Como é viajar de trem de Nova York para Washington DC

29
28578
Union Station em Washington, DC

Na nossa primeira viagem a Nova York, decidimos esticar o roteiro e fazer São Paulo – Nova York – Washington DC – Orlando – São Paulo.

Para irmos de Nova York para Washington, cotamos diversas empresas aéreas e também o trem da Amtrak e esta última opção foi a mais barata. Não quisemos ir de carro, porque nem eu e nem meu marido estávamos com muita vontade de dirigir até DC e também porque eu estava curiosa pra saber como era uma viagem de trem nos Estados Unidos.

Union Station em Washington, DC
Union Station em Washington, DC

Comprando os bilhetes

Como sou muito ansiosa, acabei comprando a passagem ainda no Brasil, direto pelo site da Amtrak. Apesar de ser um roteiro com vários trens diários eu fiquei com receio de não ter passagem pro horário que eu queria e também pagar mais caro, caso deixasse pra comprar lá na hora. Comprei duas passagem da linha 137 Northeast Regional, na classe coach (econômica). A Amtrak envia um voucher por email e nesse voucher tem um código de barras pra escanear em um dos totens na estação de partida e emitir o bilhete de embarque.

Pra quem quiser uma base de preço eu paguei US$ 49 cada bilhete (somente ida). Percebi que dependendo do dia/horário tem variação de preço.

Crianças até 2 anos viajam de graça e crianças de 2 a 12 anos pagam 50% do valor do bilhete, desde que acompanhados de um adulto pagante. Ou seja, para que duas crianças tenham direito à isenção ou desconto na tarifa é necessário que estejam acompanhadas de dois adultos pagantes, três crianças = três adultos pagantes… e por aí vai.

Embarque em Nova York – Penn Station

O trem parte da estação Penn Station em Nova York e vai até a Union Station em Washington, DC. A viagem leva 3 horas e 15 minutos. Na Penn Station a Amtrak tem uma sala de espera reservada, com wifi grátis, para uso dos passageiros.

Sala de espera reservada para passageiros Amtrak
Sala de espera reservada para passageiros Amtrak

Aparece no painel da estação as próximas partidas, e ao aparecer o seu trem e plataforma você já está liberado para embarcar. Não tem muito segredo. É só rumar pra plataforma, escolher um vagão e nele acomodar suas bagagens e escolher um assento.

A bordo do trem

Acomodações – vagões e assentos

Não tem lugar marcado na categoria coach. Você escolhe o que preferir.

Pela ilustração do cartão de segurança dá pra ter uma idéia do layout dos vagões
Pela ilustração do cartão de segurança dá pra ter uma idéia do layout dos vagões
Vagão categoria coach
Vagão categoria coach
Poltrona da categoria coach
Poltrona da categoria coach
Cada dupla de assentos da categoria coach tem tomada para eletrônicos
Cada dupla de assentos da categoria coach tem tomada para eletrônicos
Bastante espaço pra usar notebook ou tablet com a mesinha de apoio
Bastante espaço pra usar notebook ou tablet com a mesinha de apoio

Bagagem

O trem que pegamos permitia que a bagagem fosse toda conosco no vagão. Bolsas, mochilas e malas pequenas podem ser acomodadas no porta bagagem que tem sobre o assento. Malas maiores precisam ser acomodadas num dos maleiros que ficam nas pontas dos vagões.

O trem faz paradas ao longo do caminho, e eu, neurótica que sou, a cada vez que o trem parava numa estação eu esticava o olhão pra ver se não estavam levando minha mala embora…

Gente… até parece que isso seria possível! Vocês não tem noção de como estavam pesadas! Nem martelo do Thor pesava tanto!!

Enfim, quem ai for da turma da neura, vale a pena investir num cadeado de bicicleta (aqueles que já vem com uma corrente) pra prender as malas na barra do maleiro.

Maleiro
Maleiro

Conectividade

A bordo tinha wifi liberado e o sinal era muito bom. Fiquei praticamente a viagem toda conectada, sem perda de sinal.

Wifi a bordo
Wifi a bordo

Alimentação

A bordo tem um vagão café-bar com algumas opções de alimentação. Não fui até o vagão. Despachei o marido com a tarefa de voltar com uns comes & bebes e algumas fotos do café-bar, maaaas… Maridón  que nunca decepciona na arte de ser desligadão, voltou com metade da encomenda…

Petiscos pra viagem... A foto do vagão restaurante vou ficar devendo!
Petiscos pra viagem… A foto do café-bar vou ficar devendo!

Mas dá pra ser ter uma idéia das opções pelo cardápio

Menú do café-bar a bordo do trem da Amtrak
Menú do café-bar a bordo do trem da Amtrak
Opções à venda no café-bar
Opções à venda no café-bar

Nossa avaliação

Achei a experiência bastante válida. Pra quem não faz questão de ir de carro e nem de parar em alguma cidade intermediária é uma opção muito boa.

Pra mim foi duplamente vantajosa, já que estava mais barato que ir de avião e eu me lasco de medo de voar…

Navegando na internet, ouvindo músicas no ipod e conversando um pouco, nem senti passar…

AMTRAK

Penn Station: 8 Ave & W 31 St -New York, NY

Union Station: 50 Massachusetts Avenue NE – Washington, DC

29 Comentários

  1. Adorei as dicas. Vou com minhas filhas no final de abril, gostaria de dicas de como fazer para me deslocar em Washington para ir aos principais pontos turísticos, pois não domino o idioma.

    • Oi Cristina, Washington é muito tranquila, já que as grande maioria das atrações está no concentrada no National Mall, o coração da cidade. As atrações do National Mall você pode fazer a pé mesmo, se curtir caminhar. A cidade é bem plana e dá pra caminhar de atração em atração com relativa facilidade. Chegando na estação ou no aeroporto 9ou mesmo no seu hotel) peça um mapa da cidade que indique as estações de metrô. As atrações são TODAS, absolutamente TODAS servidas por uma estação de metrô próxima. O metrô é bem fácil de entender e pode ir tranquila porque Washington é uma das cidades mais faceis que eu já conheci pra você se deslocar. No segundo dia você já está intima ali do miolinho… Sem contar que muitos monumentos e prédios servem como ponto de referência, você consegue ver de longe e é só ir caminhando na direção dele.
      Aconselho você procurar um hotel que fique no National Mall ou próximo a ele ou de alguma estação de metrô. Dai não tem erro.
      Nosso hotel é ótimo para família pois tem opções de quartos pra fampilia, com cozinha completa e é muito bem localizado. em 15 minutinhos de caminhada se está no coração das atrrações. A Casa branca fica a uns 7 minutinhos. Vizinho ilustre!!
      Nosso review do hotel que ficamos: http://www.familiaviagem.com.br/2014/08/21/hotel-em-washington-dc-the-eldon-luxury-suites/

  2. Olá!! Perguntinha… as suas malas que foram no maleiro, isso porquê o seu trem tinha “checked baggage”? Estou procurando opções de trem, mas me parece que todos estão como “No checked baggage” na descrição… Obrigada!!

    • A maioria dos trens é mesmo “no checked baggage”, o que significa que você é responsável por levar sua mala a bordo com você (não tem despacho de malas). As minhas foram nesse esquema mesmo. (no checked). você embarca com as malas e coloca as menores no rack que tem em cima do banco e as maiores tem os maleiros (umas prateleiras de metal) que ficam nas pontas de cada vagão. eu achei super prático não ter que despachar porque o embarque e o desembarque fica bem mais rápido. Vc sai do trem e não tem que ficar esperando devolverem a mala… vc já viajou com ela. quando eu fiz a viagem não teve nenhuma fiscalização de tamanho ou conteúdo das malas, mas durante a viagem passou um segurança com um cão farejador (K-9) que cheirava todo o vagão, inclusive o maleiro – não sei se é praxe, mas achei bem peculiar. Viajamos com malas de tamnho grande e mochilas sem problema algum. Deu pra gente se virar bem sozinhos e conseguimos acomodar tudo a bordo sem dificuldade. Optamos por nos sentarmos num banco mais próximo ao maleiro pra ficar de olho (pq sou neurótica hahaha, mas acho que nem precisa). como não tem lugar marcado você escolhe o vagão e assento que lhe parecer mais adequado (dentro da categoria que vc comprar – economica ou executiva). Fomos de economica e achei bem confortável pra essa viagem.

  3. OLá, Simone !
    Vou fazer este passeio no mês de maio, mas estou em dúvida se compro as passagens antes ou no dia do passei direto na Amtrak. Vc sabe quais são os dias de maior movimento??? será que vale ir na semana ou final de semana???

    Obrigada.

  4. Boa noite, Simone! Primeiramente, parabéns pelas dicas! Sempre achei interessante viajar por conta, mas na primeira ida para o exterior fiquei com receio e fiz um pacote. Eram apenas seis dias divididos entre Londres e Paris, mas haviam dois que eram livres. Conclusão: Aproveitamos mais nesses dois do que em toda a viagem! Serviu para perder o medo, apesar do tempo curto. Mas agora vou com a família (somos 4, e os bebês já são adultos – rs), e serão 30 dias! Deu medo de novo… Não temos o problema de comunicação porque todos sa viram no inglês, mas estou em dúvidas com relação ao deslocamento de Orlando para Washington. Estamos pensando em ir de trem, mas depois de ler o seu post fiquei em dúvida sobre o horário, e vi que tem classe econômica, etc. Vamos dia 2/1/16 para Washington. O que você sugere? Desde já obrigada pela atenção!

    Milena

    • Oi Milena! em primeiro lugar obrigada por visitar o Família Viagem! Desculpe pela demora em responder, mas seu comentário foi pra cx de spams!! Então… meu post conta sobre a viagem de Nova York pra Washington, que é bem tranquila, mas pelo que entendi na sua pergunta você está pensando em fazer de Orlando pra Washington, não é isso? Se for isso mesmo, a coisa muda totalmente de figura, pois é uma viagem bem longa. Dá em média uma 18-20 horas de trem, dependendo da linha que você pegue pela Amtrak. A opção mais rápida seria avião, mas vc precisa verificar o custo e tb o ideal seria que este trecho estivesse bilhetado junto com sua passagem internacional na mesma reserva pra que vc tivesse a franquia de bagagem pois voos domésticos comprados a parte normalmente só incluem bagagem de mão. cada mala despachada é paga a patrte e não custa barato. Tem que por isso na conta. por fim, existe a opção que eu particularmente utilizaria, considerando o numero de pessoas (4) por achar que seria a mais econômica que é ir dirigindo mesmo (claro supondo que fosse só um trecho ida pq ida e volta acho muito cansativo e dai minha opinião muda pra usar o avião mesmo). De carro sairia bem mais barato e a viagem dá umas 13-14 horas indo diretão, com paradas realmente rápidas pra café e banheiro. Uma opção caso tenha só um motorista é pernoitar em alguma cidadezinha no meio do caminho (talvez eu escolhesse alguma na Carolina do Sul). quando eu fiz washington para Orlando eu fui de avião. Seria só ida e estávamos apenas eu e meu marido e tinhamos milhas American airlines, então como a passagem saiu de graça compensou pagar pra despachar as bagagens, pq ficou elas por elas… Se eu estivesse com as filhas teria provavelmente optado pelo carro, pq eu e o marido dirigimos, então poderíamos nos revezar e talvez eu tivesse planejado um roteiro diferente pra não ficar tão puxado, reservando uns 4 dias pra essa viagem entre as duas cidades, prevendo já um desvio rápido pra uma paradinha de dois dias em Atlanta ou Charlotte. Espero ter ajudado e qualquer dúvida estamos por aqui! Bjs!

  5. Ola happy new year! Parabens pelas dicas! O nosso plano eh chegar no aeroporto JFK/NY 6:15 am 23 jan/16, passar pela imigracao ir ate a Penn STation (de algum jeito que nao sei ainda) para pegar o trem para Washington DC-union station no tudo no mesmo dia. Aeroporto foi escolhido pela disponibilidade das milhagens. Nos 6 deviamos comprar os tickets de trem (economica)para DC aqui no brasil com antecedencia ? para qual horario? Vc acha que tem fiscalizacao sobre tamanho de mala? Temos 3 malas grandes de 32 polegadas, um pouco acima do limite de 28 das instrucoes . Obrigado .

    • Oi Lineu, obrigada por prestigiar o nosso blog. Vamos às suas dúvidas:
      – Pra chegar do JFK até a Penn Station você tem a opção de ir de táxi (média 65 dólares), shuttle (media $20 por pessoa) ou pegar o Airtrain até a estação Jamaica e de lá pegar o LIRR ($20 por pessoa) ou o Airtrain + subway ($8,75 por pessoa).
      – Eu preferi comprar o ticket com antecedência para ter mais traqnuilidade, mas no seu caso que chegará no mesmo dia, talvez compense mais comprar por lá porque sempre existe o risco de atrasos e cancelamentos nos vôos, principalmente no inverno, quando o tráfego áereo é mais afetado pelas condições meteorológicas. Se optar comprar antecipadamente, considere uma boa margem de segurança (Eu aconselharia deixar a passagem para após o almoço. Caso vocês cheguem cedo, na estação tem uma sala para espera com cadeiras e wifi liberado. A estação é grande e tem várias lojinhas e opções de lugares pra almoçar.
      – Você já considerou a possibilidade de ir de carro? Uma minivan (Grand Caravan ou Town & Country) comporta 7 passageiros muito bem acomodados e malas. O carro você poderia pegar direto no aeroporto e de lá seguir para Washington DC. Duas vantagens: muito mais barato do que 6 bilhetes de trem e ainda pode aproveitar e passar na cidade da Filadélfia no caminho e conhecer (dá pra conhecer em poucas horas o principal), fazer comprinhas em mercado e lojas e seguir pra DC depois. Só não vale a pena ficar com o carro em DC porque lá estacionamento é caro e tudo ali se faz fácil caminhando ou de onibus/metro. Vcs pegariam o carro e devolveriam no mesmo dia a noite ou na manhã seguinte.
      – Sobre as malas, no trem voces não terão problema porque vocês mesmo embarcam as malas. O que você poderá sim ter problema é com a companhia aérea, pois eles estãso a cada dia mais rigorosos e qualquer mala além da dimensão paga excesso de bagagem e custa caro. Melhor seria se cada um viajasse com no máximo uma mala grande (ou duas médias) e uma mochila. Cuidado também com o peso.

  6. Olá, Simone!
    Muito esclarecedor o seu post. Parabéns.

    Eu, minha esposa e 2 filhos de 9 e 143 anos, já fizemos este trecho Nova Iorque – Washington Dc de carro agora pretendemos ir de trem.
    Vi que Nova Iorque possui outra estação chamada Gran Central Station. Será que também é possível utilzar essa estação ou é melhor utilizar a Penn Station?
    Outra pergunta: Qual a melhor forma de ir do hotel com as malas para a estação? Como vc fez? Seria vantagem ficar em um hotel próximo à estação e ir andando?

    Obrigado!

    • Oi Luiz tudo bem?
      Obrigada por prestigiar o nosso blog!
      A estação Grand Central não tem trens que façam a rota NYC-Washington DC. Os trens que fazem esta rota são da Amtrak e todos saem mesmo na Penn Station.
      Quando fizemos esta viagem nós ficamos no coração da Times Square e optamos por fazer o trajeto até a Penn Station de táxi por vários motivos: estávamos com 4 malas e mais mochilas, estávamos ligeiramente atrasados e estava chovendo MUITO.
      Sobre ficar ou não próximo à Penn Station, vai muito de cada pessoa – eu particularmente não gosto muito da região pra me hospedar. Prefiro da 42 pra cima, mas é mesmo questão de preferência. Acho que por NY ter hotéis de vários perfis e preços, vale mais a pena você optar pelo hotel que melhor te atenda NO GERAL (preço, localização, estrutura pra filhos, etc) e dai se preocupar com o deslocamento até a estação. Falo isso pq de repente vc fica ao lado da Penn Station contando em ir a pé e acontece de cair uma chuva absurda (igual qdo eu fui) e daí vc faz o que? Vai debaixo de chuva com mala e crianças? Pq trajetos muito curtos (digamos 2-3 quarteirões) fica quase impossível conseguir táxi que faça. Se eu fosse hoje em dia e estivesse nessa situação sua eu provavelmente escolheria um hotel que atendesse bem ao meu bolso, e as necessidades da minha família e do meu roteiro e dalí eu faria o trajeto pra Penn Station usando o Uber. Em NY o Uber funciona super bem, é relativamente barato, muito confiável e você pode escolher a opção XL ou SUV que são carros grandes e que com certeza acomodarão bem 4 pessoas e bagagens (como vcs estão indo de trem to presumindo no máximo uma mala por pessoa, masi mala de mão né? – se for assim acho que a SUV é mais que suficiente).
      Claro que se você conseguir um hotel legal e bem próximo da Penn tb vale a pena já que é uma região bem central e dali com certezaq vc tem fácil acesso pra todas as regi~]oes de NY pelo metro.

  7. Olá Simone, tudo bem? Você saberia dizer de quanto em quanto tempo o trem sai de Ny para Washington e de Washington para NY? Outra coisa: soube que há um ônibus na estação de trem em Washington, que sai de lá para fazer um passeio pela cidade. Você tem informações sobre esse passeio de ônibus?

    • Oi Renato.
      O intervalo de trens depende da data em que você pretende viajar. Minha sugestão é que você entre no site da AMTRAK e faça uma simulação de trem nas dats em que deseja e veja os horarios que aparecem ou então entre na página dos timetables (https://www.amtrak.com/train-schedules-timetables) e veja quais linhas te servem e clicando no link abre a grade de horário. Este trecho tem mais de uma linha que serve. Escolhido data e horario, vale a pena checar preços, pois alguns horários e linhas podem ser mais caros que outros, devido à procura ou tipo de assento ofertados.
      Sobre o ônibus, vou ficar te devendo esta informação pois não fiz esse passeio. Dá pra fazer praticamente tudo a pé e não achei necessário usar tour.

  8. 😍amei o post, ajudou bastante na viagem que planejamos, mandei o print para meu noivo ele perguntou se eu havia feito o txt, tudo que vc colocou nele me descreve 😂😂😂

    • Oi Kelly,
      Obrigada por acompanhar o blog!
      Que legal que o post foi útil pra vocês! Quer dizer então que somos “gêmeas de viagem”?
      Então é certeza que você vai curtir bastante a viagem de trem e mais ainda NY e Washington DC! Volte depois pra contar sua experiência e quem sabe nos dar algumas dicas extras?
      Bjs e ótima viagem pra vocÊS!

  9. Oi Simone, vou viajar com minha esposa e minha filha que terá 1 ano. Vou levar um carrinho de bebê. Sabe me dizer se posso e se cabe no trem (local da bagagem de mão ou nas pontas do trem)? Outra coisa, no vagões quiet, que são para silêncio, posso viajar com bebê? Obrigado.

    • Oi Julio,
      Pode levar o carrinho tranquilamente. O que pode acontecer é você ter que dobrar o carrinho durante o embarque e desembarque e caso opte por um horário de pico talvez não consiga deixa-lo aberto durante a viagem. Tem áreas para cadeirantes que também podem ser usadas por quem estiver com carrinho onde tem um espação entre os bancos e dá pra colocar o carrinho aberto nesse vão, caso o trem esteja vazio.
      Sobre o quiet car, eu não vi nada por escrito que não pode levar bebês, mas eu não recomendo MESMO levar bebê pra esse vagão. Te explico: pra nós que somos pais, a gente logo imagina que um dos usos do quiet car seja proporcionar conforto e tranquilidade pros viajantes com bebês, pra quem sabe os pequenos dormirem, certo? Mas é beeem o contrário disso… O quiet car é justamente pra aquele povo chato e implicante que não suporta choro de bebê, risada de criança e nenhum tipo de conversa a bordo. Sério! Você vai ser proibiso de embarcar lá? Não, mas vai enfrentar cara feia e provavelmente alguém se atreva a reclamar da presença do bebê, ainda que esteja um anjo dormindo quietinho. Vão sim fazer cara feia. Cabe a vc analisar se o bebê é mesmo bem tranquilo e vai ficar em silêncio toda a viagem, pq a tolerância é ZERO com barulho. Certeza que alguém vai falar poucas e boas. São intolerantes a esse ponto. Não tive essa experiência, e estou me baseando em histórias que li em sites e foruns gringos onde fui pesquisar isso pra te responder. Se vc lê em ingles, tem por exemplo este aqui – e pelos comentários abaixo do relato dá pra ver o quanto tem gente ignorante qdo o assunto é bebê e choro.: http://www.someecards.com/parenting/moms/amtrak-riding-train-with-1-year-old/
      Eu qdo viajei o meu vagão estava bem vazio, quase ninguém mesmo e tava bem tranquilo, mas como só fiz essa viagem uma vez, não posso te dizer se isso é padrão ou se dei sorte.
      Um abraço e uma ótima viagem!

  10. Oi.
    Quanto tempo você passou em Washington? Estou c passagens ida e volta GRU- NYC, passando 9 dias inteiros lá, mas queria conhecer Washington, 2-3 dias é suficiente?

    • Ficamos 3 dias e achamos pouco. gostamos muito de museus e a cidade tem todo tipo de museu e eles são incríveis, dá fácil pra passar um dia inteiro em alguns deles. Pra quem gosta de museus acho que no mínimo 5 dias é o ideal. Mas pra ver os principais pontos turístios, monumentos e uma passada rápida em um ou dois museus, 3 dias dá pra fazer o básico. O que eu aconselho é programar pra pazer os monumentos também a noite, porque ficam bem bonitos. Meu roteiro foi: Dia 1: MANHÃ: tour pelos monumentos e memoriais, TARDE: Museu de Histórias Americana, Dia 2: MANHÃ/TARDE: Museu Aeroespacial (ficamos muito tempo pq gostamos muito do tema e o museu é incrível, mas pra quem não faz questão de ver tudo dá pra NOITE revisitamos os monumentos e memoriais que mais gostamos. Dia 3: MANHÂ: Jd.Botânico, Tarde: National Art Gallery (mas ficou muuuito corrido e não recomendo), NOITE: Voamos pra Orlando.
      Em Nova york fiquei 7 dias e ainda achei pouco.

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!