Voando São Paulo – Londres pela TAM

0
8717
Voo 8084 GRU-LHR

Em Novembro passado fizemos uma viagem para a Europa e nosso voo de ida foi pela TAM, partindo de São Paulo – Aeroporto de Guarulhos (GRU) para Londres – Aeroporto Heathrow (LHR).

 

TAM - Voo 8084 GRU-LHR, voo noturno e direto.
TAM – Voo 8084 GRU-LHR, voo noturno e direto.

 

Check in: Feito via internet com 24 horas de antecedência. rápido e fácil. Só precisei passar no balcão pra despachar as bagagens, e o atendimento foi bem rapidinho..

Ponto negativo: Tive que imprimir o cartão de embarque porque o formato enviado pro iphone nao foi reconhecido e não pude usar o cartão de embarque mobile (bye bye eco-friendly!)

Preço: O bilhete foi comprado em maio de 2013 e combinada a tarifa amiga com a baixa cotação do dólar à época, conseguimos fechar em R$ 1.848,27 cada bilhete ida e volta (a volta foi emitida Paris-São Paulo, depois conto sobre esse voo em outro post). Precinho final muito bom e que foi decisivo pra eu mudar os planos e ir pra Europa ao invés de voltar a Nova York, como eu estava inicialmente planejando.

Pontualidade: O embarque começou com um atraso de 25 minutos, mas o voo saiu no horário. Chegou em Londres 10 minutos antes do horário previsto e o desembarque foi rápidinho.

Aeronave: Voamos num 777-300, que na minha visão de leiga tava meio usadinho, mas dava pro gasto… Já voei em sucatinhas bem piores por essa companhia. Tinha a configuração de assentos 3-4-3. Estava bem cheio, mas durante o voo vi que algumas pessoas conseguiram até espaço extra pra deitar.

Optamos por pagar o assento conforto (que a TAM chama de Espaço +) e fomos ao lado de uma das saidas e emergência. Como o passageiro que estaria ao nosso lado optou por mudar para outro assento conforto que estava “sem vizinhos”, acabamos ficando com os três assentos só pra nós dois. Pagamos pelos dois assentos conforto R$ 450,88 (somente trecho ida) e acreditem… valeu cada centavo… O espaço extra foi muito bem vindo!!

Espaço +... Muito espaço pras pernocas...
Espaço +… Muito espaço pras pernocas…

 

Refeições: Neste voo foram servidos jantar e café da manhã. Para o jantar havia a opção de frango e carne. O café da manhã foi bem basicão. No geral, foi tudo típica comida de avião. Não mata, mas também não alegra..

Jantar: pão, manteiga, tabule, picadinho de carne e pudim
Jantar: pão, manteiga, tabule, picadinho de carne e pudim
Café da manhã: frutas, pão, manteiga, um sanduiche quente de peito de peru com queijo cremoso. Pra beber opção de sucos e café.
Café da manhã: frutas, pão, manteiga, um sanduiche quente de peito de peru com queijo cremoso. Pra beber opção de sucos e café.

 

Entretenimento a bordo: Sistema de entretenimento individual e muitas opções de filmes. Fiquei agradavelmente surpresa com a quantidade e qualidade dos filmes e séries disponíveis.

Como nem tudo são flores, meu marido teve que trocar o fone 3 vezes porque aqueles fones de ouvido da TAM são uma piada! Pegar um que funciona bem é quase como ganhar na mega sena acumulada. Vi algumas pessoas ao redor reclamando e pedindo troca do fone. E euzinha, viajante descolada que sou, não saio de casa sem o meu fone amigo…

Tripulação: Eficiente e só. Nada muito digno de nota e nenhuma gentileza que alegrasse o dia. Típico “jeito TAM de voar”.

Cabe aqui uma “menção deshonrosa” pro comandante da aeronave, que a qualquer mínimo sinal de turbulência já acendia o aviso de atar cintos e fazia anúncio pelo sistema de som. Na boa? Ok, ele queria ser cauteloso, mas que encheu MUITO o saco diversas vezes ser acordada pelo aviso, ah isso encheu!!

Ok acender o aviso de atar cintos, mas desnecessário ficar falando a cada meia hora… Se é tão importante assim, a tripulação da cabine podia passar discreta e silenciosamente dando uma geral e acordando e alertando apenas os que estavam sem cinto, né? Deixasse o resto de nós mortais (com cinto) cochilar em paz!

Até porque a turbulência nem foi pra tanto…

 

**********************************************************

Já fez essa rota com a TAM? E com outra Companhia Aérea?

Tem algum elogio, reclamação ou dica?

Quer acrescentar alguma informação nova? Dar sua opinião?

Comente e divida a sua experiência!

 

 

 

 

 

Queremos saber o que você achou deste post! Deixe sua opinião, relato, dúvida ou bronca aqui!