sentimos em casa e alí é bem do jeitinho que a gente gosta: sem muita frescura e pompa. Sobra simpatia e dois dedos de prosa.

Beach Park em fortaleza com crianças by Família Viagem Beach Park em fortaleza com crianças by Família Viagem

2 – Curitiba (PR)

Curitiba é uma cidade que acabei conhecendo meio que por acaso. Fomos convidados para um encontro de amigos num grupo da internet e no final de semana que passamos por lá, eu e meu marido já partimos com uma decisão tomada: voltaríamos assim que possível com nossas filhas pra explorar a cidade. E assim fizemos. Passamos um carnaval por lá e foi um destino perfeito pra nós que queríamos fugir do ziriguidum.

Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem

Ficamos  hospedados no Bristol Centro Cívico (e já publicamos aqui no blog um review da nossa estadia). Preferimos alugar um carro pra ter mais liberdade (leia mais sobre nossa experiência aqui), mas pra quem quiser dispensar o carro, a cidade oferece um bom sistema de ônibus e conta ainda com um ônibus turístico que circula pelos principais pontos da cidade.

Mais: Conheça a pizzaria em Curitiba, onde as crianças podem fazer a própria pizza

Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem

Nossos passeios preferidos foram o Jardim Botânico, o Bosque do Alemão, que tem a trilha de João e Maria e a Casa da Bruxa, e o Parque Tanguá, onde se tem a mais bela vista do por do sol da cidade.

Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem

Leia: Jardim Botânico de Curitiba com crianças

Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem

Aproveitamos ainda para fazer o passeio de trem para Morretes. Este é um passeio que vale muito a pena e dá pra ser feito no esquema bate e volta. O trem parte de manhã de Curitiba e vai descendo a serra com paisagens de tirar o fôlego. Fizemos a viagem no vagão camarote e achamos muito legal o serviço de bordo e o conforto extra. Em Morretes almoçamos no Restaurante Madalozo, onde saboreamos o barreado, prato típico da região e fizemos um passeio a pé pela cidade e comprinhas na feirinha no centrinho. Preferimos a opção de voltar a Curitiba numa van alugada, por ser mais rápido que fazer o trajeto de trem. Fomos pela Estrada da Graciosa que também nos presenteou com paisagens lindas. Eu acho que vale mais a pena subir de ônibus ou van fretada pois o retorno de trem pode ficar cansativo para as crianças, já que é mais demorado que por ônibus  e por ser no final do dia não dá pras curtir tanto a paisagem (que na verdade é a mesmíssima da ida).

Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem Atrações em Curitiba para crianças by Família Viagem

3 – Itú (SP)

Esta simpática cidadezinha no interior de São Paulo é conhecida como a Capital dos Exageros, graças ao emblemático personagem Simplício, que na década de 60, no programa “A Praça da Alegria” exaltava a cidade onde “tudo é grande”. As crianças (e também os adultos) se divertem bastante com os ícones gigantes no centro da cidade: o telefone público incrivelmente alto, o semáforo gigante, as lojinhas que vendem todo tipo de lembrancinhas prá lá de exageradas. Uma visita à Praça dos Exageros também diverte bastante.

Atrações em Itú para crianças by Família Viagem Atrações em Itú para crianças by Família Viagem Atrações em Itú para crianças by Família Viagem

A cidade é conhecida como o berço da República e abriga sobrados e casarões que formam um belo conjunto histórico e arquitetônico. A região no entorno da Praça da Independência é uma volta ao passado. A cidade abriga o Museu Republicano “Convenção de Itú”, com visitação gratuita.

Para as crianças, um passeio que arada bastante é uma visita à Fazenda do Chocolate. Com trilhas para caminhada, animais da fazenda, poneis, playground e claro, o chocolate fabricado ali mesmo, tem tudo para agradar os pequenos.

Para as crianças, um passeio que arada bastante é uma visita à Fazenda do Chocolate. Com trilhas para caminhada, animais da fazenda, poneis, playground e claro, o chocolate fabricado ali mesmo, tem tudo para agradar os pequenos. Para as crianças, um passeio que arada bastante é uma visita à Fazenda do Chocolate. Com trilhas para caminhada, animais da fazenda, poneis, playground e claro, o chocolate fabricado ali mesmo, tem tudo para agradar os pequenos. Para as crianças, um passeio que arada bastante é uma visita à Fazenda do Chocolate. Com trilhas para caminhada, animais da fazenda, poneis, playground e claro, o chocolate fabricado ali mesmo, tem tudo para agradar os pequenos. Para as crianças, um passeio que arada bastante é uma visita à Fazenda do Chocolate. Com trilhas para caminhada, animais da fazenda, poneis, playground e claro, o chocolate fabricado ali mesmo, tem tudo para agradar os pequenos.

O Parque do Varvito é um importante monumento geológico. O varvito é um tipo de rocha sedimentar, formada por uma sucessão de lâminas, cada uma formada no intervalo de um ano. O parque abriga a mais significativa exposição de varvito da América do Sul, por conter amostras que datam de 280 milhões de anos atrás.

4 – Olímpia (SP)

O parque aquático Thermas dos Laranjais, é a principal atração turística dessa pequena cidade. O parque conta com 216 metros quadrados e mais de 50 atrações entre toboáguas, piscinas, pista de surfe e parque infantil. Não levei máquina ao parque, então não tenho fotos, mas da varanda do meu quarto de hotel dava pra ver os toboáguas mais altos lá no fundo.

Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais

 

A cidade oferece muitas opções de hospedagem que vão desde pousadas até resorts e hotéis-fazenda.

Nós ficamos hospedados no Thermas de Olímpia Resort e gostamos das acomodações e do hotel. As meninas se divertiram muito na imensa piscina aquecida.

Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais

Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais Conheça o Thermas de olimpia Resort e o parque aquático Thermas do Laranjais

A cidade ostenta o título de “Capital do Folclore” e uma de suas festas mais importantes é o Festival Nacional de Folclore, que acontece anualmente. A cidade abriga ainda o Museu de História e  “Folclore Maria Olímpia”.

5 – São Paulo (SP)

Aqui é a minha casa, mas nem por isso deixa de figurar na minha lista de destinos favoritos, afinal, se eu não fosse apaixonada por esta cidade não moraria aqui, não é?

A Selva de Pedra tem sim seus encantos. E são muitos!

Vamos começar pelos parques? Ibirapuera, Villa Lobos, da Aclimação, do Povo, Trianon, da Água Branca, Horto Florestal… A cidade tem dezenas de parques espalhados por seus bairros. Muita área verde e criança precisa de pouco pra se divertir… Basta um gramadão pra ela correr, um escorregador, uma voltinha de bicicleta, um piquenique com os pais e tá feito um dia perfeito. Praia de paulista são os parques, então pode partir com a criançada pra um dos nossos parques que a diversão é certa!

Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças

Minha dica? O Parque do Butantan, com 80 hectares de muita área verde. Abriga o famoso Instituto Butantan, que mantém um serpentário e reptiliário abertos a visitação. Ali também estão o Museu Histórico e o Museu de Microbiologia. As crianças que acompanharam a mini série infantil Buuu – Um chamado para a aventura, do canal Gloob vão adorar, já que diversas cenas foram gravadas ali mesmo no parque e nos museus. Outro ponto positivo? O estacionamento é gratuito.

Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças parque-butantan-sao-paulo-passeio-crianças (18) Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças Parque Butantan em São Paulo, uma opção de passeio com crianças

Outro lugar incrível pra quem quer curtir a natureza é o Jardim Botânico de São Paulo, um reduto de tranquilidade. Aqui a pedida é contemplar e aproveitar a natureza. Bicicletas, skates, pipas, patins, etc… não entram. Parque ideal para um piquenique em família. O parque abriga uma nascente do histórico Riacho do Ipiranga, que pode ser visitada em uma de suas trilhas.

Passeio com crianças no Jardim Botânico de São Paulo Passeio com crianças no Jardim Botânico de São Paulo Passeio com crianças no Jardim Botânico de São Paulo Passeio com crianças no Jardim Botânico de São Paulo Passeio com crianças no Jardim Botânico de São Paulo

Pra quem curte programas mais culturais, São Paulo também é uma excelente pedida: são centenas de salas de cinema e teatros, espaços culturais, bibliotecas e museus.  O Catavento Cultural e Educacional é um dos museus mais visitados da capital paulista e tem instalações sobre ciência e tecnologia, divididas em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade.

Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo Passeio com crianças no Catavento Cultural em São Paulo

O Museu da Língua Portuguesa usa tecnologia de ponta e recursos interativos para aproximar os visitantes do idioma português e promover a valorização da Língua Portuguesa. O Museu do Futebol, instalado em três andares do estádio do Pacaembú, busca de maneira lúdica e interativa, mostrar a paixão nacional pelo esporte, abordando três aspectos: emoção, história e diversão.

Museu-do-Futebol-Familia-Viagem Museu-do-Futebol-Familia-Viagem

Já fizemos um post aqui no blog contando sobre outros dois dos nossos endereços preferidos pra ir com as crianças: MASP e o Centro Cultural Banco do Brasil.

Leia: Nosso roteiro para um passeio à pé pela Avenida Paulista

Mais passeios pra curtir com a criançada em Sampa: Kidzania – um guia completo e Zoológico de São Paulo com crianças.

Passeio no zoológico de São Paulo com crianças

 

blogagem-coletiva-descobrindo-brail-crianças-familia-viagem

Quem está participando desta blogagem coletiva:

1. Trilhas e Cantos: Serra da Canastra, São Miguel do Gostoso, Rota Ecológica, Serra Catarinense e Litoral Norte de SP

2. E aí, Férias!: Beach Park, Portobello Resort & Safari, Vassouras Eco Resort, Sul de Minas

3. Rodando pelo Ceará: Trilha Ecológica em Icapuí, Museu Brinquedim, Piscinas Naturais em Guajiru, Guaramiranga e Engenhoca Ecoparque

4. Malas e Panelas: Arraial d’Ajuda, Florianópolis, Cambará do Sul, Cruzeiro na costa brasileira e Gramado/Canela

5. Felipe, o pequeno viajante: Gramado e Canela, Litoral da Bahia, Fernando de Noronha, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro

6. Viajando com Palavras: Gramado, Paraty, Praia dos Carneiros, Cabo Frio, Belém

7. Viajando em familia: Fortaleza, Caldas Novas, Foz do Iguaçu, Beto Carreiro e Salvador

8. Viagens que Sonhamos: Gramado e Canela, Santa Catarina com Beto Carrero, litoral norte de Alagoas, Praia do Forte e Porto de Galinhas

9. Viajo Com Filhos: Taipu de Fora, Bonito, Bombinhas, Pipa, Amazônia

10. Malas & malinhas: Morro de Sao Paulo, Chapada Diamantina, Cidades Históricas de Minas Gerais, Fortaleza e Foz do Iguaçu

11. Cantinho de Ná: Salvador, Praia de Forte, Fortaleza, Tibau do Sul e Pipa.

12. Carregando Malinhas: Gramado e Canela, Ilha Grande, Lumiar/Mury/São Pedro da Serra,  Arraial do Cabo e Vitória e Vila Velha.

13 – Viajante em Tempo Integral: São Paulo, Rio de Janeiro, Gramado, Florianópolis, Natal

14 –  Viagem Simplesmente: Bonito, Genipabú, Maceió, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçú.

15 – Os Caminhantes: Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros, Passa Quatro, Nobres e Pq. Estadual Intervales

16- Viajar hei: Gramado e Canela, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Porto Seguro, Chapada dos Veadeiros

17- Passeiorama: Rio, Piauí, Curitiba, Maragogi, João Pessoa

18- Baianos no Polo Norte: Salvador, Praia do Forte, Mangue Seco, Península de Maraú e Boipeba

19 – Mezzo Mondo: Fernando de Noronha, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul

20 – Vida de Viajete: Mangue Seco, Campos do Jordão, Aracaju, Foz do Iguaçu, Gramado

21- Dicas da Rege: Florianópolis, Gramado, Balneário Camboriú

22 – Para a Disney e Além: Teresópolis, Alfenas, Itupeva, Penedo, São Paulo

23. Dias viajando por aí: Conservatória, Campos do Jordão, Serra Gaúcha, São Miguel do Gostoso e Galinhos

24. Ir, Ver e Viver o Mundo: Pelotas, Lages e Serra Catarinense, Florianópolis, Morretes e Ilha do Mel

25. Diario de Viagem: Governador Celso Ramos, Mariscal, Beto Carreiro, São Paulo e Foz do Iguaçu

26. Família Viagem: Beach Park Resort (Aquiraz/CE), Curitiba (PR), Itú (SP), Olímpia (SP) e São Paulo (SP)

27 – Desempilhados: Roteiro em São Paulo

28 – Viajando de Carro: Missões do RS, Foz do Iguaçu/PR, Recife/PE e Minas do Camaquã/RS

 

18 Comentários

  1. Oi Simone,
    Adorei seus destinos…
    Realmente, apesar de sermos paulistanos também, acabei não colocando no post, mas São Paulo por si só é uma viagem por ela mesma… e por mais que a gente ande por aqui não visitou todos os lugares que a cidade oferece.
    Adoro Curitiba também. Itu é tão pertinho e tem tantas atrações, gostamos muito também.
    Falta todo o Nordeste (com exceção da Bahia, a Chapada Diamantina) para conhecermos…
    Beijos!
    Marcia

  2. Estamos só esperando nosso guri “se tornar”mais corajoso para conhecer o Beach Park!!
    Deve ser uma diversão só visitar o parque em família!!!

    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    • Fran,
      Pode ir sem medo porque tem muita diversão pra todos os perfis… sou super medrosa e me diverti muito, mesmo sem ir em todos os brinquedos! O maridão que é radical curtiu de montão! A Mamis amou ficar lagartixando na piscina de correnteza… E as meninas amaram as quatro áreas infantis. Se você for em baixa temporada nos dias de semana então… Pega o parque quase sem filas, com possibilidade de repetir várias vezes os brinquedos. Sem filas fica bem fácil revezar e enquanto um vai no mais radical o outro fica com os filhos e depois troca. Bjs!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!