Kennedy Space Center, muito além da corrida espacial.

20
2198

Esqueça a ideia de que o Kennedy Space Center é um lugar exclusivo para os fãs da corrida espacial. O complexo turístico oferece muitas atrações interessantes para adultos e crianças de qualquer idade, até mesmo para aqueles com pouco (ou nenhum) conhecimento sobre astronautas, foguetes e planetas.

gerais (1)

Localizado a apenas 72 quilômetros da cidade de Orlando, o Kennedy Space Center Visitor Complex é bastante popular e vem ganhando espaço como alternativa para quem busca um espaço temático diferente, com uma abordagem histórica e uma proposta educativa.

Dos primeiros passos do programa espacial norte-americano aos atuais projetos da Nasa, tudo pode ser vivenciado neste local que une espaços abertos, museus e atrações interativas, apoiados por uma infraestrutura organizada e opções de alimentação e compras.

DCIM100GOPRO

gerais (5) gerais (14)

O Kennedy Space Center é também um santuário ecológico. É o lar de mais de 500 espécies animais (muitas em risco de extinção) como peixes-boi, crocodilos, águias, borboletas e tartarugas marinhas.

A visita consome facilmente um dia e requer até mesmo um repeteco para os entusiastas das histórias e projetos espaciais. Aqui um breve resumo das principais atrações disponíveis.

Space Shuttle Atlantis: Área mais nova do complexo, inaugurada em julho de 2013. É o lar do ônibus espacial Atlantis, abrigada em um imenso pavilhão que oferece ainda exposições, atividades interativas e simuladores, proporcionando uma viagem pelas três décadas da história destes veículos, que foram ao espaço entre os anos de 1981 a 2011.

atlantis (1) atlantis (5) atlantis (7)-001 atlantis (19)

Shuttle Launch Experience: Simulador em que o visitante pode vivenciar o lançamento de um ônibus espacial e uma viagem em órbita ao redor da Terra. Altura mínima de 1,12m (44’) para participar. Fica dentro do pavilhão da Space Shuttle Atlantis.

atlantis (37)-001

Early Space Exploration: É um interessante museu com exposição permanente de relíquias do início da exploração espacial, destacando os projetos Mercury e Gemini.

early (1) early (11) early (15) early (20) early (23)

Rocket Garden: Um grande “jardim” a céu aberto onde estão alguns foguetes e cápsulas dos projetos Mercury, Gemini e Apollo. Garante ótimas fotos e é possível entrar nas réplicas das cápsulas.

rocket (2) rocket (4) rocket (7) rocket (8) rocket (11) rocket (12)

Cinemas IMAX: São duas salas. A programação atual conta com as produções “Journey to Space” (sobre os projetos da Nasa para o futuro) e “Hubble 3D” (sobre o telescópio Hubble), com narração dos atores Patrick Stewart e Leonardo DiCaprio (respectivamente). Cada filme dura cerca de 45 minutos.

Crédito: KSC - Divulgação
Crédito: KSC – Divulgação

Junior Astronaut Play Dome: Muita diversão neste playground temático, em que as crianças podem se sentir pequenos astronautas.

Crédito: KSC - Divulgação
Crédito: KSC – Divulgação

Astronaut Encounter: Local em que são realizados encontros de cerca de meia hora com um astronauta convidado. Oportunidade para fazer perguntas e tirar fotos.

Crédito: KSC - Divulgação
Crédito: KSC – Divulgação

Robot Scouts: Os robôs ganham vida e proporcionam uma aventura voltada para as crianças, mas que atrai também os adultos.

Robot (1) Robot (3) Robot (5) Robot (7)

Space Mirror Memorial: Um belo monumento em granito negro em homenagem aos astronautas mortos em acidentes em treinamentos e nas missões Apollo 1 , Columbia e Challenger.

memorial (1) memorial (2) memorial (3)

Journey to Mars – Explorers Wanted: Espaço interativo e atrações multimídia focadas no futuro da exploração espacial, enfatizando não apenas a tecnologia, mas também as pessoas que tornaram tudo isso possível.

Exploration_Space_Explorers_Wanted_Orion_Heatshield_display_low

KSC Tour: Incluso no ingresso regular, o passeio é feito em ônibus com ar condicionado e com guia especializado a bordo. Parte a cada 15 minutos, percorrendo diversas áreas do complexo. Faz uma parada no Apollo/Saturn V Center, onde é possível desembarcar para fazer uma visita autoguiada, com tempo de permanência livre.

Regular tour (1) Regular tour (5) Regular tour (10) Regular tour (12) Regular tour (13) Regular tour (16) Regular tour (17)

Apollo/Saturn V Center: O pavilhão é um show à parte, um verdadeiro museu das missões espaciais. Podem ser vistos o gigantesco foguete Saturn V, roupas e equipamentos dos astronautas e muitas outras relíquias do projeto Apollo. É lá que o visitante terá a oportunidade única de tocar em uma pedra da Lua. Também há duas atrações especiais, uma que simula o momento do lançamento na sala de controle e uma encenação da chegada do homem à Lua.

Apollo_saturn (1)-001 Apollo_saturn (3)-001 Apollo_saturn (5)-001 Apollo_saturn (7)-001 Apollo_saturn (8)-001 Apollo_saturn (17)-001 Apollo_saturn (20)-001 Apollo_saturn (28)-001 Apollo_saturn (30)-001 Apollo_saturn (33)-001 Apollo_saturn (40)-001 Apollo_saturn (42)-001

U.S. Astronaut Hall of Fame: [UPDATE: este espaço encerrou as suas atividades em nov/2015]

Fica a poucos quilômetros do complexo central e tem o maior acervo de relíquias relacionadas aos astronautas de todas as épocas, desde os “heróis” das missões Mercury, Gemini e Apollo aos mais recentes da era dos ônibus espaciais. Há ainda várias atrações interativas. E o melhor: o acesso a esse museu está incluso no ingresso regular e pode ser feito no mesmo dia da visita ao Kennedy Space Center ou até sete dias depois. Abre diariamente, em horários variáveis dependendo da época do ano.

hall (1) hall (3) hall (5) hall (6) hall (13) hall (15) hall (16) hall (20) hall (22) hall (27)

Kennedy Space Center Visitor Complex

Ingresso: O ingresso regular para o Kennedy Space Center custa US$ 50 (adultos) e US$ 40 (crianças de 3 a 11 anos), mais taxas.

Dá direito às atrações do Complexo de Visitantes, ao KSC Tour e ao US Astronaut Hall of  Fame.

Horários: Abre diariamente às 9h e fecha em horários variáveis dependendo da época do ano. (consulte o site oficial)

20 Comentários

    • Vá mesmo Guilherme, um lugar fantástico. E faça o tour de ônibus que poderá ver essa área verde e até mesmo flagrar uns bichinhos pela janela… Passeio inesquecível!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!