O carnaval em Barranquilla, na Colômbia

7
1737

O Carnaval de Barranquilla é um dos mais antigos de América Latina. Considerado o segundo mais famoso do mundo, o evento só perde popularidade para a festa brasileira.

Conheci a animada cidade na região caribenha da Colômbia em 2012, exatamente para fazer uma cobertura sobre a época do pré-carnaval. Mais que uma atração turística, a festa é um orgulho nacional, a pura expressão folclórica do país.

A (1) A (2) A (3)

O respeito à tradição e a preservação da cultura são marcantes, exaltando o ritmo da cumbia, o sabor do rum e os famosos personagens com nomes esquisitos para um estrangeiro, como Marimonda, Monocuco, Negrita Puloy, Joselito Carnaval e Garabato.

B (1) B (2) B (3) B (4)
As comemorações começam cerca de um mês antes, com a Leitura do Bando, evento com apresentações de danças e músicas e no qual a Rainha do Carnaval recebe do prefeito as chaves da cidade e se torna uma autoridade, lendo um decreto em que ordena, com muito humor, que o povo aproveite ao máximo o período festivo. Ela é a celebridade mais amada da cidade, causando alvoroço por onde passa. E o Rei Momo (que lá bem magrinho), é uma das figuras mais respeitadas na cultura carnavalesca.

C (1) C (2) C (3) C (4) C (5) C (6) C (7)
Depois os eventos são quase diários, sendo os mais importantes nos fins de semana, contagiando a cidade.

D (1) D (2) D (3) D (4) D (5) D (6) D (7) D (8) D (9)

Casa do Carnaval

O Carnaval de Barranquilla foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Devido à sua importância, em 1992 foi criada a Fundação Carnaval de Barranquilla, uma organização público-privada que trabalha para promover os eventos, fortalecer a imagem desta comemoração popular e que também atua em vários projetos sociais.

Uma de suas principais realizações foi a criação da Casa do Carnaval (em 2002), atual sede da entidade que serve de ponto de encontro para os carnavalescos e amantes da festa durante o ano inteiro. Lá foi inaugurada uma sala interativa dedicada ao tema, que apresenta a festa e sua história por meio de recursos audiovisuais e experiências sensoriais.

E (1) E (2) E (3) E (4) E (5) E (6) E (7) E (8) E (9) E (10) E (11) E (12) E (13) E (14)

Barranquilla tem muito mais a oferecer além do seu belo carnaval.  Se você se interessou pela cidade não deixe de acompanhar o Familia Viagem que em breve faremos um post sobre os outros atrativos da cidade.

Leia também: Presença de Gabriel García Márquez é marcante em Barranquilla

Conheça a FanPage do Familia Viagem no FACEBOOK!

FanPage do Familia Viagem: www.facebook.com/FamiliaViagem

Acompanhe o Família Viagem também pelo INSTAGRAM!

Instagram do Família Viagem: http://instagram.com/familiaviagem

Siga o Família Viagem no TWITTER!

Twitter do Familia Viagem: http://twitter.com/familiaviagem

 

7 Comentários

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!