Conheça o MASP: Orgulho de São Paulo e um dos mais importantes museus de arte do mundo

18
2390

No meio da Avenida Paulista, uma das mais famosas da cidade de São Paulo, um edifício chama a atenção por sua beleza singular e importância histórica. É a icônica sede do Museu de Arte de São Paulo, o MASP.

1_abre (1)

O prédio é considerado moderno e ousado para a época em que foi projetado. Obra da arquiteta Lina Bo Bardi, levou 12 anos entre projeto e execução. Para atender a exigência de preservar a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira, o espaço foi erguido sobre quatro colunas que formam um vão livre de 74 metros.

2_vão (3) 2_vão (1) 2_vão (2) 2_vão (4) 2_vão (5)

Assim nasceu um dos cartões-postais da cidade. Inaugurado em 1968, contou até com a presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra na festa. O acervo é maravilhoso! Reúne pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, desenhos, peças de arqueologia, tapeçaria e outros itens de arte decorativa, uma coleção que engloba arte diversas épocas e lugares do mundo.

3_grupo B (2) 3_grupo B (4)

Veja aqui imagens de parte do acervo (clique em qualquer imagem para abrir a galeria):

Acho um passeio muito legal na cidade, não apenas para os turistas, mas pela própria população local, que em grande parte desconhece o lugar. E não deveria ser assim, já que sua localização é estratégica e de fácil acesso. Sem contar que tem até entrada gratuita às terças-feiras!

Minha última visita é recente, fui em dezembro de 2014 para levar minha filha pela primeira vez! É adequado para crianças pequenas? Sim, mas com ressalvas. Como todo museu do gênero, muita coisa não desperta o interesse e se não for uma visita bem planejada pode se tornar cansativa para os pequenos. Então a dica é respeitar o ritmo e percepção deles, tornar a visita algo solto… A nossa experiência foi positiva.

1_abre (2) 4_grupo C (1) 4_grupo C (2) 4_grupo C (3) 4_grupo C (4)

Alguns fatos interessantes:

  • As colunas só foram pintadas de vermelho em 1990.
  • A convite do Museu d`Orsay de Paris, o MASP integra o “Clube dos 19”, do qual participam apenas os museus que possuem os acervos de arte europeia mais representativos do século XIX, como o próprio d´Orsay, o Metropolitan Museum de Nova York, o Art Institute of Chicago, o Museum of Fine Arts de Boston, o Van Gogh Museum de Amsterdã, a Kunstaus de Zurique, o Hermitage de St. Petersburg, a Galleria Nazionale d´Arte Moderna de Roma e a National Gallery de Londres.
  • Em 1982 o prédio foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) e em 2003 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
  • Além de museu, o prédio do MASP abriga um centro cultural que promove espetáculos de dança, música e teatro, palestras e debates e cursos, entre outras atividades.
  • Fundado em 1947, o MASP foi idealizado pelo empresário e jornalista Assis Chateaubriand e pelo critico de arte e jornalista Pietro Maria Bardi.
  • A princípio foi instalado no centro da cidade, no edifício Guilherme Guinle, na Rua Sete de Abril, 230 (prédio dos Diários Associados, império de comunicação Chateaubriand formado por jornais, emissoras de rádio, estações de televisão, editora e a revista O Cruzeiro).
  • Conta com uma loja, um restaurante e um café.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Endereço: Av. Paulista, 1.578

Como chegar:

Carro –  o museu tem convênio com o estacionamento Car Park (Alameda Casa Branca, 41), que oferece desconto aos visitantes. Recomendo checar no site do museu a validade do convênio antes da sua visita.

Metrô – o museu fica ao lado da estação Trianon-Masp (linha verde)

Telefone: (11) 3251-5644

Horários:

Terça, quarta e de sexta a domingo – das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)

Quinta-feira – das 10h às 20h (bilheteria até 19h30).

Ingressos: R$ 25,00.Entrada gratuita para menores de 10 anos.

Estudantes, professores e maiores de 60 anos de idade pagam R$ 12,00 (meia-entrada).

Entrada gratuita ao público em geral às terças-feiras (dia todo) e às quintas-feiras (após 17h)

 

 Acompanhe as nossas dicas, viagens e passeios também pelo:

FACEBOOK  |  INSTAGRAM  |  TWITTER  | GOOGLE +  |  YOU TUBE

18 Comentários

    • Ah que pena! Tente nos visitar com mais tempo! São Paulo tem atrações muito legais, e o MASP é incrível! Obrigatório pra quem curte museus e passeios culturais!

  1. Sou super rata de museu, adoro, conheço grandes museus, e ……NÃO conheço o Masp. Super vergonha, mas nunca fui a SP para turistear, sempre fui pra obrigações e nunca me sobrou tempo.
    Deve ser muito interessante mesmo!

    • Sim! Venha mesmo e traga os pequenos! O museu fica pertinho do Parque Trianon e dá pra dividir o dia entre uma visita ao museu e brincadeiras no parque! Certeza que os pequenos vão se divertir muito!

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!